CAU/BR

CAU Brasil e FNA debatem Educação nesta segunda, às 18 h, no UIA2021RIO

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil)  e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistgas (FNA) irão debater, nesta segunda-feira (19/07), às 18h, temas relacionados à educação em arquitetura e urbanismo. As entidades, que trazem diferentes conteúdos para a programação do 27º Congresso da UIA2021RIO, propõem duas mesas de debate com os temas “Ensino e Formação: Inclusão, Materialidade, Presencialidade” e “Educação em Arquitetura e Urbanismo: a Profissão e a Sociedade”.

 

Os participantes convidados serão representantes de instituições que compõem o Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU). O conteúdo será veiculado “ao vivo”, aberto para o público em geral,  nos canais do CAU Brasil e da FNA no YouTube e posteriormente ficará disponível na plataforma exclusiva do UIA2021RIO.

 

A primeira parte irá debater os desafios e as necessidades atuais na formação dos novos profissionais em urbanismo e arquitetura, como a inclusão e o ensino à distância. A mesa conta com a participação de Ana Maria Reis de Góes Monteiro (presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA e professora na Unicamp), Valter Luiz Caldana Junior (conselheiro do CAU Brasil e professor da Mackenzie) e de Helena Andrade (diretora geral da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – FeNEA). A mediação será feita por Gogliardo Vieira Maragno (professor da UFSC e coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/SC).

 

“O objetivo desta conversa é fazermos uma reflexão sobre a ampliação da inclusão, as condições imprescindíveis ao ensino de arquitetura e urbanismo, e o das novas tecnologias de informação e comunicação, principalmente no quadro sanitário atual”, ressalta Maragno.

 

A segunda mesa irá abordar a educação continuada e os desafios do mercado de trabalho. No debate irão participar Angelo Arruda (conselheiro consultivo da FNA, professor aposentado e vice-Presidente do IAB/SC), Ana Claudia Cardoso (diretora da Anparq e professora da UFPA) e Maribel Aliaga (professora da UnB e conselheira do IAB/DF). A mediação será feita por Tiago Holzmann da Silva (presidente do CAU/RS). “Das normas de desempenho e BIM, até ATHIS e a construção arquitetônica indígena, a gente tem que formar o profissional para que ele atenda toda a sociedade e a sua dimensão”, destaca Holzmann.

 

Para Angelo Arruda, mais do que ensinar a prática da profissão, as universidades devem orientar os alunos a desenvolverem conhecimentos extraclasse. “O maior desafio é formar um ser social, porque o ser técnico, aquele que sabe todas as possibilidades, este a gente já tem na história”, complementa.

 

Confira agenda gratuita do CAU Brasil no UIA2021RIO

 

Para ter acesso aos demais conteúdos do CAU Brasil e da FNA no UIA2021RIO é necessária a inscrição no 27o Congresso Mundial de Arquitetos em: https://www.uia2021rio.archi.

 

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo