Relações Internacionais

CAU Brasil e Instituto de Arquitetos Britânicos promovem encontro nos Estados Unidos

A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh; a diretora de internacional do RIBA, Azlina Bulmer; a 2ª vice-presidente do CAU Brasil, Patrícia Luz; e o conselheiro do CAU Brasil José Gerardo Fonseca

 

O CAU Brasil segue em sua missão nos Estados Unidos buscando novos mercados para arquitetos e urbanistas brasileiros. Nesta quinta-feira, 23 de junho, a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, e os conselheiros Patrícia Luz (RN), segunda vice-presidente,  e José Gerardo Fonseca (PI) realizaram uma reunião com o Royal Institute of British Architects (RIBA), instituição que regulamenta o exercício da Arquitetura no Reino Unido.

 

Discussão com a arquiteta Azlina Bulmer, diretora de internacional do RIBA, envolveu diversas pautas como mobilidade profissional, novas tecnologias, programas de habitação e formação em sustentabilidade. Dialogando sobre ações em comum entre o CAU Brasil e o RIBA, Nadia e Azlina falaram sobre iniciativas de combate às mudanças climáticas e de promoção de equidade de gênero e diversidade de raça. Ações que estão sendo tomadas por diversos conselhos e ordens de arquitetos pelo mundo.

 

No encontro, Azlina Bulmer comprometeu-se a enviar uma representação do RIBA para o II Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo, que o CAU Brasil organizará em Brasília entre os dias 21 e 23 de julho.

 

Encontro debateu mobilidade profissional entre arquitetos brasileiros e britânicos

 

Em Chicago, onde acontece a Convenção Nacional do AIA (A’22), a presidente do CAU Brasil pôde conhecer a arquiteta Kimberly Dowdell, que acaba de ser eleita a próxima presidente do AIA. Ela assume em 2024 e será a primeira mulher negra a comandar a organização, uma das mais importantes do mundo na área.

 

Ela hoje atua como diretora de marketing do escritório HOK Architects. Um dos destaques da sua atuação na instituição foi o voluntariado, participando de comitês e forças-tarefas que a levaram a receber o prêmio Young Architects em 2020. “Arquitetos animados com a perspectiva inovadora de ter uma nova liderança feminina no AIA”, destacou Nadia Somekh.

 

A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, com a presidente eleita do AIA, Kimberly Dowdell

 

Essas reuniões fazem parte do esforço internacional do CAU Brasil para conseguir novas oportunidades de trabalho para arquitetos e urbanistas brasileiros no mundo. Na quarta-feira, 22 de junho, o CAU Brasil promoveu reuniões com representantes do American Institute of Architects (AIA) e do National Council of Architectural Registration Boards (NCARB). Saiba mais aqui. 

 

Durante toda a semana, os representantes do CAU Brasil vão participar também das atividades do AIA Conference on Architecture 2022 (A’22), que neste ano terá o ex-presidente dos EUA Barack Obama como palestrante principal. Nesse evento acontecerá a entrega da a Medalha Presidencial do AIA e o Título de Membro Honorário para a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, pelos serviços prestados em prol da arquitetura e contribuições ​​para o avanço da profissão.

Saiba mais sobre a homenagem que o AIA concederá a Nadia Somekh

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Relações Internacionais

Nadia Somekh, ex-presidente do CAU/BR, visita sede da União Internacional de Arquitetos em Paris

Relações Internacionais

Acordo Brasil/Alemanha promove regulamentação, mobilidade profissional e sustentabilidade na arquitetura

Mobilidade profissional

Acordo de reciprocidade permite que profissionais de arquitetura trabalhem em Portugal. Conheça as regras

Relações Internacionais

III Fórum Internacional: CAU Brasil assina acordos com Ordens de Arquitetos de Angola e Cabo Verde

Pular para o conteúdo