ARQUITETURA SOCIAL

CAU Brasil inicia articulação para a produção de ATHIS em escala massiva

 

Em reunião por videoconferência realizada nessa terça-feira com o Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flávio Amary, a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh deu início a uma articulação nacional para a produção de ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social) em escala massiva.

 

O próximo passo deverá ser a assinatura de convênio da Secretaria paulista com o CAU/SP, que servirá de base para os demais CAU/UF se articularem com as Secretarias de Habitação de seus respectivos Estados. O objetivo comum é a criação de programas ATHIS que ampliem a implementação da Lei 11.888/2008 em todo país, hoje restrita a ações pontuais. Esta ação pode avançar junto ao Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), do qual o secretário Flávio Amary é o presidente.

 

A presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, participou da reunião, juntamente com a Conselheira Débora Sanches e o assessor da Vice Presidente, Rafael Ambrosio. Pelo CAU/BR, além da presidente Nadia Somekh, participou o assessor especial da Presidência, Antonio Couto Nunes. Pela Secretaria de Estado de Habitação, além do secretário Flávio Amary tomou parte a assessora jurídica Ana Braia.

 

Durante a reunião, a presidente do CAU Brasil expos as ações que a nova gestão está implementando em defesa da ATHIS, e agradeceu o convite feito pelo secretário para a discussão de potenciais ações conjuntas. O convite ocorreu ao se encontrarem presencialmente em gravação do programa Cidade Viva, da jornalista Ana Paula Padrão, da BandNews TV, há poucos dias (o programa irá ao ar em breve).

 

“É intenção desta gestão sensibilizar a população sobre a importância do trabalho do arquiteto e urbanista, especialmente para as áreas mais vulneráveis, em uma perspectiva mais social”, afirmou Nadia Somekh.

 

A presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, reforçou o alinhamento do CAU/SP com a proposta da Secretaria e a disposição em atuar em conjunto, para promover ações efetivas em torno da promoção de ações de melhorias habitacionais no estado.

 

O secretário Flávio Amary ressaltou que, além do papel de regular a profissão, o CAU tem importância fundamental na construção de uma cidade melhor, melhorar a qualidade de vida para as pessoas.  Ele apresentou algumas ações da Secretaria que poderiam ter apoio do CAU em um primeiro momento. Citou, entre outros,  projeto de melhoria habitacional – com recursos no valor aproximado de R$ 50 milhões de reais.

 

Foi proposta uma nova reunião do grupo em duas semanas para alinhamento dos termos do convênio

Uma resposta

  1. Ótima iniciativa esta intervenção por ATHIS é uma necessidade dos núcleos habita cionais precarização.Pois as famílias que possuem não dão contacte pagar mão de obra especializada, muitas vezes constroem sem projeto de arquitetura.Atualmente estas populações não dão conta de comprar o material e também pagar o pedreiro e acabam fazendo sem dominar técnica construtiva. Agora demora muito a conclusão das obras pois não conseguem compra do material e só os fins de semana é que constroem.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo