CAU/UF

CAU/TO realiza ações de fiscalização e de atendimento em Araguaína

Fortalecer sua atuação nas cidades do interior do Estado, principalmente naquelas em que há maior número de arquitetos e urbanistas, é uma das metas do CAU/TO, que através do projeto CAU em Movimento, de 10 a 13 de abril, realiza ações em Araguaína, segunda maior cidade do Tocantins.

 

Na agenda de ações no município está a execução da fiscalização do exercício ético ou ilegal da profissão; encontro com profissionais; coleta de dados biométricos e reunião com representantes do Ministério Público Estadual. Participam do CAU em Movimento o gerente técnico Matozalém Santana e a analista de fiscalização Gabriella Agostini.

 

 

MINISTÉRIO PÚBLICO

Uma das primeiras ações  da equipe em Araguaína foi se reunir com o Promotor do Ministério Público Estadual do Tocantins, Benedicto Neto,  para solicitar apoio no combate ao exercício ilegal da profissão, que vem sendo apontado por arquitetos e urbanistas como uma constante na região.

 

“Informamos que a partir de denúncias e de indícios em nossas fiscalizações, que há a prática de exercício ilegal da arquitetura , principalmente por desenhistas cadistas”, explicou Matozalém Santana.  Conforme o Gerente Técnico, o “Promotor prestou esclarecimentos e solicitou que após a abertura de processos no CAU/TO, sobre os casos identificados, que os mesmos fossem remetidos ao MPE para avaliação dos fatos e possível abertura de processo também no Ministério Público”.

 

A presidente do CAU/TO, Joseísa Furtado, explica que combater o exercício ilegal da Arquitetura e Urbanismo tem sido uma das principais demandas dos profissionais que atuam em Araguaína, o que levou o Conselho a buscar esta parceria com o Ministério Público Estadual.

 

 

ENCONTRO COM PROFISSIONAIS

Um encontro com profissionais encerrará esta edição do CAU em Movimento, na ocasião será realizado um bate-papo sobre o exercício da profissão, as ações desenvolvidas pelo CAU/TO em Araguaína e Coleta de Dados Biométricos. O encontro acontece às 19h, no auditório do Hotel BRII, no Setor Oeste.

 

Na ocasião também será realizada uma palestra sobre “O potencial da Energia Solar na Construção Civil”,  ministrada pelo especialista Fausto da Rosa Lena, da Unitá Soluções Sustentáveis. “Vai ser uma palestra técnica sobre placa solar, no que diz respeito ao que os arquitetos devem se atentar em um projeto arquitetônico para a futura instalação de placas solares. É no sentido de orientar e trazer as informações gerais sobre custos, vantagens e retorno desses equipamentos”, explica Santana.

 

Palestra: O potencial da Energia Solar na Construção Civil

 

Conteúdo: Dados atualizados do potencial de produção e do mercado da Energia Solar no Tocantins, Brasil e Mundo. Novas tecnologias, soluções e suas aplicações no ramo solar. Leis de incentivo e mecanismos financeiros para auxiliar no desenvolvimento da tecnologia (estudo de caso sobe a construção do Palmas Solar).             

      

Palestrante: Fausto da Rosa Lena- Empresário do Ramo de Energia Solar, proprietário da Unità – Soluções Sustentáveis, Professor e coordenador do Curso Energia Solar e Suas Aplicações da Faculdade Católica do Tocantins.

 

Fonte: CAU/TO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Fiscalização

Conferência valida diretrizes estratégicas da fiscalização da Arquitetura e Urbanismo

Fiscalização

CAU/BR realiza I Conferência Trienal de Fiscalização nos dias 27 e 28/03 

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

Fiscalização

Última plenária ampliada apresenta Plano Estratégico de Fiscalização

Pular para o conteúdo