ENTREVISTAS

Podcast: Série CAU entre.vistas fala sobre Inovação e Patrimônio

Já está no ar o segundo episódio do CAU entre.vistas, a série do podcast Mais Arquitetura, lançada pelo CAU Brasil. O tema do programa é  Inovação e Patrimônio. A conselheira do CAU Brasil pelo estado do Ceará e coordenadora da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED), Cláudia Sales, recebe a arquiteta e urbanista Kélvia Maia, que é pesquisadora de Relações Étnico-raciais e Cidade; e Phelipe Paz, historiador e consultor da UNESCO sobre matiz africana.

 

Assista ao teaser:

 

 

Ouça o episódio aqui ou na sua plataforma de audiostreaming favorita (Spotify, Apple Podcasts, Google Podcast e Castbox).

 

CONHEÇA OS CONVIDADOS:

 

Phelipe Paz se formou na Universidade Federal do Piauí, é mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Patrimônio do IPHAN e em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. O título da sua dissertação é “Na Casa de Ajalá: comunidades negras, patrimônio e memória contracolonial no Cais do Valongo – a “Pequena África”). É Doutorando em História pela Unicamp, onde desenvolve pesquisa sobre os sítios patrimônios mundiais e as memórias da escravidão. Foi Consultor da Unesco para assuntos relativos a Patrimônio Imaterial e Povos e Comunidades de Matriz Africana e Chefe da Divisão Técnica do IPHAN no Amapá. Integra a Rede de Historiadoras negras e Historiadores negros e é co-autor do Livro “O Suicídio do Escultor’, que conta a trajetória do escultor afro-piauiense, Sebastião Mendes de Sousa.

 

Kélvia Maia é formada pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Arquitetura da Paisagem pelo Centro Universitário 7 de Setembro – UNI7, Mestre e Doutoranda em Urbanismo pela UFRJ. É Pesquisadora do Laboratório de Direito e Urbanismo – LADU/PROURB desde 2019. Em 2021, concluiu dissertação com o tema “As permanências do invisível: da rua do Meio à igreja de Nossa Senhora do Rosário, artefatos, campo de forças e representação da matriz africana em Icó.”

 

SOBRE O CAU ENTRE.VISTAS

 

“CAU entre.vistas – um novo programa de necessidades” é um projeto desenvolvido pela Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED) no mês do Dia Internacional da Mulher e é realizado pela equipe de Assessoria de Comunicação do CAU Brasil. Em quatro episódios, a série vai trazer arquitetos e profissionais de áreas afins para conversas descontraídas sobre assuntos de relevância para a atuação profissional. A proposta é incluir perspectivas diversas e olhares múltiplos sobre o universo profissional da arquitetura brasileira e a respeito de temas que estão em discussão na sociedade.

O primeiro episódio reuniu o presidente do CAU/PB, Eduardo Nóbrega; a arquiteta e urbanista Stephanie Ribeiro, apresentadora do Decora (GNT); e o designer de interiores  Fábio Marxx, criador da personagem Sheyla Cristina (TikTok), para conversar sobre Arquitetura de Interiores.

Veja o teaser:

 

No próximo programa, as convidadas são mulheres que botam a “Mão na massa”: a engenheira de Controle e Automação Thaís Nobre que fundou a startup “Se Vira, Mulher!” e capacita mulheres para a execução de manutenção e reforma; e a arquiteta Caroline Lima, do Trela Estúdio de arquitetura e Design e do Canal do Youtube “Te Dando Trela”.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ENTREVISTAS

Gabriela Tenorio sonha com o dia das “primeiras mulheres” terem assumido tudo  

ENTREVISTAS

#MulherEspecialCAU: Liza Andrade tem forte atuação na defesa da sustentabilidade dos habitats urbanos e rurais do DF

ENTREVISTAS

Em entrevista ao CAU/BR, Giselle Moll reforça importância do apoio às arquitetas e urbanistas que transformam o país

ENTREVISTAS

Diretora do Museu da Universidade Federal do Pará aponta espaço para mulheres na elaboração de planos urbanísticos

Pular para o conteúdo