CATEGORIA

CAU / MS patrocina Projeto de valorização da Arquitetura Paisagística da ABAP.

abap-2-1

A valorização da Arquitetura Paisagística vem sendo pensada desde o início do ano pelo Colegiado Permanente de Entidades Estaduais dos Arquitetos e Urbanistas – CEAU /MS.

 

Com abordagem ampla, o projeto pretende promover a discussão e apoiar o profissional Arquiteto Paisagista no desafio de intervenções no ambiente construído, reunindo conceitos, práticas e conhecimentos das mais variadas disciplinas, relacionando arte às questões ambientais e urbanas.

 

O projeto tem como finalidade promover a valorização da Arquitetura Paisagística, tanto por sua importância quanto pelo papel do profissional devidamente habilitado e registrado, para planejar e executar intervenções nos ambientes construídos, atividade essa regulamentada como atribuição exclusiva do Arquiteto e Urbanista Paisagista. A programação trará a Campo Grande, além da campanha de valorização, ações que envolvem tanto os profissionais como a comunidade.

 

O projeto prevê também duas palestras, com nomes nacionais, sobre Arquitetura da Paisagem, uma já confirmada e outra em fase de confirmação do palestrante.

 

Simultaneamente às comemorações do dia do Arquiteto e Urbanista, no dia 15 de dezembro, acontecerá, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU /MS, em Campo Grande, a palestra com o Arquiteto e Urbanista Dr. Jonathas Magalhães da Silva, professor titular e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica – PUC – Campinas, integrante do grupo de pesquisa Políticas Territoriais e Água no Meio Urbano. Atua, também, como consultor na área de Planos Diretores Participativos e Desenho Urbano e como professor convidado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

 

Uma ação aberta à sociedade será realizada no dia 17 de dezembro, na Avenida Afonso Pena, com distribuição de mudas de arborização juntamente com informações sobre a espécie da planta, suas características e instruções de plantio.

 

Também está programada uma Exposição de Trabalhos de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo do Estado, relacionados à Paisagismo, com permanência de 15 dias em Campo Grande. No início do próximo ano letivo, a intenção é apresentar a Exposição em todas as Instituições de Ensino Superior que estiverem participando com trabalhos acadêmicos.

 

Segundo Jussara Basso, Arquiteta Paisagista, secretária executiva do CEAU/MS e representante da ABAP/MS naquele Colegiado, a intenção é informar à sociedade que o arquiteto é o profissional devidamente habilitado e munido de capacidade técnica para projetar os espaços abertos. Aos profissionais da Arquitetura, há possibilidade de atuação nessa área em permanente crescimento uma vez que, além de espaços privados, projetos de espaços públicos abertos e projetos de desenho urbano se tornaram, atualmente, uma área com crescente demanda de trabalho.

 

Para a concessão do patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU /MS o projeto precisou atender alguns requisitos: contribuir de forma relevante para o desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo no Estado de Mato Grosso do Sul e atender o Edital de Patrocínio divulgado no site do CAU/ MS. Tais projetos devem passar pela análise da Comissão Especial de Concessão de Patrocínio, coordenada pelo Arquiteto e Urbanista, conselheiro Fabiano Costa. A comissão avalia criteriosamente o projeto e os documentos apresentados conforme exigência constante no edital, o que garante a idoneidade do processo.

 

A gravura que ilustra o material de divulgação do projeto foi  concebida e desenvolvida  pela Arquiteta e Urbanista, Marcielle Ventura.

 

Fonte: CAU/MS

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo