CAU/UF

CAU/MS sedia encontro regional de Comissões do CAU Brasil

Nos dias 6 e 7 de junho, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS) realizou em Campo Grande o Encontro Regional da Comissão de Política Profissional (CPP) e da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU Brasil, com participação de oito conselheiros federais, além do representante de MS, Rubens Fernando Pereira de Camillo.

 

CAU/MS sedia encontro regional de Comissões do CAU Brasil

 

No primeiro dia do encontro, as comissões realizaram as reuniões ordinárias e debates sobre licenciamento urbanístico e edilício, com exemplos de Brasília (DF), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS). O conselheiro federal do Distrito Federal, Rogério Markiewicz, apresentou o processo de habilitação de projetos de arquitetura no DF e falou sobre o Código de Obras e Edificações (COE-DF).  “Percebemos que os avanços nessa questão fazem com que o profissional habilitado seja cada vez mais valorizado, já que é por meio deles que o poder público aprovará as obras”, destacou.

 

O conselheiro estadual Luís Eduardo Costa, secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, comentou a respeito do alvará imediato e da importância do profissional habilitado nos processos. A gerente de fiscalização e licenciamento urbanístico, Clara Kohl, apresentou o histórico e o desenvolvimento de sistemas da prefeitura de Campo Grande.

 

O presidente do CAU/MS, João Augusto Albuquerque Soares, acompanhou o encontro por videoconferência em razão do diagnóstico positivo para covid-19 e frisou que “discutir formas de licenciamento urbanístico com profissionais de cidades como Goiânia e Brasília foi uma grande oportunidade”.

 

Outros temas pautados foram o CAU Educa, a pesquisa nacional BIM, a tabela de honorários e o fundo de ATHIS – Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. O conselheiro federal do CAU/MS, Rubens de Camillo, frisou que essa área apresenta muitas oportunidades para os arquitetos. “ATHIS não é voluntariado, é um trabalho remunerado e representa um mercado que precisa ser explorado e vamos continuar nos dedicando para conscientizar a sociedade disso”.

 

VISITAS TÉCNICAS

 

Na terça-feira, dia 7, conselheiros federais do CAU Brasil e estaduais do CAU/MS fizeram visitas técnicas ao Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo e ao Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo, projetado pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake (em memória).

 

Visita técnica realizada ao Bioparque Pantanal

A 1ª vice-presidente do CAU/MS, Neila Janes Viana Veira, participou do encontro falando da “Maioridade do Estatuto das Cidades e sua aplicação nas cidades brasileiras”. A coordenadora da CPUA do CAU/MS destacou a importância de ter especialistas envolvidos no processo de criação de leis que deverão ser aplicadas pelos profissionais da construção civil. “Encontros como esse possibilitam a descentralização dos temas, existe uma troca maior de informações e ampliação dos temas. Percebemos que nossas pautas são importantes não apenas localmente, mas estão em consonância com o âmbito federal”.

 

O conselheiro Eduardo Lino Duarte, coordenador da Comissão de Exercício Profissional, apresentou as Boas Práticas de Valorização Profissional com as ações da comissão e da fiscalização do CAU/MS. “O encontro foi uma oportunidade de discutirmos sobre licenciamento e práticas profissionais, de forma a fomentar a desburocratização e valorização profissional”.

 

(Fonte: CAU/MS)

MAIS SOBRE: CAU/UF

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Roberto Bratke, arquiteto que transformou a paisagem da zona sul de São Paulo, morre aos 88 anos

ASSESSORIA PARLAMENTAR

NOTA OFICIAL: Esclarecimentos sobre o PL 2081/2022

CAU/UF

Profissionais debatem os desafios das arquitetas e arquitetos negros

Pular para o conteúdo