CAU/BR

CAU/PR: Em Pinhais, CAU conhece a operação do Sistema de Gestão Integrada

Ao lado de representantes do CAU/BR e dos Conselhos do Paraná e do Rio Grande do Sul, a presidente do CAU/PR, Margareth Ziolla Menezes, visitou a Prefeitura de Pinhais neste mês de setembro. O objetivo foi ver na prática o funcionamento do Sistema de Gestão Integrada (SGI), que opera há mais de uma década dentro da administração da cidade da região metropolitana de Curitiba.

 

A equipe do CAU foi recepcionada pela equipe da Controladoria Geral do Município, que demonstrou a operação do sistema. Por meio do SGI é possível realizar de maneira eletrônica todos os processos de uma instituição, por exemplo. Até mesmo o planejamento da organização pode ser desenvolvido com o auxílio do SGI. O sistema permite o cadastramento de planos de ação, o que gera controle e acompanhamento do gasto do dinheiro público. “Nós estamos expandindo o uso da tecnologia aqui da Prefeitura de Pinhais para várias outras cidades. Foi uma grata surpresa saber que o CAU já está em fase de implantação do SGI. De modo geral, as prefeituras ainda têm muitas dificuldades em ter uma gestão que vincule a atividade operacional do serviço público com a visão política do gestor”, disse o controlador-geral do município, Edson Luiz Gelinski de Faria.

 

O controlador-geral de Pinhais, Edson Luiz Gelinski de Faria (direita), recebeu a equipe do CAU e explicou como funciona o trabalho da Controladoria.

 

No CAU/BR, CAU/SP e CAU/RS, o SGI começou a ser implantado em janeiro deste ano, uma vez que o sistema foi licitado para o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do CAU. A intenção é que os processos desses Conselhos sejam tramitados no novo sistema já a partir do próximo mês. O Gerente do CSC, Thiago Ribeiro, lembrou que o projeto começou em 2016 com a adesão do CAU ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), ação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que tem como objetivo agilizar o trabalho dos órgãos públicos e aumentar a transparência das informações ao cidadão. “A iniciativa é muito boa para toda a administração pública. Observar o exemplo da Prefeitura de Pinhais foi muito relevante, já que conseguimos ter uma noção prática de um projeto que estudamos há mais de dois anos. Hoje, vimos que é possível trabalhar com o SGI e que existe resultado”, afirmou Ribeiro.

 

O gerente-geral do CAU/RS, Tales Völker, ressaltou o Decreto nº 8.539/2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. “Incluir todos os processos do CAU de forma eletrônica é uma necessidade gerada por esse decreto e que nós temos de cumprir. A Prefeitura de Pinhais tem o SGI implementado e, no meu ponto de vista, com sucesso. Eles nos passaram questões positivas e negativas dessa plataforma de gestão. Nós esperamos que outros CAU/UF se juntem à essa iniciativa, além de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do CAU/BR. Isso só tem a contribuir para o CAU”, destacou Völker.

 

 

Após a reunião em Pinhais, a equipe do CAU/BR conheceu as instalações do do CAU/PR, em Curitiba.

 

A presidente do CAU/PR, Margareth Ziolla Menezes, saiu bastante satisfeita da reunião na Prefeitura de Pinhais. “O SGI é especialmente interessante porque proporciona transparência para a gestão. O sistema envolve documentação e obedece à lei. Também é de fácil complementação dentro das atividades que já ocorrem no CAU”, finaliza Margareth indicando que o CAU/PR também pode aderir ao sistema.

 

(Fonte: CAU/PR)

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo