CAU/BR

CAU/UF comemoram o Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Diversos CAU/UF estão promovendo articulações locais para conter o desmonte da cultura e do patrimônio nacionais. No dia 17 de agosto foram lançados os Fóruns Estaduais e o Observatório do Patrimônio. No mês do Patrimônio Histórico e Cultural, a Câmara Temática Cidade Patrimônio de Todos do CAU/SC lançou um desafio em seu Instagram convidando pessoas a postarem 10 fotos de edificações históricas de Santa Catarina ao longo do mês de agosto. Cada convidado deve incentivar outras pessoas a postarem fotografias e assim criar uma rede de imagens do patrimônio histórico e cultural catarinense.

 

 

O CAU/SC promove, ainda, o Ciclo de Debates Cidade: Patrimônio de Todos on-line, no seu canal do YouTube, sempre das 14h às 17h. O primeiro debate será dia 19,  com palestra inaugural do arquiteto e urbanista Leonardo Castriota, sobre “O Futuro do Patrimônio e o Papel do Patrimônio no Futuro da Cidade”, e debate com o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães,  a presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento e Oritz Adams de Campos [a confirmar] (CAU/RS). Após o debate será lançada a publicação “Cadernos – Cidade: Patrimônio de Todos”. No dia 26 o tema do ciclo será “Os Diferentes Agentes do Patrimônio e seu Papel na Preservação”; dia 02 de setembro ,“Sítios Históricos, Planejamento e Gestão Urbana” e no dia 09,  “Patrimônio Edificado: Ensino, Pesquisas e Práticas Acadêmicas em Santa Catarina”. As inscrições estão abertas e podem feitas aqui

 

 

 

 

Com o tema Preservar e Valorizar nossa História, o CAU/RS realizará ações para comemorar o Dia Estadual do Patrimônio, instituído no Rio Grande do Sul no terceiro final de semana de agosto, em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), e apoio da UFRGS. Nos dias 13 e 14, promoverá dois encontros online e gratuitos: a Conferência Patrimônio Cultural no Rio Grande do Sul e o Fórum: Patrimônio Cultural e Políticas Públicas, respectivamente. Os eventos serão transmitidos pelo YouTube (https://rebrand.ly/diadopatrimonio). Para conhecer a programação completa acesse https://www.caurs.gov.br/patrimonio/

 

 

 

Em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio,  o CAU/MG realiza uma “live”, dia 17 de agosto, às 17h30, para lançar seu primeiro desafio fotográfico, com a temática “Olhares sobre Patrimônio Cultural”. O evento contará com palestras dos arquitetos e urbanistas Leonardo Castriota, UFMG/ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, e Flávio Carsalade,  professor da UFMG. A transmissão será pelo link: https://bit.ly/desafio-patrimonio-caumg

 

 

 

 

No Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto), e no ano em que a capital do país completa 60 anos, a Comissão Temporária de Patrimônio do CAU/DF lançou o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília. A iniciativa celebra a arquitetura moderna do Conjunto Urbanístico do Plano Piloto, valorizando a arquitetura não monumental da cidade. O objetivo é reconhecer o valor histórico dessas edificações e de seus autores – pouco conhecidos pelo público –, bem como divulgar as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno. O primeiro selo deverá ser entregue após o dia 15 de outubro.

 

 

No dia 19, às 17 horas, o evento comemorativo será com o CAU/GO, que promoverá o webinário “O Papel do Setor Sul para Goiânia e seus cidadãos”. O evento será transmitido pela plataforma do Zoom, e os inscritos receberão o link de acesso via e-mail. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em www.caugo.gov.br

 

 

O CAU/PE iniciou as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico em 10 de agosto, com o lançamento online do livro “Canteiro Didático – diário de aulas e visitas técnicas orientadas/curso de gestão de Restauro”, com o professor Jorge Tinoco. No dia 11, promoveu o debate “Boas práticas em Patrimônio”, com os arquitetos e urbanistas Juliana Barreto, Tomás Lapa, vice-presidente do CAU/PE e Lorena Veloso, diretora de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) da PCR, com mediação do conselheiro do CAU/PE Roberto Salomão.

 

 

 

Outras celebrações estão sendo promovidas pelo Fórum de Entidades promove ações comemorativas do Dia do Patrimônio

Composto por 21 entidades em 2019,  em defesa especialmente do IPHAN, o Fórum é lideradopelo Instituto de  Arquitetos do Brasil (IAB).

 

Dia Nacional do Patrimônio Histórico – 17 de agosto
A Lei nº 378, de 1937, criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão que tem como principal meta proteger e preservar os bens culturais do país. O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é comemorado desde 1998, quando o primeiro presidente do Iphan, o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade completaria 100 anos. Rodrigo Mello foi um incansável defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro.

 

O Iphan possui a tutela de mais de 45 mil bens imóveis tombados, inseridos em 86 conjuntos urbanos tombados. Tem ainda um sítio paleontológico, 77 conjuntos arquitetônicos, 33 conjuntos rurais, 449 edificações, 393 edificações e seus acervos, 13 jardins e parques históricos, um quilombo, 30 ruínas, cinco sítios arqueológicos, nove terreiros, 24 patrimônios naturais, 29 acervos, 63 bens móveis e integrados e 45 equipamentos urbanos.

 

 

O Instituto busca, também, a valorização e preservação de um patrimônio formado pelas ferrovias – composto por mais de 600 bens – e pelos barcos tradicionais criados por carpinteiros e artesãos, mestres e pescadores brasileiros. Nesse esforço tombou quatro embarcações de uso tradicional no Brasil: luzitânia (canoa de tolda utilizada na região do baixo rio São Francisco, em Sergipe), dinamar (canoa costeira que navega na Baía de São Marcos, no Maranhão), sombra da lua (saveiro de vela de içar, do Recôncavo Baiano) e tradição (canoa pranchão utilizada nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

 

 

Também estão sob a proteção do Iphan 38 bens culturais imateriais registrados, sendo nove celebrações, 15 formas de expressão, 11 saberes e três lugares. O Brasil tem ainda 25 bens na Lista do Patrimônio Mundial reconhecidos pela Unesco, sendo cinco imateriais e 20 culturais e naturais.

 

 

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo