CATEGORIA

CAU/AL recebe Superintendente Adjunta da SMCCU para apresentação de cartilha de acessibilidade

A presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) Tânia Gusmão recebeu, juntamente com o vice presidente, Daniel Lemos, e alguns conselheiros, a visita da arquiteta Adriana Cavalcanti de Albuquerque, atual Superintendente Adjunta Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU). A reunião aconteceu na sede do CAU/AL e teve o objetivo de apresentar a Cartilha de Acessibilidade das Calçadas de Maceió, elaborada pela SMCCU, bem como alinhar uma apresentação ampla para os arquitetos.

 

A Cartilha traz orientação para construção de calçadas e passeios públicos uniformes, visando assegurar acessibilidade, autonomia e igualdade de locomoção a todos os cidadãos, sendo estes, pessoas com mobilidade reduzida, com deficiência (PcD), ou não. Ela usa conceitos e parâmetros da NBR 9050/2015 e das demais normas e legislações que abordam o tema. O CAU foi o primeiro órgão a receber a visita da superintendente Adjunta da secretaria para divulgação do material.

 

whatsapp-image-2016-09-21-at-17-42-31-1

 

Na terça-feira (27), o CAU/AL realizará um evento de divulgação da nova cartilha, no auditório do Edifício Norcon Empresarial, no bairro da Jatiúca. “Fomos o primeiro órgão a receber o material. Isso mostra a importância do profissional de arquitetura e urbanismo para a construção de uma cidade acessível. Por isso, estamos convidando todos os arquitetos alagoanos para conhecer a nova cartilha , onde haverá uma apresentação das novas regras. É um momento importante de reciclagem para todos que atuam na área”, destacou Tânia Gusmão, presidente do CAU/AL.

 

Nas 80 páginas da cartilha, é possível encontrar temas como Faixa Livre; Faixa Permeável; Faixa de Serviço; Faixa de Acesso; Desníveis e rebaixamentos e Ladeiras. Há também um espaço que trata sobre os critérios para aprovação de acessibilidade nas calçadas, além de desenhos de calçadas de 1,79 até 4,00 metros.

 

O evento será gratuito, com vagas limitadas e acontece a partir das 19h30 no auditório do Edifício Norcon Empresarial. Os interessados em participar devem fazer a inscrição na sede do CAU/AL, ou ainda pelo e-mail [email protected]. Mais informações através dos telefones 3313-3506/3508.

 

FONTE: CAU/AL

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo