CAU/BR

CAU/BR assina entendimento com Ordem dos Arquitectos de Angola

 

O CAU/BR e a Ordem dos Arquitectos de Angola (OAA) assinaram no dia 3 de março Memorando de Entendimento com o objetivo de compartilhar informações sobre ensino e prática profissional e promover atividades conjuntas como estudos, ações de intercâmbio de profissionais dos dois países e divulgação de princípios internacionais estabelecidos pela União Internacional dos Arquitetos (UIA).

 

 

O Memorando de Entendimento com a OAA é semelhante a outros assinados com o Conselho de Arquitetos da Europa (ACE), da União Europeia; o Conselho Superior dos Colégios de Arquitetos da Espanha (CSCAE); o Real Instituto Britânico de Arquitetos (RIBA), da Grã-Bretanha; o Instituto Americano de Arquitetos (AIA), dos Estados Unidos; e a Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde (OAC).

 

 

O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, destaca que esses acordos são passos iniciais de uma integração maior dos mercados de Arquitetura e Urbanismo no mundo. “A longo prazo, pretendemos disciplinar o trânsito de arquitetos e serviços de Arquitetura entre nossos países. Mais do uma questão de mercado de trabalho, essa mobilidade profissional possibilitará um inédito intercâmbio cultural que com certeza vai melhorar a qualidade da Arquitetura no Brasil e nos países com os quais conveniamos. A curto prazo, a inserção internacional do CAU/BR servirá como uma plataforma para mostrar aos outros países a qualidade da Arquitetura e do Urbanismo feitos aqui”, afirma.

 

 

A OAA tem cerca de mil profissionais registrados. Segundo o presidente da Ordem, Victor Leonel, os arquitetos de Angola têm muito interesse em promover intercâmbio com outros países de língua portuguesa. “Os arquitetos e a população de Angola são muito mais próximos dos países de língua portuguesa do que dos nossos vizinhos africanos, por exemplo”, afirma Victor, que é vice-presidente da União Africana de Arquitetos (UAA) e do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP).

 

 

Victor afirma que pretende realizar trocas de conhecimentos teóricos e técnicos na área de Arquitetura e Urbanismo, bem como promover eventos culturais e a mobilidade profissional entre os dois países.

 

 

CIALP

A assinatura do acordo de entendimento entre ao CAU/BR e a OAA aconteceu logo após a realização do VII Fórum Internacional e Assembléia Geral do CIALP, no Rio de Janeiro. O CIALP é uma organização não-governamental, com sede em Lisboa. É parceiro institucional da UIA e observador consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

 

O CIALP tem como principal ambição a aproximação e a cooperação entre os seus membros, assim como a promoção da arquitetura junto dos povos que falam português, constituindo-se como plataforma para os 160 mil profissionais de língua portuguesa, ou seja, cerca de 10% dos arquitetos  em todo o mundo, para um universo populacional superior a 250 milhões de pessoas dos Países e Territórios de Língua Portuguesa.

 

 

São membros do CIALP: a Ordem dos Arquitectos de Angola, o Instituto de Arquitetos do Brasil, a Ordem dos Arquitectos de Cabo-Verde, a Secção de Goa do Instituto Indiano de Arquitectos (União Indiana), a União dos Arquitectos da Guiné-Bissau, a Associação dos Arquitectos de Macau (República Popular da China), a Associação Moçambicana de Arquitectos, a Ordem dos Arquitectos de Portugal, a Ordem dos Engenheiros e dos Arquitectos de São Tomé e Príncipe e a Associação de Arquitectos do Timor Leste. É ainda membro observador o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Saiba mais em www.cialp.org.

 

 

Publicado em 08/03/2016

MAIS SOBRE: CAU/BR UIA

0 resposta

  1. Uma ótima noticia, eu como recém formado em arquitetura e urbanismo, fico feliz por esse entendimento. Nossa classe precisa cada vez mais se unir, e esses entendimentos com outros países tem a os fortalecer. Parabéns ao CAU

  2. Ótimo, mas isso não seria um atributo do IAB? Me parece que o CAU RJ está se transformando no IAB. Me parece que as atribuições do Conselho não são iguais as do IAB.
    Atenciosamente,
    Arquiteto Jorge Baptista.

  3. Manifesto meu contentamento com o entendimento e aproximação com arquitetos Angolanos. Como arquiteta brasileira, com trabalhos realizados em Angola (projetos de arquitetura em Luanda e Lubango), noos últimos 8 anos, o que muito me honra, é tb em como professora universitária em Faculdade de Arquitetura e formação de professores em Educação Artística, coloco-me à disposição para colaborar com a efetivação desse novo elo que se forma entre os países de língua portuguesa.
    Profa.Me Lilian Hauat

  4. Apoio a iniciativa e congratulo com os dirigentes. Estou a disposição no que for possível para aumentar a aproximação e cooperação entre seus membros.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo