Reserva Técnica

CAU/SC promove capacitação em Lages

Tabela de honorários e funcionamento do SICCAU foram alguns dos temas explorados na manhã de sexta, 14 de outubro, foi marcada pela realização das palestras sobre a tabela de honorários, funcionalidades do SICCAU e sobre boas práticas profissionais. Realizada no campus da UNIPLAC, em Lages, a capacitação reuniu arquitetos e urbanistas e estudantes.

 

 

A primeira palestra do dia foi realizada pelo assistente técnico do CAU/SC, Felipe Wagner, que durante 30 minutos falou sobre o funcionamento do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), utilizado pelos arquitetos e urbanistas. Outros tópicos abordados foram os tipos de RRTs, o correto preenchimento dos mesmos, a emissão de certidões e o cadastro de protocolos. “A gente não tinha a noção de como é o futuro do profissional, com essa palestra tivemos uma nova visão para sabermos o que nos espera lá na frente”, disse a estudante de arquitetura e urbanismo Suelen de Andrade.

 

Em seguida, a analista técnica do CAU/SC Franciani Rigoni ministrou a palestra sobre boas práticas profissionais, explicando algumas questões-chaves do setor de fiscalização, além de falar sobre a importância do cadastro do RRT, quando preenchê-lo, sobre a obrigatoriedade da colação de placas com a identificação do profissional responsável técnico pela obra, a importância de ser firmado contrato escrito, responsabilidade civil, trabalhista e alguns destaques do código de ética.

 

Por último, por volta das 10h30, a arquiteta e urbanista do CAU/SC Mayara Regina de Souza ministrou a palestra da Tabela de Honorários por aproximadamente uma hora e meia. Estudantes e profissionais puderam conhecer as funcionalidades e parâmetros. A palestra foi dividida em dois momentos, o primeiro com foco no histórico, embasamento legal e outras configurações técnicas. Já na segunda parte foram realizadas simulações utilizando o aplicativo para colocar em prática a parte teórica abordada inicialmente.

 

Iniciativa

 

A arquiteta e urbanista Josi Teixeira aprovou a iniciativa e disse que o congresso serviu para aproximar o CAU/SC dos estudantes. “É sempre bom a gente participar porque algumas coisas mudam, como a Reserva Técnica e algumas normas”, declarou. Mesma opinião compartilhada pela estudante Gisele Silva. “As palestras auxiliaram nos nossos estudos e nos mostraram como será o nosso desafio depois que nos formarmos para termos uma atuação ética e correta. “Essa parceria do CAU com os estudantes é muito bem-vinda e vem a somar com a nossa profissão”, comentou.

 

FONTE: CAU/SC

 

Publicado em 17/10/2016

MAIS SOBRE: Reserva Técnica

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

Seminário sobre Ética e Reserva Técnica termina com propostas de ação para o CAU

CAU/BR

Seminário sobre ética e reserva técnica aprofunda debates sobre boas práticas

ÉTICA E DISCIPLINA

Seminário da Comissão de Ética em Porto Alegre retoma debates sobre reserva técnica

CONSULTA PÚBLICA

Participe da pesquisa sobre a prática da “reserva técnica”!

Pular para o conteúdo