CIALP

CIALP faz chamada de projetos para exposição no UIA2021RIO

O Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), entidade formada por instituições de nove países, como parte de suas atividades deste ano, está organizando uma exposição no 27o. Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO) denominada  
“ARQUITECTURAS EM PORTUGUÊS: DIÁLOGOS EMERGENTES”. Para a viabilidade da participação do Brasil, o CIALP solicita que arquitetos e urbanistas, filiados ao IAB, encaminhem os trabalhos, conforme critérios abaixo detalhados. 

 

O IAB é uma das entidades que compõem o CIALP, ao lado da Ordem dos Arquitectos de Angola, da Ordem dos Arquitectos de CaboVerde;  da Secção de Goa do Instituto Indiano de Arquitectos (União Indiana); da Ordem dos Arquitectos da Guiné-Bissau; da Associação dos Arquitectos de Macau (República Popular da China); da Associação dos Arquitectos de Moçambique; da Ordem dos Arquitectos de Portugal e da Ordem dos Engenheiros e Arquitectos São Tomé e Príncipe.

 

A exposição objetiva novas abordagens de projeto que reflitam uma resposta ao contexto urbano atual, através de trabalhos de habitação para a classe média. Pretende-se mostrar como os arquitetos respondem às novas escalas de projeto e a novos tipos de programa com inovação e resiliência e como essas soluções respondem ao contexto e vida das cidades onde se inserem.

 

A exposição irá mostrar a multiplicidade cultural e social em que operam os arquitetos no espaço lusófono, refletindo a diversidade e mistura inerentes ao nosso modelo cultural partilhado. Será selecionado uma arquiteta ou arquiteto por País ou Território membro do CIALP, que se enquadrem nos parâmetros definidos neste documento e que espelhem dois ou mais dos eixos temáticos do Congresso UIA2021RIO, a saber:

 

1. diversidade e mistura;

2. mudanças e emergências;

3. fragilidades e desigualdades e

4. transitoriedade e fluxos.

 

Os critérios exigidos para a exposição são:

– Projetos executados a partir de 2010;

– Até 10 imagens por projeto (incluindo fotografias e desenhos técnicos) e vídeos;

– Até 5 croquis – Até 5 croquis por projeto;

– Uma descrição que defina o enquadramento de cada projeto no âmbito da exposição, com no máximo, 100 palavras;

– Data de construção da obra;

– Nome do escritório-ateliar/empresa e do(s) autor(es) ou autoras;

– Nome do projeto.

 

Os projetos deverão ser encaminhados, impreterivelmente, até 20/03/2021. para os arquitetos e urbanistas Odilo Almeida Filho e Tânia Nunes Galvão Verri, no endereço [email protected]

 

Os trabalhos recebidos serão submetidos a uma comissão que irá selecionar apenas dois deles para serem encaminhados ao CIALP.

 

MAIS SOBRE: CIALP UIA UIA2021RIO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

UIA

Presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) envia mensagem para participantes da COP28

UIA

UIA divulga nota de solidariedade aos países afetados por desastres naturais

UIA

Dia Mundial da Arquitetura: Arquitetura para Comunidades Resilientes

Pular para o conteúdo