ABAP

Ciclo Nossas Cidades 2021 reafirma a importância do planejamento urbano

Planejamento urbano com inclusão social e participação popular foi a principal premissa do ciclo Nossas Cidades 2021, realizado de 9 a 28 de julho. Uma iniciativa do CAU/BR, em parceria com o Colegiado de Entidades de Arquitetura: IAB, FNA, AsBEA, ABEA, ABAP e FeNEA, com apoio do portal UOL (canal ECOA – Por um mundo melhor), o ciclo promoveu seis “lives” que discutiram temas como Arquitetura e Saúde; Cidades Sustentáveis; Paisagem e Patrimônio; Governança e Financiamento, entre outros.

 

 

 

A partir desses amplos e plurais debates virtuais foram construídas sugestões para a “Carta à Sociedade e aos Candidatos nas Eleições Municipais de 2020”. A colaboração dos debatedores, arquitetos e urbanistas, lideranças comunitárias e outros profissionais de diferentes áreas do conhecimento e de regiões diversas do país, bem como do público, foram fundamentais para a coletânea de subsídios para a elaboração da carta.

 

 

Eixo comum de todas as “lives”, a importância do comprometimento dos gestores públicos com o planejamento urbano, que, como bem ressaltou o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, na “live” do dia 28, é uma atividade técnica e política. “Técnica porque é preciso ter conhecimento para resolver as demandas necessárias ao bem-estar da sociedade. Política porque temos que atender às diversas comunidades entendendo suas necessidades por meio da participação social e inclusiva”, afirmou.

 

O compromisso do gestor com o planejamento urbano é fundamental para o enfrentamento de questões como a grande quantidade de obras abandonadas em todo o país, devido a interesses políticos, avaliou Luciano Guimarães. Mas para isso, ele enfatiza ser necessário que o planejamento seja entendido como uma política pública de Estado e não de governo.

 

A inclusão social perpassa esse eixo como uma das principais ferramentas, segundo a presidente da FNA Eleonora Mascia. “Tratar o território e não o projeto pontualmente”, afirmou. Para Eleonora, o território precisa estar articulado com as organizações sociais e redes comunitárias já instituídas nessas localidades e reafirmou, como já apontado na “live”” Governança e Financiamento: “cidade tem que ser planejada com as pessoas e não para as pessoas”.

 

 

A presidente da FNA reafirmou a relevância dos conselhos das cidades para o planejamento urbano. Essas instituições estão previstas no Estatuto das Cidades, que no próximo ano completa 20 anos. A participação social, bem como a capacitação dos gestores foram apontados por ela como caminhos para cidades melhores do que as atuais. “Nessas localidades a população não deve ser apartada condições indignas”, acrescentou.

 

 

O presidente do IAB Nivaldo Andrade também defendeu o fomento e o fortalecimento da participação da sociedade civil organizada em processos decisórios. Esta foi uma das propostas que ele defendeu para a Carta, bem como o fortalecimento do corpo técnico qualificado e permanente das prefeituras, que, embora continue qualificado, está cada vez mais reduzido, segundo sua análise.

 

 

“O planejamento tem que ser a longo prazo sempre. Essa visão política de curto prazo, de se desfazer de tudo que foi feito e pensado na gestão anterior, jogando fora bons projetos e planos em validade na atual gestão, por não interessarem politicamente, precisa acabar. Quando o quadro técnico é permanente, de algum modo isso permanece e esses projetos podem ser resgatados numa maior escala”, alertou Nivaldo.

 

 

As cidades precisam de gestões permanentes e a alternativa é ter uma agência de planejamento e desenvolvimento urbano com a participação da sociedade civil, como sugeriu o vice-presidente da AsBEA Paulo Lisboa. “Com a elaboração de planos que ultrapassem os períodos das gestões teremos cidades mais qualificadas e sustentáveis servindo a nós, cidadãos”, propõe Paulo Lisboa.

 

 

A participação social em diversos níveis, outro tema recorrente em todas as “lives” também foi defendida pela estudante de Arquitetura e Urbanismo e representante do FeNEA Francieli Schallenberger.

 

Para ela, os jovens devem estar atentos a esses debates ainda nas universidades, para gerar uma discussão crítica na sala de aula. “É onde temos condições de promover muito mais trabalhos e estudos voltados para as possibilidades de soluções para as nossas cidades”, defende.

 

 

Ao planejar as cidades é preciso ultrapassar o foco da moradia, na avaliação da presidente da ABAP, Luciana Schenk. “Habitação é pouco, nós queremos habitar”, e defende que cidades saudáveis devem ter espaços livres de qualidade, pois a população precisa caminhar neles e recuperar suas energias.

 

“Fazer um planejamento é tratar com as questões da desigualdade, caso contrário eu não poderei estabelecer uma situação de contentamento”, defende.

 

 

Aos candidatos às eleições municipais, o vice-presidente da ABEA, Carlos Eduardo Nunes acrescentou mais uma proposta: maior integração com as universidades nas discussões sobre o planejamento das cidades.

 

“Convido novamente os candidatos a procurarem as instituições ensino e a fazerem convênios com as elas, que são fontes inesgotáveis de ideias, propostas e projetos”, informou.

5 respostas

  1. Sras/Srs., bom dia! Por favor entrem com ação liminar contra a nova lei que o prefeito e a câmara dos vereadores do Rio de Janeiro aprovaram, a nova “lei do puxadinho”. O urbanismo da cidade já está abandonado há mais de 30 anos… Se somos da área de URBANISMO, é impossível deixar passar mais essa agressão à cidade. Se o judiciário municipal/estadual/federal não se faz entender, há que se DE-SE-NHAR!!! Desde quando estudante (anos 1980) vejo o desabrochar do desdenho com a legislação urbanística. Lei Orgânica é Lei. E só pode ser alterada com a participação de todos os técnicos da área.

    1. Claudio, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  2. Assisti a todas e foi uma experiência muito rica. A Cristina Serra mediou muito bem, pois os temas tratados são bem complexos, com muitas variáveis, pois planejar é administrar conflitos. Ficamos agora no aguardo da Carta aos Candidatos.

  3. Olá, essa live ficou gravada? gostaria bastente de ouvir esse debate. obrigado

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo