Assistência Técnica

Arquitetos da CODHAB apresentam experiência no Congresso Mundial de Arquitetos

Projeto vencedor do Concurso para Unidades Habitacionais Coletivas de Samambaia CODHAB-DF. Autor: MCA Arquitetura e Design

 

Arquitetos e urbanistas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (CODHAB-DF) vão apresentar seus trabalhos de Assistência Técnica, Concursos de Projetos, Regularização Fundiária e Ações Urbanas Comunitárias no 26º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos, em Seul, na Coreia do Sul, e da XX Bienal de Arquitetura do Chile, na cidade de Valparaiso. Em junho, a CODHAB-DF esteve também em Lisboa, Portugal, para o Congresso Internacional Projetar a Cidade com a Comunidade. Na ocasião, foram apresentados três artigos acadêmicos de arquitetos da CODHAB sobre a metodologia de trabalho em Assistência Técnica desenvolvida pela Companhia. 

 

O reconhecimento internacional das experiências inovadoras desenvolvidas em Brasília segue o grande interesse que já vinha sendo observado em todo o Brasil, com palestras no Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Manaus (AM), Belém (PA), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Maringá (PR) e Porto Velho (RO).

 

Desde 2015, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (CODHAB-DF) vem implementando uma agenda inovadora nas regiões periféricas da capital. Foram criados 10 escritórios de assistência técnica de habitação de interesse social e realização, oferecendo projetos arquitetônicos gratuitos para a população carente do Distrito Federal. Também foram realizados 12 concursos para projetos de unidades habitacionais coletivas, edifícios de uso misto, Unidade Básica de Saúde, Centro de Ensino Infantil, Centro de Ensino Fundamental e habitações de interesse social. Na área de regularização fundiária, 30 mil já escrituras foram entregues. Para se ter uma ideia, em toda a história do Distrito Federal, foram emitidos 62.990 documentos.  

 

Também existe o projeto Ações Urbanas Comunitárias, que promove mutirões de arquitetos e moradores para transformar áreas abandonadas em espaços de convivência como parques, praças e hortas, além de renovação de fachadas e pintura painéis artísticos. Já foram feitos mais de 50 mutirões, beneficiando mais de 5.000 famílias. 

 

Todo o trabalho, realizado por arquitetos e urbanistas, é coordenado por Gilson Paranhos, ex-presidente do IAB Nacional. “O nosso trabalho em campo é reflexo do nosso compromisso e da proximidade com o cidadão. Queremos levar respostas e soluções à população”, afirma Gilson. De acordo com ele, é preciso, antes de mais nada, envolver a comunidade, e isso é feito com o trabalho corpo a corpo. “A CODHAB tem dez postos de assistência técnica em dez comunidades carentes. É ali, no dia a dia, que nossa equipe está, em contato direto com as pessoas que moram na região, conhecendo seus problemas, e indo atrás das soluções”. 

 

 

 

Gilson Paranhos (no meio, de azul) recebe Conselheiros do CAU/BR em posto de Assistência Técnica

 

Em agosto, a CODHAB-DF recebeu o prêmio do Selo de Mérito da Associação Brasileira de COHABS  e Agentes Públicos de Habitação (ABC). O projeto “Concurso Público de Projeto de Arquitetura” foi escolhido entre outros 15 participantes da categoria “Ações, Planos ou  Programas de Habitação de Interesse Social” e destacou-se por prever planos e ações que envolvem o aperfeiçoamento do conjunto de normas para ampliar o atendimento à habitação de interesse social. O julgamento foi feito por uma comissão técnica composta por representantes do Ministério das Cidades, Ministério do Planejamento, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR). Saiba mais aqui. 

 

A experiência dos arquitetos e urbanistas de Brasília foi contada recentemente em um artigo no jornal Correio Braziliense, assinado por Gilson Paranhos e Thiago de Andrade, Secretário de Gestão do Território e Habitação do DF. Leia aqui. 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CIDADES

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul seleciona profissional de Arquitetura

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

FNDE vai contratar 21 arquitetos(as) e urbanistas para atuar em projetos educacionais

Pular para o conteúdo