CATEGORIA

Comissões da Câmara promovem debate sobre o direito das mulheres à cidade

 

As comissões de Defesa dos Direitos da Mulher (CMulher) e de Desenvolvimento Urbano (CDU) promovem nesta quinta-feira, 14/06/2018, um debate com o tema “Direito das mulheres à cidade”. O requerimento é de autoria das Deputadas Margarida Salomão (PT/MG), Presidente da CDU, e Ana Perugini (PT/SP), Presidente da CMulher.

 

Segundo as parlamentares, não raro os centros urbanos serem palco de segregação, em especial contra as mulheres. Essa conduta é visível não somente no transporte público, bem como em pequenas tarefas do cotidiano feminino. A audiência pública será uma forma de criar um diálogo aberto na sociedade sobre essas questões, gerando sugestões que possam subsidiar mudanças legislativas.

 

A audiência abordará temas como: o espaço das mulheres na cidade; a participação feminina na gestão do espaço público; como a cidade interfere na reprodução das desigualdades de gênero, e como contribuir na construção da igualdade, na qualificação da democracia e na realização da justiça social.

 

Foram convidadas para a audiência: Joice Berth, arquiteta e urbanista que pesquisa direito à cidade; Terezinha de Oliveira Gonzaga, arquiteta e urbanista; Laryssa Sampaio, organizadora dos atos “Eu não mereço ser encoxada” e “Nenhuma mulher merece ser estuprada”; Claudia Bonalume, representante do Direito das Mulheres ao Lazer (URGS); Deputada Federal Luizianne Lins (PT/CE), ex-Prefeita de Fortaleza; Sarah de Roure, representante da Marcha Mundial das Mulheres e Paula Santoro, professora da Universidade de São Paulo (USP).

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo