ARQUITETURA SOCIAL

Ações do CAU ressaltam o papel dos arquitetos na construção de cidades saudáveis

Três ações integradas sob o tema “Arquitetura e Urbanismo – mais do que nunca, um compromisso com a vida”  marcam, em dezembro, a realização da III Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, as comemorações do Dia do Arquiteto e Urbanista e as celebrações dos 10 anos da criação do CAU.

 

O centro das ações será a III Conferência será realizada nos 4, 8, 10 e 15 de dezembro, na modalidade online, com transmissão do vivo.

 

CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA  E INSCREVER-SE

 

O tema “Arquitetura e Urbanismo – mais do que nunca, um compromisso com a vida” nasceu com uma campanha institucional que mostra que a dramática crise sanitária das cidades brasileiras, como de resto de todo o mundo, em especial nos bairros mais carentes, em razão da pandemia da Covid-19, ressaltou ainda mais a importância do trabalho dos arquitetos e urbanistas na construção de moradias dignas e cidades saudáveis.

 

A campanha teve início no Dia da Arquitetura (5 de outubro), estabelecido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), seguiu por todo mês de outubro, dedicado ao Habitat pela ONU, e durante novembro comemorou o Dia Mundial do Urbanismo (8 de novembro).

 

Na mesma linha, na conferência  a palestra magna da arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, no dia 8, seguirá o tema “Arquitetura e Urbanismo – mais do que nunca, um compromisso com a vida”. No evento, entre outros pontos, haverá a pré-estreia do documentário “Habitação Social: uma questão de Saúde Pública”, mostrando como a pandemia escancarou para toda sociedade o problema crônico da habitação de interesse social no país, tornando ainda mais urgente uma política nacional que implemente a Lei 11.888/2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. O filme será exibido pela TV Cultura de São Paulo no dia 15 de Dezembro às 23 horas.

 

A campanha veio reforçar as propostas da “Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidade pós-pandemia”, visando transformar nossas cidades em territórios saudáveis, inclusivos, seguros e resilientes para todos. A Carta é uma iniciativa do CAU/BR com as demais entidades do Colegiado das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Brasil (ABAP, ABEA, AsBEA. FNA, IAB e FeNEA). Clique aqui para saber mais.

 

Recapitulando imagens das últimas campanhas do Dia do Arquiteto e Urbanista, o vídeo da campanha “Compromisso com a vida”, mostra que há muito que o CAU trabalha para que a Arquitetura e Urbanismo sejam um direito de todos. “Defendemos que todos os cidadãos convivam em espaços comerciais, residenciais ou áreas públicas projetadas ou construídas com assistência técnica de profissionais legalmente habilitados. Agora, num momento de pandemia, isso se torna ainda mais evidente”.

 

“Sempre reforçamos que arquitetos e urbanistas são profissionais que criam cidades saudáveis. Casas com planejamento, segurança e economia, observando questões que promovem saúde e oferecem a qualidade de vida que todo mundo merece. Soluções que transformam a vida de todos”.

 

Nas comemorações de outubro e novembro, o vídeo da campanha teve  22 inserções na programação da TV Cultura, entre 26 de outubro e 02 de novembro, em horário nobre, incluindo o Roda Viva nos dias 26 de outubro e 02 de novembro. Foi também veiculada no Jornal da Tarde e no Jornal da Cultura, além de programas como Repórter Eco e Provocações. A audiência estimada é de 2,3 milhões de pessoas. A TV Cultura, de São Paulo, tem afiliadas em todos os Estados e no DF. Também está presente nos canais a cabo. O Roda Vida é o programa de entrevistas de maior prestígio na TV brasileira. Em 2015, o instituto de pesquisa britânico Populus divulgou que a TV Cultura é o segundo canal de maior qualidade do mundo, atrás apenas da BBC on.

 

Em dezembro, a divulgação das ações integradas nas redes sociais do CAU/BR terão como foco principal a III Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo e o vídeo da campanha.  Os CAU/UF, por sua vez, programaram divulgações em jornais, revistas, outdoors e busdoors apresentando bons exemplos de projetos arquitetônicos que se encaixam na preocupação prioritária com a vida.

 

Os projetos apresentados no vídeo e anúncios, e respectivos autores,  são, em sequência:

  • Núcleo Habitacional da Rocinha, de Jorge Mário Jáuregui, no Rio de Janeiro
  • Bairro Pedra Branca, de  vários outros arquitetos e urbanistas (entre eles, Silvia Lenzi), em Palhoça Santa Catarina
  • Parque Mangal das Graças, de Rosa Kliass, em Belém
  • Centro Sebrae de Sustentabilidade, de José Afonso Botura Portocarrero, em Cuiabá
  • Casa de Dona Dalva, do escritório Terra & Tuma, em São Paulo
  • Reforma de apartamento,  do Grupo Garoa, no edifício Copan, em São Paulo
  • Moradas da Saúde, de Demetre Anastassakis, no Rio de Janeiro
  • Centro de Reabilitação do Hospital Sarah, de João Filgueira Lima (Lelé), em Fortaleza

 

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A CAMPANHA

 

Na passagem do Dia Mundial da Arquitetura, o presidente da UIA,  Thomas Vonier, destacou que a pandemia está remodelando os costumes e espaços sociais em todo o mundo, e afetando as populações mais pobres e vulneráveis ​​de maneira desproporcional. “Em muitas das cidades do mundo, as pessoas não podem seguir práticas seguras, simplesmente porque não têm água e ar limpos, e até mesmo o próprio espaço. As políticas urbanas devem garantir serviços adequados, abrigo e espaços recreativos para todos os cidadãos”. Segundo ele, “o planejamento urbano, o projeto e a arquitetura são essenciais para um futuro urbano melhor para todos”.

 

Leia também:

Dia Mundial da Saúde: CAU propõe ações para tornar nossas cidades saudáveis

Dia Mundial da Arquitetura: rumo a um futuro melhor para nossas cidades

Lives e webinars sobre o futuro das cidades e das habitações pós-pandemia

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo