PATRIMÔNIO CULTURAL

Concurso de fotografia do IPHAN sobre Patrimônio Histórico está aberto para votação

Para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado no dia 17 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN) lançou a campanha “Destino: Patrimônio Cultural”. Uma das atividades da campanha foi um concurso de fotografia em que os interessados deveriam responder à pergunta “Qual Patrimônio Cultural de sua cidade você mostraria a um turista?” por meio de fotos que valorizem seu valor social, histórico ou artístico. As 36 fotos selecionadas estão disponíveis para votação na página oficial do IPHAN até o dia 16 de agosto.

 

 

As três fotos com maior número de curtidas e reações serão contempladas com publicações editadas pelo Iphan. Os vencedores ainda farão parte de uma matéria jornalística que será publicada no site do Instituto.  Todas as imagens participantes estarão inseridas em uma galeria de fotos que será disponibilizada no site da entidade. O resultado final será anunciado no dia 19 de agosto.

 

Os participantes do concurso registraram sua relação com a cultura brasileira com fotos de monumentos, edificações, conjuntos urbanos ou históricos, localidades rurais, indígenas ou quilombolas, igrejas, museus, prédios, paisagens culturais, manifestações artísticas e culturais, celebrações, toda a riqueza da diversidade cultural do país.

 

O autor da 1ª imagem mais curtida será contemplado com a edição 2018 da Revista do Patrimônio Cultural, composta por 2 volumes; o Dossiê Iphan 13 (Modo de fazer Renda Irlandesa); o Dossiê Iphan 14 (Frevo); o Dossiê Iphan 15 (Tambor de Crioula do Maranhão) e o oitavo guia da série Roteiros do Patrimônio (Barroco e Rococó nas Igrejas de São João Del-Rei e Tiradentes).

 

O autor da segunda imagem mais curtida será contemplado com o Dossiê Iphan 13 (Modo de fazer Renda Irlandesa); o Dossiê Iphan 14 (Frevo); o Dossiê Iphan 15 (Tambor de Crioula do Maranhão) e o oitavo guia da série Roteiros do Patrimônio (Barroco e Rococó nas Igrejas de São João Del-Rei e Tiradentes). Já o terceiro colocado receberá o oitavo guia da série Roteiros do Patrimônio (Barroco e Rococó nas Igrejas de São João Del-Rei e Tiradentes).

 

Dia Nacional do Patrimônio Histórico

 

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado dia 17 de agosto em homenagem ao nascimento do advogado, jornalista e primeiro presidente do IPHAN: Rodrigo Melo Franco de Andrade, importante protetor dos bens patrimoniais do país.

 

O Patrimônio Cultural é uma das principais prioridades do IPHAN. A temática é um ativo para o desenvolvimento econômico e para a sustentabilidade nos municípios brasileiros. Aliado ao turismo, a proposta é despertar a responsabilidade coletiva para a preservação do patrimônio.

 

Com informações do IPHAN

16 respostas

  1. Sei que há muitos anos anos o IPHAN, como os demais órgãos ligados a cultura do país, sofrem com uma crônica falta de verba, mas fica difícil acreditar que faltou verba para divulgar este concurso através de mídias digitais, de forma que permitisse a participação de pessoas, como fotógrafos e não apenas como votantes. Como contribuinte gostaria de saber qual órgão era os responsável pela divulgação deste concurso, onde e através de que meios ela foi feita e saber quais medidas serão tomadas para que não mais tenhamos concursos assim, divulgados para poucos. Embora entenda que o correto, seria permitir novas inscrições e um novo período de votação.

  2. Lamentável… Que a transparência… Coloque em cheque esse concurso. CAU vcs deveriam se manifestar.

  3. O patrimônio histórico composto por edificações religiosas em São Cristóvão-SE se prestam a fotografias de como não cuidar do patrimônio histórico, defronte do próprio escritório do IPHAN.

  4. Como todos acima lamento não terem divulgado e acredito que deveria sim é ser cancelado e dar oportunidade de todos participarem, faço fotos do ICMS cultural dos bens tombados da Cidade que eu moro e temos mais de 19 bens imóveis tombados, muitos inventariados.. teria maior prazer em participar!

  5. Legal, mas agora é tarde, as inscrições já estão encerradas. Obrigado por nada.

  6. Corroboro aqui o que os colegas disseram: nem pelo CAU, nem pelo próprio IPHAN soube deste concurso em tempo de poder participar. E sempre estou buscando concursos de fotografia pela internet. Uma pena.

    1. Pesquisei novamente, e não há referências a “Concurso/Fotografia/IPHAN”. E no site do IPHAN esta busca não é simples. Pelo tema (o que é claro, só pode ser feito agora), obtém-se o link http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/5239. Houve apenas uma semana entre a publicação e o encerramento das inscrições. Bem estranho. O próprio CAU não foi informado?

  7. Recebo diariamente e-mail do CAU mas, estranhamente, não recebi nenhuma informação a respeito desse concurso! Foi secreto ou os participantes já estavam previamente determinados? Não acredito que o CAU, sério como é, faria tal coisa. Não me sinto estimulado a votar.

  8. ..ainda sou arquiteto e fotógrafo, também como os colegas lamento não ter tido informações sobre a campanha DESTINO PARIMONIO CULTURAL feita pelo IPHAN.
    A direção superior do Instituto peço explicações pela lamentável e estranha forma de divulgação da campanha. Por oportuno ,registro meu respeito e admiração ao órgão que representa a valorização do patrimônio Histórico-cultural dos humanos brasileiros.
    ….por fim informo que trabalhei no IPHAN de Pernambuco , participei de estudos e projetos de restauração em vila Flôr,Olinda marechal Deodoro…também coordenei e participei de projetos e planos de preservação dos sítios históricos de IGARASSU em PE , OEIRAS , PARNAIBA , TERESINA AMARANTE e PIRACURUCA no PI …como diretor da Agência Nacional de Águas institui a categoria ÁGUA e CULTURA no Prêmio ANA.

  9. Muito legal o Iphan divulgar pra votar , mas não divulgar para participar de enviar fotos para concorrer. Concurso pré selecionado. Pra mim não vale !!!

  10. Uma pena que tenha sido tão mal divulgado, sou arquiteto e fotografo e gostaria muito de ter participado do concurso. Somente hoje estou tomando conhecimento, e assim está explicado o reduzido numero de fotos participando, organização zero!!!!!!!!

  11. Concordo com o colega Euller Monteiro, só fiquei sabendo hoje pelo portal do CAU, não vou ter tempo Hábil para coletar as minhas fotos .

    atenciosamente,

    Salvador Lucas

  12. Oque???….

    Sério….!!!!!

    É isso mesmo…

    Só divulgam o concurso depois que ninguém mais pode inserir sua foto para participar…

    Sem comentários…

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PATRIMÔNIO CULTURAL

Plenário do CAU/BR define novos membros da Câmara Temática de Patrimônio, com representantes da sociedade civil

PATRIMÔNIO CULTURAL

Nadia Somekh assume cadeira no Conselho Consultivo do IPHAN

PATRIMÔNIO CULTURAL

CAU Brasil e IPHAN assinam acordo para expandir atuação de arquitetos(as) e urbanistas em sítios históricos

PATRIMÔNIO CULTURAL

Presidente Nadia Somekh vai participar do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

Pular para o conteúdo