CATEGORIA

Concurso para curadoria da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Estão abertas até o dia 10 de julho as inscrições do concurso para curadoria da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que será realizada em São Paulo de setembro a dezembro de 2019. Esta é a primeira vez que o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) abre uma seleção oficial para curadoria do evento. As propostas apresentadas deverão formular e justificar um programa central, seus conceitos e os temas que compõem a Bienal.

 

Foto: Construção colaborativa “Arquiteturas Efêmeras”, oficina de construção de estruturas infláveis apresentada na 11ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em 2017.

 

De acordo o IABsp, a seleção buscará, de uma forma democrática, valorizar propostas que “questionem ou problematizem o status quo da arquitetura e do urbanismo”. A expectativa da entidade é que os argumentos para a Bienal se valham da importância do evento e contribuam com o debate sobre as cidades e o papel essencial que os arquitetos devem desempenhar na sociedade. Para levantar inquietações e questionamentos que poderão se refletir nas propostas, o IABsp vem organizando uma série de debates sobre crítica, expografia e contexto nacional. O próximo, com o tema Crítica e Curadoria, será realizado nesta sexta-feira, 30 de junho.

 

Principal projeto do IABsp, a Bienal de Arquitetura de São Paulo é realizada desde 1973. Ao longo do tempo, foi abrindo espaço para outras disciplinas e buscando dialogar com um público mais amplo. Na edição de 2017, com o tema “Projeto”, propôs uma reflexão sobre como os núcleos urbanos, reunindo mostras e apresentando mais de 200 trabalhos em diferentes plataformas e endereços.

 

As inscrições para o concurso são gratuitas e deverão ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível no link . Todo o conteúdo solicitado deverá ser apresentado em português e inglês. O júri será divulgado até o dia 30 de julho, e as propostas finalistas serão conhecidas em 27 de julho. O resultado final sai em 17 de agosto. O cronograma poderá sofrer alterações, e eventuais mudanças serão divulgadas no site do IABsp.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo