CONCURSOS DE AU

Concurso Público de Arquitetura: benefícios para a cidade e para as pessoas

O que a Estação Antártica Comandante Ferraz na Antártida, a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) nos Estados Unidos, a Ópera de Sydney na Austrália, o Parque Olímpico do Rio de Janeiro e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul têm em comum? Por trás de cada obra há um Concurso Público de Projeto de Arquitetura. O CAU/RS conversou sobre concursos públicos com Tiago Holzmann da Silva, sócio-diretor da 3C Arquitetura e Urbanismo. Confira!

 

Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) é uma base pertencente ao Brasil localizada ilha do Rei George, na Antártida. Foto: Divulgação

 

Benefícios para… As pessoas e os profissionais

A qualidade como critério para contratação e execução de obras públicas. Isso é possível com o concurso público, modalidade de licitação prevista e recomendada na legislação brasileira. O Concurso Público de Projeto de Arquitetura e Urbanismo é uma vantagem para a sociedade, que tem a garantia de que será realizado o melhor projeto, com a qualidade que a cidade, as pessoas e o espaço merecem.

 

“O concurso público é aberto a todos os arquitetos e urbanistas. Como não há necessidade de experiência, jovens profissionais também podem participar. A escolha do vencedor é realizada por um júri especializado e de maneira sigilosa e a remuneração do vencedor é definida previamente, com base da Tabela de Honorários Profissionais. O julgamento é feito a partir das propostas, sem envolver o nome do autor ou o valor do projeto. O processo é muito mais democrático e totalmente transparente”, destaca Tiago Holzmann.

 

Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, palco da maior parte das competições da Olimpíada 2016. Foto: Divulgação

 

A administração pública

Com o orçamento destinado ao projeto definido em edital, a administração pública pode ficar tranquila sobre o valor investido, pois os projetos darão ênfase para a qualidade técnica dentro dos limites estabelecidos. O que é uma grande vantagem também para as pessoas, que poderão desfrutar de um ambiente que prezou pela qualidade desde a sua concepção. Quando uma licitação pública de projeto e obra leva em consideração o “menor preço”, os gestores e a sociedade estarão sujeitos a investirem novamente em infraestrutura em um curto espaço de tempo.

 

Palácio Farroupilha, sede da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação

A cidade

Além das obras citadas no início da matéria, Holzmann ainda traz outros exemplos: a ampliação do Museu do Louvre na França, o projeto urbano de Brasília no Distrito Federal, o Teatro Castro Alves na Bahia, o Memorial dos Pracinhas no Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça e o Parque Marinha do Brasil em Porto Alegre e o Porto Velho em Rio Grande.

 

“Os espaços públicos devem ser resultado de processos – projetos, contratos, obras – totalmente públicos, com a participação de todos os interessados. Se o processo de elaboração do projeto se dá a portas fechadas, sem a presença da sociedade – acompanhando, opinando, fiscalizando – o resultado será, irremediavelmente, inferior”, enfatiza o arquiteto.

 

Assim, além da proposta técnica mais qualificada, o concurso é “mais” em muitos outros pontos: mais transparente, mais democrático, mais participativo, mais divulgado. Como exemplo, o site Concursos de Projeto, fundamental para a divulgação de concursos no Brasil e no mundo.

 

Ópera de Sydney, um dos símbolos da Austrália. Foto: Divulgação

 

Legislação, mitos e verdades

Para Holzmann, um dos grandes desafios é a cultura imediatista e o desconhecimento do trabalho do arquiteto e urbanista por parte dos gestores públicos. “O objetivo do gestor desqualificado é resolver seu problema imediato – a licitação, o contrato – sem nenhuma preocupação com o resultado final, que é o projeto e a obra executada e entregue com qualidade”, comenta. “Soma-se a isso uma série de mitos sobre concursos: é demorado, é caro, não funciona. Todos estes mitos são inverdades já superadas por fatos e pesquisas”.

 

O próprio Instituto de Arquitetos do Brasil – Rio Grande do Sul (IAB RS) já assessorou e organizou Concursos Públicos de Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Entre eles, a sede do Sindicato dos Engenheiros (SENGE-RS), a sede da Procuradoria da República no estado, a ampliação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

 

O concurso público, de acordo com a Lei de Licitações (8.666/1993), é a modalidade preferencial para a contratação de projetos, pois permite escolher, entre diversas opções e a partir do julgamento qualitativo, a solução projetual mais adequada para um contexto específico. Nesse processo, todos ganham: administração pública, profissionais, pessoas, cidade. Benefícios de ponta a ponta.

 

Fonte: CAURS

MAIS SOBRE: CONCURSOS DE AU

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CONCURSOS DE AU

Conselho Nacional de Justiça anuncia concurso público com vaga para profissional de Arquitetura

CONCURSOS DE AU

Novacap anuncia Concurso Público com vagas para arquitetos e urbanistas

CONCURSOS DE AU

Câmara Municipal de Belo Horizonte abre edital para contratação de arquiteto(a)

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

Pular para o conteúdo