ARQUITETOS EM DESTAQUE

Concursos Públicos de Arquitetura em Brasília e São Paulo divulgam vencedores

 

Concursos Públicos de Arquitetura e Urbanismo vêm se tornando cada vez mais comuns no Brasil. Os certamos expõem a variedade de talentos e possibilidades abertas pelos jovens arquitetos e urbanistas do país. Recentemente, três concursos divulgaram seus resultados: Centro Educacional (CED) e Escola Classe (EC), promovidos pela Codhab-DF, e o concurso para habitação social no Largo do Paissandú, promovido pelo portal Projetar.org.

 

Veja aqui mais oportunidades para arquitetos e urbanistas.

 

O Concurso de Projetos de Arquitetura e Complementares para Centro Educacional (CED) no bairro Crixá, em São Sebastião teve como vencedora um projeto realizado por sete arquitetos e urbanistas de Brasília:  Juliana Andrade, Marcelo Braga, Mateus Reis, Gabriel Lordelo, Danielle Gressler, André Velloso e Eder Alencar.  

 

Pátio do Centro Educacional de Crixá

 

Por fim, o projeto propõe que a entrada da escola seja permeável para o bairro a partir de sua esquina principal, oposta à praça da avenida Crixá. Dali, o edifício se coloca de maneira convidativa, dando acesso às funções de caráter público e lúdico da escola, sem interromper o seu o funcionamento cotidiano.  A premissa da equipe vencedora foi de que a escola deveria ser vista muito além de um centro de ensino, sendo um espaço aberto à comunidade, vivo e útil  para todos. Para eles, a arquitetura da escola deve refletir esse ensejo civilizatório e o projeto deve ser um marco na construção do novo bairro de São Sebastião, no Distrito Federal.

 

Entrada do Centro Educacional Crixá

 

Veja aqui todos os vencedores do Projeto Centro Educacional Crixá

 

ESCOLA CLASSE

Já o Concurso de Arquitetura para Escola Classe do bairro Crixá teve como vencedor o projeto elaborado por um grupo de arquitetos e urbanistas de São Paulo:  Priscila Pasquarelli, Marcus Rosa, Ricardo Felipe Gonçalves e Matheus Marques Rodrigues Alves. A ideia do grupo vencedor foi criar um projeto com uma abordagem sensível, que proporcione espaços de qualidade para os estudantes. 

 

Projeto vencedor do Concurso para Escola Classe Crixá

 

De acordo com o projeto vencedor, a Escola Classe terá um único pavimento térreo, para ampliar a sua funcionalidade e acessibilidade, além de reduzir os custos com a construção. 

 

Pátio da Escola Classe Crixá

 

O projeto tem uma arquitetura bioclimática, para dar conforto aos futuros estudantes devido as condições climáticas quentes do Distrito Federal. 

 

Vista aérea do projeto vencedor do Concurso Escola Classe Crixá

 

Veja todos os vencedores do Projeto Escola Classe Crixá

 

HABITAÇÃO SOCIAL NO LARGO DO PAISSANDÚ

 

Equipe – 027366

 

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos.O desafio proposto aos alunos no 27º concurso do Portal foi criar uma habitação de interesse social no terreno onde estava localizado o edifício Wilton Paes de Almeida. A edificação deveria abrigar 200 famílias e contemplar 4 diferentes tipologias de apartamentos. Conquistou a primeira colocação o aluno Adalberto Leandro de Paula da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

 

Os tubos serão usados na estrutura do edifício
 

O objetivo do concurso foi provocar a reflexão e a discussão dentre os futuros arquitetos acerca das condições precárias nas quais vive uma parcela significativa da população brasileira, e dos impactos desta situação nas cidades brasileiras. Neste concurso, além de estudantes de arquitetura e urbanismo, recém-formados (até um ano) também puderam integrar as equipes participantes.

 

Visão dos tubos que serão utilizados no projeto

 

Veja aqui todos os vencedores do projeto: Projetar 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CONCURSOS DE AU

Conselho Nacional de Justiça anuncia concurso público com vaga para profissional de Arquitetura

CONCURSOS DE AU

Novacap anuncia Concurso Público com vagas para arquitetos e urbanistas

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

Pular para o conteúdo