CAU/BR

Concursos públicos de Arquitetura serão tema de webinar em 2 de setembro

No dia 2 de setembro, das 14h às 15h30, a Swissnex Brazil realizará o webinar internacional sobre Concursos Públicos de Projetos de Arquitetura tendo como foco exemplos da Suíça e do Brasil. Este webinar conta com numerosos apoios institucionais públicos e privados, entre eles, Presence Switzerland, ProHelvetia, Consulado do Brasil em Genebra, SIA Société Suisse des Ingénieurs et des Architectes, FAS Fédération des Architectes Suisses, IAB Instituto de Arquitetos do Brasil e Prefeitura do Rio de Janeiro e é uma prévia do evento que acontecerá em julho de 2021, por ocasião do 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2021RIO onde a tradição dos concursos de arquitetura da Suíça será apresentada.

 

Inscreva-se aqui.

 

 

 

 

Os concursos de arquitetura são estratégias centrais no planejamento urbano suíço. Através deles, o poder público controla o solo e proporciona a urbanistas e arquitetos contribuírem com suas reflexões para a construção de espaços públicos de qualidade. Estes concursos são uma forma de concorrência aberta, com regras transparentes e bem definidas, cujo objetivo é escolher o melhor projeto e não o mais barato.

 

 

Geralmente anônimos, eles oferecem igualdade de tratamento aos profissionais, permitindo inclusive aos jovens arquitetos de ganharem e acederem a um mandato que jamais teriam oportunidade se não fosse através do concurso. O autor do projeto vencedor desenvolve todas as etapas desde o planejamento conceitual até o projeto executivo e a direção de obra, em constante diálogo com o cliente e os utilizadores, garantindo assim um resultado de alta qualidade.

 

 

Na Suíça, os concursos de arquitetura contribuem para fomentar qualidade e inovação. Como eles são organizados e quais são os benefícios para as cidades e seus moradores? Este modelo poderia ser implementado no Brasil? Como arquitetos e urbanistas poderiam ser mais envolvidos no processo de decisão? Quais são as limitações que algumas cidades poderiam encontrar nas áreas políticas e legislativas?

 

 

Para responder a estas perguntas, a Swissnex Brazil convidou Oliva de Oliveira, arquiteta e partner de butikofer de oliveira vernay architectes; Nicole Christe, arquiteta e diretora do departamento de arquitetura da cidade de Lausanne; Jacqueline Schwarz, arquiteta e membro da comissão de concursos da SIA, e Gilson Paranhos, Ex-presidente do IAB e da CODHAB. O exemplo do projeto para o eco-bairro “Les plaines-du-loup” em Lausanne será usado para ilustrar os diversos tipos e procedimentos de concursos praticados na Suíça.
Este webinar será em inglês, francês e português, com tradução simultânea entre todos os idiomas.

 

 

 

Olivia de Oliveira e Serge Butikofer, sócios do escritório butikofer de oliveira vernay architectes, são os curadores convidados pelo comitê executivo do Congresso para a organização desta exposição que vai abordar e discutir a temática: Os concursos suíços. Uma cultura da arquitetura. A concepção e organização da exposição conta com o apoio da SIA Genebra (Sociedade Suíça de Engenheiros e de Arquitetos) e a plataforma digital da editora Espazium dedicada aos concursos.

 

.
Paralelamente, a Swissnex Brazil sediará mesas redondas, apresentações e palestras sobre o tema dos concursos e urbanismo em colaboração com o consulado suíço no Rio de Janeiro.

 

 

PALESTRANTES

 

 

 

Olivia de Oliveira, diplomou-se em arquitetura na Universidade Federal da Bahia e continuou os estudos no Instituto Universitario di Architettura di Venezia e Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, onde obteve o mestrado e o doutorado. Autora de diversas publicações nas áreas de teoria e crítica de arquitetura brasileira contemporânea, especialmente sobre a obra da arquiteta Lina Bo Bardi. Professora visitante na pós-gradução da FAUFBA pelo programa Ciência Sem Fronteiras e CAPES. A atividade de seu escritório destaca-se com diversos prêmios em concursos de arquitetura na Suíça. Em 2019 recebeu Prêmio de Arquiteta do Ano pela Federação Nacional de Arquitetos.

 

 

Nicole Christe, arquiteta e diretora do Departamento de Arquitetura da cidade de Lausanne tem mestrado em arquitetura pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne. Após ter trabalhado em vários escritórios privados e como autônoma de 1989 até 1997, trabalhou no Departamento Federal de construção e logística como gerente de projeto e, mais tarde, como responsável de operações de construção no Departamento Federal de Esportes e no Departamento Federal da Agricultura. Desde 2004, ocupa o cargo de arquiteta da cidade e dirige o departamento de arquitetura da cidade de Lausanne. Entre suas responsabilidades está o planejamento e a construção de projetos de edifícios pertencentes a cidade. Desde esta função ela conduz os procedimentos para a atribuição de mandatos, especialmente os concursos de arquitetura.

 

 

Jacqueline Schwarz tem um mestrado em arquitetura da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL). Após ter trabalhado em escritórios de arquitetura em Berlim e Zurique, foi assistente de projeto na ETH em Zurique e na EPFL e logo co-responsável da concepção dos espaços públicos para a Exposição Nacional Suíça em 2002 (Expo 02). É gerente de projeto há 17 anos na administração pública suíça. Enquanto membro da comissão 142-143 da Sociedade Suíça de Engenheiros e Arquitetos (SIA), está envolvida na promoção dos concursos de arquitetura. Convencida que todo projeto precisa de uma complementariedade entre conhecimentos técnicos e competências conceptuais, ela promove processos criativos. Seu engajamento na SIA se interessa particularmente pela cultura da construção e a promoção de igualdade entre homens e mulheres.

 

 

Gilson Paranhos cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília e desenvolveu projetos com os arquitetos Milton Ramos e João Filgueiras Lima, o Lelé. Criou a G.P. Arquitetura e Engenharia Ltda onde executou mais de 250 projetos e aproximadamente 100 obras, destacando-se com prêmios em concursos e bienais. É eleito vice-presidente e Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil. Assumiu a Assessoria Institucional e Parlamentar do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil atuando especialmente na atualização de normas técnicas de arquitetura e urbanismo junto à ABNT. Foi eleito delegado do Brasil na União Internacional de Arquitetos e assume a presidência da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal onde realiza 14 concursos públicos nacionais de projetos de arquitetura e urbanismo. Recebeu Prêmio de Arquiteto do Ano no IAB-RJ e da Federação Nacional de Arquitetos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

Pular para o conteúdo