CONCURSOS DE AU

Concursos públicos na pauta do Instituto de Arquitetos do Brasil

No dia 15 de fevereiro o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) realizou o webnário sobre Concursos Públicos. O evento fez parte da programação das comemorações dos 100 anos da entidade. O IAB acompanhou vários momentos de transformação do Brasil, sendo também um agente de modernização do país e da área de arquitetura e urbanismo. Um desses exemplos, é a defesa de concursos públicos de arquitetura (requalificação, construção, entre outros) como modalidade mais democrática para escolha de projetos que utilizem recursos públicos ou privados de natureza pública.

 

A live sobre os Concursos Públicos reforçou o papel na luta pelo Concurso Público como modalidade de licitação prevista na lei 8666/93 mas ainda pouco utilizada pelos 5570 municípios. Uma das razões da existência do IAB é valorizar justamente este tipo de contratação. A modalidade reforça a qualidade da produção arquitetônica nacional, sendo democrática e transparente. Enseja o acompanhamento e controle social por parte da sociedade civil.

 

“Exemplos históricos como o Concurso para Brasília, ou recentes como a Estação Antártica, o Concurso Fábrica Mascarenhas, a produção Habitacional da CODHAB, o atual concurso de Projetos para o CEP SENAC BH. Todos estes exemplos são marcados pela grande participação dos Arquitetos e recentemente, com a criação do CAU, pelo respeito à tabela de honorários e as atribuições contidas na lei de licitações e na lei 12378/2010”, destacou a arquiteta Cláudia Pires.

 

O evento contou com a contribuição do Arquiteto e ex-presidente da FPAA – Federação Panamericana de Arquitetos, Moraes de Castro; da experiência da Presidenta nacional do IAB, Maria Elisa Baptista, que teve o papel de demonstrar a excelência do IAB ao defender esta bandeira. Contribuindo com o tema, o Arquiteto e vencedor de concurso, Sylvio Podestá destacou a importância que o tema tem para a história da arquitetura brasileira e Lais Petra comunicou o reforço deste tema na atual gestão do IAB com a formação de um grupo especial para discussão do tema.

 

O saldo da live foi extremamente positivo pois mais uma vez enfatizou a excelência das comemorações do Centenário fechando o período de inscrições do concurso do SENAC, com chave de ouro. “O objetivo foi cumprido e abriu espaço para outros eventos de igual quilate, neste ano”, conclui Cláudia Pires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CONCURSOS DE AU

Câmara Municipal de Belo Horizonte abre edital para contratação de arquiteto(a)

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

CONCURSOS DE AU

Concurso Público da Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtividade – EMCASA seleciona profissional de Arquitetura e Urbanismo

IAB

IAB divulga nota com expectativas para a nova gestão do CAU Brasil

Pular para o conteúdo