CAU/BR

Confira como foi a participação do CAU Brasil no primeiro dia do UIA2021RIO

 

 

 

Começou o Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO). O CAU Brasil está participando ativamente do evento. A presidente Nadia Somekh acompanhou a Cerimônia de Abertura do UIA2021RIO, neste domingo, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), no Rio de Janeiro. Um stand do CAU Brasil com três telões transmite os eventos gratuitos do UIA2021RIO, exibe uma exposição de Arquitetura Brasileira e traz informações sobre o exercício profissional.

 

INSCREVA-SE NO UIA2021RIO

 

“Quero saudar todos os arquitetos e arquitetas do mundo. Estamos reinventando o Congresso, de forma mais democrática e remota”, afirmou Nadia Somekh na Cerimônia de Abertura. Ela lamentou que, devido à pandemia de covid-18, arquitetos de mais de 170 países não puderam vir ao Rio de Janeiro debater os desafios enfrentados por nossas cidades. “Nossa ideia era mostrar a Arquitetura Brasileira e trazer vocês todos para discutir os nosso graves problemas”, disse.

 

Presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, na Cerimônia de Abertura do UIA2021RIO

 

A presidente do CAU Brasil destacou que existem mais 25 milhões de moradias precárias no país, e que 85% das obras feitas não possuem assistência técnica de arquitetos ou engenheiros. “Estamos de braços abertos para dar continuidade a esse grande debate sobre Arquitetura”, afirmou. “Estamos envolvidos desde 2014, quando ganhamos a indicação para realizar o Congresso Mundial de Arquitetos no Rio de Janeiro”.

 

Presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA), Thomas Vonier

 

DEBATE DIVERSO E GLOBAL
Na sede do IAB, o espaço montado para reunir os arquitetos e urbanistas durante o UIA2021RIO recebeu mais de 100 pessoas neste domingo. Estiveram no local a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh; o presidente do CAU/RJ, Pablo Benetti; arquitetos e arquitetas diretores do IAB-RJ; representantes da Associação Redes de Desenvolvimento da Maré; e a vereadora do Rio de Janeiro Tainá de Paula – que é arquiteta e urbanistas e também co-presidente do IAB-RJ. O acesso ao ambiente é gratuito, no Beco do Pinheiro, número 10, no bairro do Flamengo.

 

Presidente da Comissão Executiva do UIA2021RIO, Sérgio Magalhães

 

Durante a manhã, a presidente do CAU Brasil também participou da da Assembleia da Geral da União Internacional dos Arquitetos (UIA). Emocionada, ela relembrou os desafios para a organização do evento nos últimos sete anos. O arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, falecido recentemente, foi homenageado com um minuto de silêncio. Ele fazia parte do Comitê de Honra do evento. O vice-presidente da UIA para as Américas, o arquiteto brasileiro Roberto Simon (que também atua como Ouvidor-Geral do CAU Brasil) apresentou seu relatório de atividades aos seus pares do mundo todo.

 

Presidente do IAB, Maria Elisa Baptista

 

Logo após, Nadia Somekh integrou a Cerimônia de Abertura da Exposição do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP). O filme-exposição “Arquiteturas em Português – Diálogos Emergentes” contará com 11 trabalhos de ateliers de oito territórios: Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Ela ressaltou que a parceria do CAU Brasil com o CIALP vem desde 2014, e que neste momento as duas instituições trabalham juntas para a tradução do Guia de Arquitetura para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

 

Nadia Somekh integrou a abertura do filme-exposição “Arquiteturas em Português – Diálogos Emergentes”, promovido pelo CIALP

 

Outra ação conjunta entre o CIALP, CAU Brasil e o IAB é a proposta para se pautar a inclusão da língua portuguesa como idioma oficial de trabalho da UIA na próxima Assembleia Geral, que ocorrerá durante o Congresso Mundial UIARIO2021. Somados, os arquitetos de língua portuguesa de vários países representam 10% do total de profissionais do setor no mundo. Essa campanha tem como mote “Minha Pátria, Minha Língua – Português, um só mundo”.

 

 

ARQUITETURA E SAÚDE
Como parte da programação oficial do UIA2021RIO, também foi exibido o documentário Habitação Social: uma questão de Saúde Pública. Produzido pelo CAU Brasil, a produção mostra como a pandemia da Covid-19 escancarou para toda sociedade o problema crônico da habitação social no País. O filme ainda apresenta experiências bem-sucedidas de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) para promover a saúde das pessoas. 

 

 

O CAU Brasil também marcou presença no primeiro debate do Grupo de Saúde Pública da UIA. Durante o UIA2021RIO, o grupo promoverá uma extensa troca de conhecimentos sobre como a Arquitetura e o Urbanismo podem ajudar a resolver os desafios de saúde e do clima no século XXI. Nesse primeiro debate, a presidente Nadia Somekh representou o Brasil no do Grupo de Saúde Pública da UIA, como já havia feito em março, nos eventos preparatórios para o Congresso Mundial. Saiba mais aqui.

 

Sede do IAB no Rio de Janeiro está aberta com debates e exposições

 

Neste primeiro dia do UIA2021, o CAU Brasil marcou presença ainda na Mesa Mundo de Trabalho, uma produção da FNA com a participação da vice-presidente do CAU Brasil, Daniela Sarmento. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do CAU Brasil, assim como todos os eventos promovidos pelo Conselho e seus parceiros. Veja agenda e horários no link abaixo. 

 

Confira Agenda do CAU Brasil no UIA2021RIO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo