CATEGORIA

Confira o resultado do Concurso Fábrica Mascarenhas, em Juiz de Fora

 

Em setembro deste ano, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Minas Gerais (IAB-MG), em parceria com a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG), deu início ao Concurso Fábrica Mascarenhas, um concurso público nacional de Arquitetura e Urbanismo para a requalificação do Complexo Turístico e Cultural Bernardo Mascarenhas (CTCBM), também conhecido como Espaço Mascarenhas, e Rua Paulo de Frontin, com o objetivo de revitalizar o centro cultural e histórico da cidade. Todo o processo foi realizado virtualmente.

 

 

Com o objetivo de tornar o espaço um atrativo para a população local e visitantes, foi selecionada a proposta de anteprojeto que requalifique os edifícios e arredores do CTCBM, sem deixar de lado sua contemporaneidade e agregando novos valores ao conjunto. Ao mesmo passo que o transforme em um polo de economia circular e criativa, ante a vontade de enriquecer a experiência espacial, as condições de acessibilidade, mobilidade e potencializando o aproveitamento das atividades que possam ser realizadas no conjunto.

 

 

 

Resultado

 

A Cerimônia de Divulgação do Resultado, bem como todas as demais etapas do concurso, se deu no âmbito virtual. Assista no vídeo abaixo.

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=n3LXgis2Rr0[/embedyt]

 

 

 

Informações mais completas sobre o concurso e os resultados, bem como imagens de todos os trabalhos, podem ser acessadas no site oficial da premiação, por meio do link abaixo.

 

 

 

Confira a seguir a listagem dos projetos contemplados.

 

 

1º lugar – HENRIQUE WOSIACK ZULIAN (Curitiba/PR)
Projeto: 
LINK

“A proposta se destaca pela sua capacidade de explorar as potencialidades dos espaços que conformam o complexo, através de uma compreensão muito assertiva, completa e embasada do contexto, contemplando as demandas explicitadas no Edital de forma criativa, respeitosa e equilibrada. A fluidez do térreo alcança uma articulação almejada entre as construções, com maior aproveitamento das áreas livres e integração entre as praças, dialogando com as áreas adjacentes. Explora a capacidade de funcionamento do complexo em horários distintos, com uma boa proposição programática. A edificação contemporânea anexa se destaca pela harmonia e respeito às preexistências. A Comissão Julgadora destaca a necessidade de amadurecimento do projeto do palco e, eventualmente, da sua localização.” Comissão Julgadora

 

 

 

 

2º lugar – ANDRÉ BIHUNA D’OLIVEIRA (Curitiba/PR)
Projeto: LINK

“Proposta completa e equilibrada, com intervenção delicada e precisa, com apresentação didática e elegante. Propõe unificação do tratamento da praça com faixas de vegetação e mobiliário integrando espaços abertos com fluidez, eliminando edículas e organizando bem fluxos externos e acessos. A Comissão Julgadora discutiu algumas oportunidades desaproveitadas nas relações interior/exterior e algumas escolhas de localização de atividades internas às edificações, a solução efêmera para o palco, excesso de área para o estacionamento, além das prováveis vantagens de inversão na localização do skate e parquinho. Destaque para a reimplantação crítica do monumento a Bernardo Mascarenhas.” Comissão Julgadora

 

 

3º lugar – TIAGO BRITO DA SILVA (São Paulo/SP)
Projeto: 
LINK

“A proposta se destaca por sua inserção urbana, correto arranjo do programa e desenho dos espaços exteriores resolvendo de forma adequada e equilibrada suas relações com os edifícios e com o contexto urbano imprimindo uma correta fluidez que lhes dá qualidade ao mesmo tempo em que valorizam o patrimônio tombado.” Comissão Julgadora

 

 

Menção Honrosa – PEDRO PEREZ BARROSO (Juiz de Fora/MG)
Projeto: LINK

 

Menção Honrosa – ERON DANILO COSTIN (Curitiba/PR)
Projeto: LINK

 

Menção Honrosa – DANILO MATOSO MACEDO (Brasília/DF)
Projeto: LINK

 

Menção Honrosa – MARIANA MOCELLIN MINCARONE (Porto Alegre/RS)
Projeto: LINK

 

 

Cerimônia de Premiação:

Em 16 de dezembro de 2020, quarta feira, às 17 horas, está prevista a Solenidade da Cerimônia de Premiação. Conforme o quadro da pandemia na época, a exposição publica dos trabalhos ficará exposta até 29/01/2021, na sede da Prefeitura de Juiz de Fora.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo