Assistência Técnica

Confira o resultado do Concurso Nacional de Habitação de Interesse Social da CODHAB

 

O resultado do Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação de Interesse Social, dividido em três grupos, foi divulgado nesta quinta-feira (17). A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF) anunciou os três vencedores de cada categoria, escolhidos dentre os 88 projetos enviados de todo o país. As categorias avaliadas foram habitação unifamiliar econômica e casa sobreposta, os grupos 1, 2, e 3 tiveram que criar unidades com um quarto com expansão para mais um, dois quartos com expansão para mais um e três quartos, respectivamente. Os vencedores foram: o arquiteto Felipe Guimaraes Pinheiro, do Rio de Janeiro (RJ), o arquiteto Uilian da Luz Marconato, de Santa Maria (RS) e a arquiteta Paula Rabel Dilli, de Itapema (SC).

Veja aqui todos os projeto vencedores

 

As propostas foram avaliadas seguindo critérios como: soluções inovadoras, economicidade e viabilidade técnico-construtiva, funcionalidade, flexibilidade, tempo de execução e forma de manutenção, aspectos plásticos e estéticos, acessibilidade, entre outros. A comissão julgadora foi composta por cinco jurados: representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/DF), Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Brasil (CAU/BR), Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação (SEGETH) e um arquiteto contratado por meio do Edital de Concorrência 01/2016 promovido pela Companhia.

 

 

Em apenas dois anos, a CODHAB-DF já finalizou nove concursos nacionais de Arquitetura e Urbanismo, abertos a todo o Brasil. O décimo concurso está ainda com inscrições abertas. É o Concurso Público Nacional de Projeto de Urbanismo e Arquitetura no Setor Habitacional Pôr do Sol, na Região Administrativa de Ceilândia – RA IX (veja aqui). As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de setembro. Arquitetos e urbanistas de todo o Brasil também podem participar do Concurso Público Nacional de Ideias de Urbanismo, Paisagismo e Arquitetura para o Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza (CE), que oferece R$ 160.000 em prêmios. As inscrições estão abertas até 07 de novembro. Saiba mais aqui. 

 

O CAU/BR e os CAU/UF apoiam tanto a realização de Concursos Públicos de Arquitetura e Urbanismo como ações que visem garantir a Assistência Técnica de Habitação Social e vêm promovendo debates nacionais para envolver cada vez mais gestores públicos e arquitetos e urbanistas. Nesta área, CAU/BR, CAU/GO e CAU/RS já lançaram editais para patrocinar ações de assistência técnica elaboradas por arquitetos e urbanistas. A Comissão de Política Profissional (CPP) realizou recentemente o Seminário Nacional de Empreendedorismo e Novas Tecnologias, mostrando diversas iniciativas que atendem à enorme demanda por arquitetos e urbanistas nas áreas de periferia das grande cidades (veja aqui). Em 2015, o Colegiado Permanente com Participação das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR (CEAU-CAU/BR), realizou Seminário Internacional com relatos de experiências mundiais sobre concursos de projetos de obras e planos públicos e denso em reflexões sobre os aspectos jurídicos e de organização dessa modalidade de licitação (veja aqui).

 

 

Saiba mais sobre Concursos Públicos de Arquitetura

 

Veja mais notícias sobre Assistência Técnica em Habitação de interesse Social 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

CAU/BR

Fiscalização como atividade fim do CAU/BR em debate no Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

Pular para o conteúdo