CAU/UF

Congresso das Cidades: CAU/PI apresenta palestras para gestores municipais

Prefeitos, secretários municipais, técnicos e assessores de prefeituras do Piauí participaram na tarde de quarta-feira (15), de uma série de discussões promovidas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí no Congresso das Cidades. O evento organizado pela TV Cidade Verde, em parceria com o Sebrae e o governo do Estado reuniu gestores de 218 municípios. O CAU/PI é um dos parceiros do evento.

 

 

No auditório 3, em estrutura montada na sede da Federação das Indústrias do Piauí – Fiepi, o professor doutor Roberto Montezuma, presidente do CAU/PE, proferiu palestra sobre a Nova Agenda Urbana da ONU e Teresina 2036. Ele explicou o conceito de cidade trabalhado pela Organização das Nações Unidas, defendeu um planejamento urbano formulado pelo engajamento da sociedade e destacou projetos de parcerias entre cidades brasileiras.

 

 

Antes da palestra de Montezuma, o presidente do CAU/PI, Emanuel Castelo Branco e a gerente técnica e de fiscalização do CAU/PI, Mariana Formiga, apresentaram informações sobre a função e os desafios do Conselho, além de avaliações e programas que o CAU/PI dispõe e que podem ser objetos de parcerias com as prefeituras.

 

 

A segunda palestra foi ministrada pelo advogado Natan Pinheiro, presidente da Comissão de Desenvolvimento e Patrimônio da seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele explicou a legislação brasileira relacionada ao Plano Diretor das cidades, o Meio Ambiente e Patrimônio. O especialista também pontuou a importância dos municípios elaborarem planos ouvindo a população e ter corpo técnico especializado na estruturação dos planos.

 

 

Por fim, antes de encerrar as atividades, os presentes participaram de uma mesa redonda com espaço destinado a comentários dos participantes. Conduzindo as discussões, estavam o Arquiteto e Urbanista João Alberto, ex-secretário de Planejamento de Teresina, o presidente do CAU/BA, Guivaldo D’Alexandria Baptista, e os palestrantes Roberto Montezuma e Natan Pinheiro.

Durante a discussão, os participantes tiraram duvidas sobre a legislação e desafios de implantar um Plano Diretor adequado a cada município. Ainda durante a apresentação, os debatedores citaram projetos e plataformas digitais fundamentais para gestores, como o Capacidades, do governo federal.

 

 

Fonte: CAU/PI

MAIS SOBRE: CAU/UF EVENTOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo