CONCURSO DE PROJETO

Conheça as premiadas no I Concurso Nacional de Fotografia

Durante a 40ª Plenária Ampliada do CAU Brasil, parte da programação do Maio da Arquitetura, foi divulgado o resultado do I Concurso Nacional de Fotografia, com o tema “Arquitetura e Urbanismo como instrumento de transformação social”. A primeira edição da competição, lançada durante o mês de março em celebração ao mês do Dia Internacional da Mulher, procurou valorizar a presença e os diversos olhares femininos sobre o espaço urbano no território brasileiro.

 

O concurso foi iniciativa da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED), criada pelo CAU Brasil em 2020, com o apoio da Presidência do CAU Brasil. Através dele, o CAU pretendeu promover junto à sociedade a Arquitetura e Urbanismo de qualidade como um dos instrumentos para o alcance do bem-estar e da justiça social.

 

Foram inscritas 173 fotografias, das quais 47 foram classificadas, 17 delas premiadas (que receberam prêmios de R$ 2.000,00 cada) e 7 destacadas com menções honrosas. Considerando a cessão de direito de uso de todas as imagens, o CAU BRASIL compilou o resultado em uma exposição virtual com todas as inscritas, para valorizar e visibilizar as múltiplas perspectivas e trajetórias: https://caubr.gov.br/concursofotos/ .

 

Durante a plenária, a fotógrafa Amanda Mussato Jasulaitis falou presencialmente em nome das demais, que acompanharam a condecoração de forma remota. A estudante de arquitetura saudou a iniciativa do CAU de reconhecer e dar visibilidade ao trabalho de mulheres. Com comentários no chat, as participantes destacaram que o prêmio significa um estímulo para mantermos os olhares sensíveis às cidades, aos espaços e suas dinâmicas, propondo que mais projetos como este fossem apoiados pelo conselho.

 

Puderam participar do edital mulheres cis ou trans, autoras de registros fotográficos em qualquer parte do Brasil e que exibissem edificações internas ou externas, detalhes arquitetônicos ou construtivos, cenas urbanas, paisagens, perspectivas e outras imagens ligadas ao tema nas seguintes categorias:

 

CATEGORIA 1: Cotidiano das mulheres na arquitetura e nas cidades: buscou-se registros fotográficos que abordassem de forma interseccional a perspectiva das mulheres na relação da vida cotidiana nos espaços das cidades, podendo serem retratados aspectos relacionados ao acesso à cidade com autonomia, inclusão e segurança. “Uma cidade segura para as mulheres é segura para todos”, como afirma a arquiteta e urbanista Maimunah Mohd Sharif, diretora executiva da ONU-Habitat. Esta categoria teve alinhamento aos eixos de atuação definidos na Política do CAU para a Equidade de Gênero (maiores informações em www.caubr.gov.br/equidade).

 

FQC – Foto de Emanuelle Sena Santos

 

CATEGORIA 2: Cidades Inclusivas: buscou-se a discussão de questões necessárias à garantia do acesso equitativo à cidade, por meio de ações que incentivem a igualdade social, econômica, política e cultural, sem discriminação de gênero, raça, orientação sexual, renda, parentalidade, deficiência, idade, etnia, crença, dificuldades de locomoção, entre outros.

 

OEH – Foto de Melissa Lee Warwick

 

CATEGORIA 3: Paisagem urbana e desigualdades territoriais: os espaços de decisão no planejamento urbano por vezes representam visões e interesses de grupos restritos e pouco diversos. As desigualdades urbanas e sociais se demonstram de diversas maneiras na cidade como, por exemplo, da precariedade da moradia, autoconstrução, ausência ou inadequação dos serviços de infraestrutura urbana e transporte público, ou insegurança na utilização dos espaços pelas mulheres. Buscou-se refletir sobre a infraestrutura do espaço urbano, seus mecanismos e processos, segmentação e segregação socioespaciais nos centros urbanos e possíveis soluções na organização territorial.

 

GIK- Foto de Amanda Mussato

 

CATEGORIA 4: Arquitetura de interiores: um olhar humanizado: a arquitetura de interiores também deve oferecer condições adequadas de habitabilidade e apropriação dos usuários dos espaços, considerando-se as peculiaridades das características de cada indivíduo. Quais as dificuldades atuais e quais soluções podem ser apresentadas para o atingimento deste objetivo? Como garantir o bem-estar nos espaços edificados e ambientes dignos para todas as pessoas?

 

FLG – Foto de Rafaela Neves do Nascimento

 

CATEGORIA 5: Patrimônio cultural e memórias urbanas: o patrimônio constitui uma importante dimensão de nossas identidades compartilhadas. Como tal, é necessária uma reflexão sobre a importância da sua preservação e valorização, em todas as esferas (cultural e natural, material e imaterial) e escalas, e compreender que na escolha de nossos patrimônios é também necessária a promoção da diversidade.

 

SM9 – Foto de Tania Telma da Silva

 

Confira mais informações sobre o concurso e todas as imagens premiadas (clique no link para acessar).

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CONCURSO DE PROJETO

Fundepar lança concurso de Arquitetura para construção de planetário no Parque da Ciência

CONCURSO DE PROJETO

Abertas inscrições para o Concurso Nacional de Arquitetura do Memorial Erbo Stenzel

CONCURSO DE PROJETO

Arquiteto brasileiro, Caio Simonetti, vence concurso internacional de arquitetura minimalista

CONCURSO DE PROJETO

Fiocruz vai lançar Concurso Nacional para Projeto do Memorial sobre a Covid-19 em parceria com o IAB-RJ

Pular para o conteúdo