ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os currículos dos conselheiros federais da gestão 2021-2023

ACRE – AC

 

Josélia da Silva Alves
Titular
Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro – UFF/RJ (2012) é mestre em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo – Prourb/UFRJ (1998) e especialista em Planejamento e Meio Ambiente-Geografia (1993) e Urbanismo FAU/UFRJ (1989). Foi vice-presidente e presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Acre, e conselheira federal do CAU/BR, gestão 2018-2020.

 

 

Daniela Bezerra Kipper
Suplente
Graduada pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro – UFF/RJ (1998) é mestre em Engenharia Civil (2009), especialista em Design de Interiores e Light Design (2013) e em Design Estratégico – Instituto Europeu de Design (2006). Foi subcoordenadora técnica da UEM (Habitar Brasil/BID-2000) e coordenadora geral da UEM do Programa de Urbanização de Assentamentos Subnormais (Habitar Brasil/BID-2001 e 2002). Atua como docente.

 

 

 

ALAGOAS – AL

 

Heitor Antônio Maia da Silva Dores
Titular
Graduado pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL (1982) foi professor de Projeto Arquitetônico na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL e conselheiro federal do CAU/BR nos períodos de 2012/2014 e 2015/2017. Presidiu o CAU/AL na gestão 2018-2002. É titular do escritório de Projetos de Arquitetura.

 

 

Pedro Cabral de Oliveira Filho
Suplente
É professor aposentado do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas e mestre em Desenvolvimento Urbano e Sustentável (Prodema/UFAL). Possui diversos projetos de unidades hospitalares e outras edificações institucionais.

 

 

AMAZONAS – AM

 

Fabrício Lopes Santos
Titular
Graduado pelo Centro Universitário do Norte – Uninorte/Amazonas (2008) é pós-graduado em Master em Arquitetura (2011) e especialista em Food Service por experiência, área que atua desde 2010. Foi conselheiro e coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/AM, na gestão 2018-2020.

 

 

Kleyton Marinho da Silva
Suplente
Graduado pelo Centro Universitário do Norte – Uninorte (2010) é pós-graduado em Master em Arquitetura e Iluminação (2015). É sócio-diretor do escritório Marinho Arquitetura desde 2012.

 

 

 

AMAPÁ – AP

 

Humberto Mauro Andrade Cruz
Titular
Graduado pela Universidade Federal do Ceará – UFCE (2003) atua na área de ensino e Projeto de Arquitetura. É professor da Universidade Federal do Amapá – Unifap, tendo sido conselheiro desta instituição de 1995 a 1998 e, também, coordenador do curso de Artes Visuais (2019-2020). Foi conselheiro federal do CAU/BR, na gestão 2018-2020.

 

 

Fábio Cézar da Silva Santana
Suplente
Graduado pela Universidade da Amazônia – Unama-PA (1999) foi empresário e responsável técnico da empresa F.C.S. Santana-ME-Arte Final e responsável técnico da Arcol Construções Ltda (2000 a 2007) e da Silva e Moraes Ltda (2008 até o momento). De 2009 à 2010 foi conselheiro e coordenador da Câmara de Arquitetura do CREA, Amapá.

 

 

BAHIA – BA

 

Guivaldo D’Alexandria Baptista
Titular
Graduado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia – UFBA (1976) é especialista em Construção Civil. É professor adjunto da UFBA. Foi conselheiro federal do CAU/BR, na gestão 2018-2020, sendo membro do conselho diretor, coordenador da Comissão de Ética e Disciplina (CED) e membro da Comissão de Política Profissional (CPP). É ex-presidente do CAU/BA e preside interinamente o CAU/BR na transição da terceira para a quarta gestão.

 

 

Gilcinea Barbosa da Conceição
Suplente
Graduada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia – UFBA (1993) é especialista em Gestão Pública, Gestão Social e em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades. É subgerente de Projetos Setoriais da Gerência de Projetos Urbanísticos da Fundação Mário Leal Ferreira. Foi presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado da Bahia e integrou a Comissão Especial para Equidade de Gênero do CAU/BR, representando os CAU/UF, na gestão 2018-2020. É membro do Conselho Fiscal da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA). Presidiu o CAU/BA.

 

 

 

CEARÁ – CE

 

Cláudia Sales de Alcântara
Titular
Graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) é Pedagoga e professora de Projeto Arquitetônico e Trabalho de Conclusão de Curso na Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica, em Quixadá (CE), e no Centro Universitário Unichristus. Atuou como arquiteta na Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento do município cearense de Caucaia. Tem pós-doutorado em Educação (2016) pela UFC.

 

 

Márcio Rodrigo Coelho de Carvalho
Suplente
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São Paulo – FAUUSP (2020), com doutorado sanduíche no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (FLUP, 2018-2019). É professor de Arquitetura e Urbanismo e técnico/arquiteto concursado efetivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísticos Nacional (IPHAN) desde 2010. Foi assessor técnico no CAU/AC de 2012 à 2014.

 

 

 

DISTRITO FEDERAL – DF

 

Raul Wanderley Gradim
Titular
Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – FAU/UnB, foi conselheiro federal do CAU/BR, na gestão 2018-2020 e membro da diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Distrito Federal (gestões 1986 e 1992). É titular do Conselho Superior (COSU) do IAB. Coordenou o Grupo Técnico Executivo do Programa Habita Brasília da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (SEDUH), em 2019, e o Grupo Técnico Executivo do Programa Habita Brasília e chefe do Escritório de Projetos da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação do DF (2016-2018).

 

 

Rogério Markiewicz
Suplente
Sócio da MKZ Arquitetura foi conselheiro do CAU/DF (2015 a 2020); diretor técnico da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do DF; diretor da Associação das Empresas de Arquitetura e Urbanismo de Brasília; membro da Comissão Permanente de Monitoramento do Código de Edificações e do Conselho Consultivo de Preservação e Planejamento Territorial e Metropolitano do Distrito Federal.

 

 

 

ESPÍRITO SANTO – ES

 

Giedre Ezer da Silva Maia
Titular
Especialista em Auditoria de Contrato, Avaliação de Imóveis e Perícia de Engenharia há 5 anos atende a rede bancária na Engenharia de Avaliação e Perícia de Imóveis, com emissão de Laudo Técnico. Gerenciou por 7 anos aprovações de projetos, fiscalizações de obra e posturas. Foi conselheira do CAU/ES, na gestão 2018-2020, atuando como coordenadora da Comissão de Ética, Disciplina, Ensino e Formação.

 

 

Emílio Caliman Terra
Suplente
Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) atua em escritório próprio de Projetos de Arquitetura e foi conselheiro do CAU/ES, na gestão 2018-2020.

 

 

 

 

GOIÁS – GO

 

Nilton de Lima Júnior
Titular
Graduado pela PUC Goiás (1994) é especialista em Gestão de Obras, com foco em Coordenação de Projetos. Atua no mercado como autônomo e gestor na Costa Lima Arquitetura e Design de Construções, fundada há mais de 20 anos, atendendo programas de habitação popular e empreendimentos habitacionais e comerciais, com foco na sustentabilidade. Desde 2019 atua junto ao CAU/GO representando os arquitetos na busca por melhorias no sistema de Alvará Fácil, recentemente implementado pela Prefeitura de Goiânia.

 

 

Adriana Mikulaschek
Suplente
Graduada pela PUC Goiás (1998) é mestre em Urbanismo pela Hochschule Wismar na Alemanha, com foco em Urbanismo e Meio Ambiente. Atuou como arquiteta na Alemanha, Espanha e Brasil. Foi professora nas áreas de projeto e Arquitetura Sustentável na PUC Goiás, onde coordena e integra o corpo docente do curso de pós-graduação Sustentabilidade em Arquitetura e Cidades. Foi coordenadora da Comissão de Planejamento Urbano e Ambiental (CPUA) do CAU/GO e representante desta instituição no Conselho de Política Urbana de Goiânia.

 

 

 

MARANHÃO – MA

 

Marcelo Machado Rodrigues
Titular
Graduado pela Universidade Ceuma (2007) do Maranhão é técnico em edificações pela EFTMA (1985). É arquiteto da Caixa Econômica Federal (CEF) cedido para a Prefeitura Municipal de São Luís/MA como assessor especial de Captação de Recursos e Parcerias Público-Privada. Foi presidente do CAU/MA e representante estadual do Maranhão junto à Associação Nacional de Engenheiros e Arquitetos da CEF.

 

 

Grete Soares Pflueger
Suplente
Doutora em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação e Urbanismo – Prourb/UFRJ e mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). É professora adjunta IV do curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão. É consultora da Fapema e membro da Rede Docomomo Brasil e Internacional, ICOMOS Brasil e do Núcleo de Pesquisas de Arquitetura Moderna na Amazônia.

 

 

MINAS GERAIS – MG

 

Eduardo Fajardo Soares
Titular
Graduado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais – EA/UFMG é mestre em Patrimônio Sustentável e servidor técnico da equipe de planejamento físico e obras da UFMG. Foi membro do conselho superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Minas Gerais; presidente do Sindicato dos Arquitetos de MG (2012) e conselheiro federal do CAU/BR, na gestão 2018-2020, atuando como membro da Comissão de Políticas Profissionais (CPP).

 

 

Ana Maria Schmidt
Suplente
Graduada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais – EA/UFMG (1975) é sócia da empresa Schmidt Arquitetura e Urbanismo desde 1987 e mestre em Geografia – Organização do Espaço. Foi consultora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/Unesco) para o PAC Cidades Históricas – estados do Ceará, Pará e Pernambuco (2009-2010); secretária municipal de Meio Ambiente e de Habitação e Desenvolvimento Urbano em Nova Lima/MG (2005 e 2008) e primeiro lugar (“ex-aequo”) no Concurso Nacional Reestruturação do Centro de Belo Horizonte (IAB/PBH-1988).

 

 

MATO GROSSO DO SUL – MS

 

Rubens Fernando Pereira de Camillo
Titular
Graduado pela Universidade Mackenzie (1985) foi professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Integrou o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Urbanização do Município de Campo Grande/MS e foi conselheiro do CAU/MS. Possui escritório desde 1985, com ênfase em projeto de clínicas, estabelecimentos assistenciais de saúde e edifícios educacionais.

 

 

Maria Clara Mascarenhas Scardini
Suplente
Graduada pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (1997) trabalhou no Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (FUPHAN) da Prefeitura de Corumbá (2013-2016). É superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Mato Grosso do Sul.

 

 

MATO GROSSO – MT

 

José Afonso Botura Portocarrero
Titular
Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP (2006) com especialização em Planejamento Urbano na Dortmund Universität, Alemanha (1983-19840. Presidiu a Associação Profissional dos Arquitetos do Estado de Mato Grosso (1981-1982) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) de Mato Grosso (1989-1990). Em 2014 recebeu o título de Arquiteto do Ano da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA).

 

 

Marcel de Barros Saad
Suplente
Graduado pela Universidade de Marília/São Paulo (2002) fundou o Studio em Cuiabá/MT, em 2003. Desde 2006 é sócio da Calder Arquitetura, escritório especializado em Arquitetura Hospitalar em São Paulo. Participou da mostra Arquitetos da Cidade (2007) e da mostra de Arquitetura Casa Cor Mato Grosso (2014). Foi conselheiro do CAU/MT, na gestão 2018-2020.

 

 

PARÁ – PA

 

Alice da Silva Rodrigues Rosas
Titular
Graduada pela Universidade Federal do Pará (1991) com especialização em Urbanismo (1994) e em Paisagismo Urbano (1998) e mestrado em Planejamento Urbano (1999), com área de concentração em Desenho Urbano. É arquiteta assessora superior da Prefeitura Municipal de Belém, lotada na Secretaria Municipal de Planejamento e Projeto do Espaço Urbano. Foi conselheira suplente do CAU/BR, na gestão 2018-2020.

 

 

Ana Cláudia Duarte Cardoso
Suplente
Doutora em Arquitetura pela Oxford Brookes University, Reino Unido (2002) é professora associada IV da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará e pesquisadora do CNPq desde 2010, com experiência em Planejamento Urbano e Regional aplicado ao contexto da Amazônia Oriental.

 

 

 

PARAÍBA – PB

 

Camila Leal Costa
Titular
Graduada pela Universidade Federal da Paraíba (2009) é mestre em Desenvolvimento Urbano (2013) com formação complementar no curso de Especialización en Urbanismo y Desarrollo Sostenible pelo Centro Iberoamericano de Gobernabilidad, Administración y Políticas Públicas Locales, na Espanha. Atua na docência desde 2012 e foi diretora do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Paraíba. Atuou na elaboração dos Planos de Habitação de Interesse Social nas cidades de Caraúbas (RN) e Alhandra (PB).

 

 

Fabiano de Melo Duarte Rocha
Suplente
Graduado pela Universidade Federal da Paraíba (2008) é mestre em Engenharia Urbana (2008) e doutorando pela mesma instituição. É sócio fundador do escritório Vila Nova Arquitetura desde 2009. Presidiu o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Paraíba; foi vice-presidente do IAB região Nordeste, vice-presidente nacional IAB e coordenador de curadoria de obras brasileiras do 2º e do 3º Prêmio Internacional Oscar Niemeyer de Arquitetura.

 

 

PERNAMBUCO – PE

 

Roberto Salomão do Amaral e Melo
Titular
Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) é mestre em Gestão Pública (2004) e especialista em Conservação Urbana e Territorial e em Arquitetura Brasileira. Ocupou cargos públicos como a direção de Patrimônio Histórico da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e de secretário-adjunto de Planejamento Urbano e Ambiental da Prefeitura da Cidade do Recife. É professor do curso de Arquitetura da Uninassau. Foi conselheiro do CAU/BR e membro da Comissão de Ética e Disciplina (CED-CAU/BR), gestão 2018-2020.

 

 

Danielle Cortez Paes Barreto
Suplente
Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) com pós-graduação em Arquitetura de Interiores no IED, em Milão, Itália. É sócia fundadora do escritório arqMULTI desde 2008. Foi conselheira do CAU/PE, na gestão 2018-2020, e membro da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Pernambuco (AsBEA/PE).

 

 

PIAUÍ – PI

 

José Gerardo da Fonseca Soares
Titular
Graduado pelo Instituto Camilo Filho em Teresina, Piauí (2008) é especialista em Iluminação para Arte e Arquitetura (2011). Foi conselheiro suplente do CAU/PI (2015-2017) e conselheiro federal do CAU/BR (2018-2020). É vice-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação (AsBai), gestão 2020-2021.

 

 

 

Edmo Campos Reis Bezerra Filgueira
Suplente
Graduado pela Universidade Federal do Piauí é especialista em Design de Interiores e Produção do Espaço e pós-graduado Master em BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto. Coordenou o Programa Momenta (Restauração de Cidades Históricas) e chefiou a Divisão Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Piauí. Foi conselheiro titular e vice-presidente do CAU/PI.

 

 

PARANÁ – PR

 

Jeferson Dantas Navolar
Titular
Graduado pela Universidade Federal do Paraná (1983) é mestre em Preservação do Patrimônio Histórico Edificado de Curitiba e especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos. Presidiu o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Paraná, e coordenou os concursos públicos de Arquitetura do Teatro Municipal de Londrina e da sede do CREA-PR. Foi membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Paraná, presidente do CAU/PR e conselheiro federal do CAU/BR, gestão 2018-2020.

 

 

Nestor Dalmina
Suplente
Graduado pela Universidade Luterana Brasileira (1980) foi eleito para dois mandatos de vereador na cidade de Cascavel/PR, onde também foi secretário de Planejamento. É sócio proprietário da empresa N Dalmina Construções Ltda.

 

 

 

RIO DE JANEIRO – RJ

 

Maíra Rocha Mattos
Titular
Doutora em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Prourb/UFRJ  é mestre em Engenharia Urbana (2016). Foi conselheira do CAU/RJ (2018-2020), compondo a Comissão de Planejamento e Finanças. Coordenou equipes de Regularização Fundiária em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação em sete favelas do Rio de Janeiro.

 

 

Sônia Lopes da Silva
Suplente
Doutora em Administração (UNR) e certificada como Project Management Professional pelo Project Management Institute é graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e escritora. Foi vice-presidente de Desenvolvimento Profissional da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) do Rio de Janeiro. É sócia do escritório EF&A Arquitetura desde 1994.

 

 

 

RIO GRANDE DO NORTE – RN

 

Patrícia Silva Luz de Macedo
Titular
Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/1986) e em Direito (FARN/2003) é especialista em Direito Público e servidora pública do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Presidiu o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Rio Grande do Norte (2014) e o CAU/RN (2015-2017). Foi conselheira federal do CAU/BR, gestão 2018-2020.

 

 

André Felipe Moura Alves
Suplente
Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2006) tem mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN (2012). Foi professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIRN (2016), diretor técnico da GA Arquitetura Ltda (2008) e conselheiro (2015-2017) e vice-presidente do CAU/RN (2018-2020).

 

 

RONDÔNIA – RO

 

Ana Cristina Lima Barreiros da Silva
Titular
Doutora em Ordenamento Territorial Ambiental Urbana é servidora pública do Governo do Estado de Rondônia desde 1985. Coordenou o primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo em Rondônia, na UNIRON. Presidiu o CAU/RO e foi conselheira federal do CAU/BR. Recebeu o título de Cidadã Honorária de Porto Velho pela contribuição na produção arquitetônica da cidade e na preservação do seu patrimônio histórico.

 

 

Adson Jenner de Araújo Moreira
Suplente
Graduado pela Universidade Norte do Paraná (2005) é especialista em Arquitetura e Pós-modernidade. Foi professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIRON (2008-2019) e dirige o escritório AC ARQUITETURA, fundado em 2007, especializado em Projetos Arquitetônicos, Arquitetura de Interiores e Gestão de Projetos e Obras.

 

 

 

RORAIMA – RR

 

Nikson Dias de Oliveira
Titular
Graduado pela PUC de Goiás é mestre em Planejamento Urbano pela Universidade Federal de Roraima-UFRR e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Aviação, Perícias e Auditoria em Engenharia. Foi conselheiro federal do CAU/BR, gestão 2018-2020. É docente de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima e diretor do escritório DIAS Arquitetos Associados.

 

 

Luiz Afonso Maciel de Melo
Suplente
Graduado pela Universidade Federal do Pará (1979) é especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e pós-graduado em Planejamento Urbano e Regional. Foi diretor de fiscalização e obras da Prefeitura Municipal de Boa Vista, coordenador do Programa Bem Morar do Governo do Estado de Roraima e conselheiro do CAU/RR.

 

 

RIO GRANDE DO SUL – RS

 

Ednezer Rodrigues Flores
Titular
Graduado pela UniRittet é especialista em Arquitetura de Sistemas de Saúde, em Gestão de Recursos Físicos e Tecnológicos em Saúde, em Gestão Hospitalar e em Administração Hospitalar. Foi docente da pós-graduação em Arquitetura Hospitalar e atuou no Serviço de Arquitetura e Engenharia e no Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Foi conselheiro do CAU/RS e do CAU/BR, gestão 2018-2020.

 

 

Clarice Castro Debiagi
Suplente
Graduada pela UniRittet (1993) é especialista em Design Estratégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e mestre em Design e Tecnologia (2014). Presidiu a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) do Rio Grande do Sul e foi vice-presidente da AsBEA Nacional. Integrou o Conselho do Plano Diretor da Região 6 de Planejamento do Município de Porto Alegre (2002/2203). É sócia da DF Debiagi e Fortes Arquitetura e Urbanismo.

 

 

SANTA CATARINA – SC

 

Daniela Pareja Garcia Sarmento
Titular
Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Blumenau – FURB e especialista em Planejamento Urbano e Regional é sócia fundadora do escritório Terra Arquitetura e Planejamento Ltda. (2000). Docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB foi presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Blumenau (2018), e presidente do CAU/SC.

 

 

Vania Stephan Marroni Burigo
Suplente
Docente pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (1977) atua como autônoma no desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de interiores residenciais. É conselheira federal representando o Instituto dos Arquitetos do Brasil, Santa Catarina, no Conselho Superior do IAB e conselheira suplente do Sindicato de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina. Participa do Coletivo Arquitetura para Todos do IAB, núcleo Criciúma/SC.

 

 

SERGIPE – SE

 

Ricardo Soares Mascarello
Titular
Graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995) é mestre em Engenharia Civil na área de Edificações e Comunidades Sustentáveis e especialista em Fundamentos do Projeto Arquitetônico. Atuou como docente e é arquiteto e urbanista na Empresa de Desenvolvimento Socioespacial Cidades Visíveis, organizador e atuante em pesquisas urbanas com o projeto Traço Urbano.

 

 

Karinne Santiago Almeida
Suplente
Graduada pela Universidade Tiradentes (2000) é especialista em Design de Produtos. Atuou no setor de Licenciamento de Obras da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) em Aracaju, Sergipe. É docente da Universidade Federal de Sergipe e presidiu o CAU/SE. Trabalha em pesquisa sobre questões de sustentabilidade e reuso da água, bem como na conscientização do desenvolvimento da Eficiência Energética.

 

 

SÃO PAULO – SP

 

Nadia Somekh
Titular
Professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie foi conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e conselheira da União Internacional de Arquitetos – UIA (2017). Na cidade de São Paulo foi diretora do Departamento de Patrimônio Histórico e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (2013-2016). Ganhou do governo francês a Palma Acadêmica (2018) e é professora convidada do Instituto de Urbanismo de Paris. Foi conselheira federal do CAU/BR, gestão 2018-2020.

 

 

Helena Aparecida Ayoub Silva
Suplente
Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP (1979) é sócia gerente do escritório Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados EPP, desde 2002. É docente no Departamento de Projeto, Grupo de Disciplinas de Projetos de Edificações da FAUUSP e vice-coordenadora da Comissão de Curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (desde 2020).

 

 

TOCANTINS-TO

 

Matozalém Sousa Santana
Titular
Graduado pela Universidade Federal de Tocantins – UFT (2012) é especialista em Desempenho das Edificações Habitacionais e sócio da Artefato Arquitetos Associados, atuando na área de projetos e administração de obras. Foi conselheiro federal do CAU/BR, gestão 2018-2020.

 

 

Luís Hildebrando Ferreira Paz
Suplente
Graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989) presidiu o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Tocantins, e foi diretor de Planejamento Territorial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Projeto da Secretaria de Habitação de Tocantins e presidiu o CAU/TO. É arquiteto concursado do Estado do Tocantins e sócio do escritório de Arquitetura Paz Arquitetura e Design de Interiores Ltda.

 

 

IES – INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

 

Valter Luís Caldana Junior
Titular
Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP (2005) é professor titular de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo desde 1994, e coordenou o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Foi membro eleito por dois mandatos do Conselho Municipal de Política Urbana da Prefeitura de São Paulo representando as IES.

 

 

Naia Alban Suarez
Suplente
Doutora pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid – Universidad Politécnica de Madrid (1994) foi diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia- UFBA (2011-2020) e integra o quadro permanente do PPG-AU/UFBA. Foi premiada em primeiro lugar na categoria Arquitetura de Espaços Urbanos – Praça Turca – Juazeiro/Bahia –  na VI Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo 2008/Lisboa.

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo