CAU/UF

Conjunto Moderno da Pampulha, candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade

Um dos maiores cartões postais de Minas Gerais poderá receber reconhecimento internacional. O Conjunto Moderno da Pampulha é o único candidato brasileiro no momento a Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 

 

A Conselheira Estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Marília Palhares Machado, e também representante do CAU/MG no acompanhamento da Missão de Avaliação da UNESCO/ICOMOS aponta o apoio do Conselho como significativo e abrangente. Ela reforça: “A trajetória da Pampulha se enriquecerá local e internacionalmente, mostrando que a boa arquitetura atravessa os tempos, se mantém valorizada pela sociedade”.

 

O processo de indicação ao título de patrimônio da humanidade começou na década de 90, sendo retomado em 2012 e recepcionado este ano pela UNESCO. Nesta segunda-feira, 28 de agosto, a consultora venezuelana María Eugenia Bacci, do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) chegou a Belo Horizonte para avaliar a candidatura in loco. A decisão da UNESCO será anunciada em Istambul, na Turquia, em junho de 2016.

 

Fruto do trabalho integrado de grandes nomes da arquitetura e artes plásticas, o conjunto foi projetado por Oscar Niemeyer a pedido de Juscelino Kubitschek, prefeito de Belo Horizonte na época. Dentre outros, conta com jardins de Roberto Burle Marx e Henrique Lahmeyer de Mello, obras de arte de Cândido Portinari, os mosaicos de Paulo Werneck, além de influências dos princípios da arquitetura moderna formulados por Le Corbusier. O Conjunto Moderno que receberá o título é formado pela Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte), a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), a Casa Kubitschek (antiga residência de JK) e o Iate Tênis Clube, conectados pelo espelho d’água da lagoa.

 

A conselheira Marília Palhares Machado ainda afirma que ao “apoiar a candidatura se integrando ao processo da candidatura, o CAU de Minas Gerais cumpre sua missão de promover a arquitetura e o urbanismo para todos e fortalece o lugar deste profissional na sociedade. Uma ideia pode ser confirmada neste momento: o acesso de todos à arquitetura e à cidade contribui para um mundo mais justo e equilibrado”. Confira neste link o apoio da Presidência, dos Conselheiros e colaboradores do CAU/MG a candidatura.

 

Nesse sentido, convidamos a todos, arquitetos, urbanistas, estudantes, sociedade em geral, a participar desse apoio ao reconhecimento do nosso patrimônio. Em consonância com todas as iniciativas neste mesmo sentido. Ao visitar a sede do CAU/MG, ou o Posto Avançado no IAB/MG, garanta seu botton “Eu apoio. Conjunto Moderno da Pampulha, candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade.”

 

 

Acesse os links oficiais da Campanha Abrace a Pampulha:

BH faz cultura e Facebook do Conjunto Moderno da Pampulha

 

 

Publicado em 02/10/2015. Fonte: CAU/MG.

 

MAIS SOBRE: CAU/UF

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Roberto Bratke, arquiteto que transformou a paisagem da zona sul de São Paulo, morre aos 88 anos

ASSESSORIA PARLAMENTAR

NOTA OFICIAL: Esclarecimentos sobre o PL 2081/2022

CAU/UF

Profissionais debatem os desafios das arquitetas e arquitetos negros

Pular para o conteúdo