ARQUITETURA SOCIAL

Conselheiros de CAU/BR debatem novas alternativas de habitação social em Belém/PA

 

Comissão de Política Profissional do CAU/BR (CPP-CAU/BR) está em Belém do Pará realizando uma série de atividades relacionadas à questão da habitação social no Brasil. Em conjunto com o VI Seminário Nacioal de Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo, promovido em parceria com o CAU/PA, os conselheiros federais promoveram reuniões com a Artemísia, ONG de fomento de negócios de impacto social, e com a Universidade Federal do Pará.

 

Na reunião com a diretora-executiva Artemísia, a Comissão de Política Profissional debateu meios para apoiar novos negócios no setor de Arquitetura e Urbanismo que tenham como objetivo melhorar a qualidade das residências da população de menor renda no Brasil. O encontro contou com a presença de Fernando Assad, sócio do Programa Vivenda, empresa de São Paulo que promove reformas na periferia da cidade. Clique aqui para conhecer.

 

Também foi discutida o programa LabHabitação, que vai fornecer apoio administrativo e financeiro para empresas startups da área de habitação social. Serão selecionadas 15 empresas para um treinamento gratuito de seis semanas, promovido pela Artemísia e Gerdau, com apoio do CAU/BR. Para se inscrever no LabHabitação, clique aqui.

 

Na foto, os conselheiros do CAU/BR Ricardo Martins (SC), Eduardo Fajardo (MG) e Emerson do Nascimento (MA), com o empresário Fernando Assad, a diretora-executiva da Artemísia, Maure Pessanha, e a conselheira do CAU/BR Josemée Gomes de Lima (AL), coordenadora da Comissão de Política Profissional

 

EMPREENDEDORISMO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Os conselheiros estiveram também na Universidade Federal do Pará para conhecer o programa de regularização fundiária realizado pela instituição. O Projeto Moradia Cidadã lida principalmente com ocupações em antigas áreas da União que foram repassadas ao municípios recentemente. São mais de 500 núcleos urbanos em mais de 127 municípios, que contam com um sistema de georreferenciamento para gerar os documentos necessários ao morador, para que ele consiga sua escritura no cartório. Com a companhia do presidente do CAU/PA, José Akel, do presidente da CODHAB-DF, Gilson Paranhos, e conselheiros estaduais do CAU/PA, a CPP-CAU/BR fez ainda uma visita técnica no bairro Terra Firme, um dos atendidos pelo Projeto Moradia Cidadã, para conhecer os benefícios trazidos pela regularização fundiária.

 

Conselheiros do CAU/BR e do CAU/PA em conversa com a professora da UFPA Myrian Cardoso e o presidente da CODHAB-DF, Gilson Paranhos (os dois de preto, no centro da foto).

 

Nesta quarta, os conselheiros do CAU/BR e do CAU/PA juntaram-se a arquitetos e urbanistas de Belém para o VI Seminário Nacional de Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo, que discute a importância e a forma de empreender em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social no Pará. O evento conta com a presença de representantes da Prefeitura de Belém, do Sebrae-PA, da ONG Soluções Urbanas e da CODHAB-DF.

 

Na quinta, os participantes do seminário realizam uma Oficina de Capacitação para Atuação em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social, ministrada pela arquiteta Mariana Estevão, da ONG Soluções Urbanas. A oficina seguirá a metodologia do programa Arquitetos de Família, criado por Mariana. Trata-se de uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil e premiada em 2013 pela Finep (Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa). Sua atuação segue a estratégia do Saúde da Família, com profissionais agindo permanentemente no mesmo território, interferindo na cultura da autoconstrução e sensibilizando a população sobre a necessidade de investir em melhorias habitacionais.

 

Visita técnica do CAU/BR e CAU/PA ao bairro Terra Firme, cuja regularização fundiária está sendo feita pela UFPA

 

CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO DO VI SEMINÁRIO NACIONAL

DE EMPREENDEDORISMO EM ARQUITETURA E URBANISMO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo