ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conselheiros do CAU Brasil homenageiam arquitetos que marcaram história da profissão

 

Durante a 112ª Reunião Plenária Ordinária do CAU Brasil, os conselheiros federais fizeram uma homenagem a três arquitetos e urbanistas que faleceram nesta semana e marcaram a história da profissão. Em memória a Paulo Mendes da Rocha, Jaime Lerner e Jorge Derenji, foi feito um minuto de silêncio antes do começo da reunião plenária. A conselheira Ana Cristina Barreiros, de Rondônia, repetiu palavras de Paulo Mendes da Rocha sobre a função social de arquitetos e urbanistas. “Construir a cidade não é repetir o que já existe, construir para ser mais um produto no mercado. Não é o que eu saiba fazer, mas o que sei que não devo fazer. E assim a gente pode evitar o desastre”, disse Paulo, falecido no dia 23 de maio, aos 92 anos.

 

Ana Cristina destacou que esse desastre está acontecendo na capital Porto Velho. A cidade acaba de aprovar uma lei extinguindo cargos públicos de arquitetos e engenheiros. “Não teremos mais Arquitetura e Engenharia públicas. Profissionais que tratam da cidade e da qualidade de vida dos habitantes”, lamentou a conselheira. Ela anunciou uma série de reuniões com outras entidades de classe para se opor à medida.

 

Saiba mais sobre Paulo Mendes da Rocha

 

O conselheiro Jeferson Navolar, do Paraná, ressaltou a importância de Jaime Lerner, para o seu estado. “Foi fundamental na consolidação da cidade de Curitiba como experiência de planejamento”, afirmou. A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, ressaltou a importância dessa experiência para o mundo todo. “Sempre quando estávamos em qualquer reunião internacional, inclusive a ONU-Habitat, falava-se em Curitiba”, disse. “Jaime Lerner levou o nosso urbanismo para o mundo inteiro”.

 

Saiba mais sobre Jaime Lerner

 

A trajetória do arquiteto Jorge Derenji, falecido no dia 25, foi destacada pela conselheira Alice Rosas, do Pará. Gaúcho de nascimento, Jorge teve uma ação destacada em Belém, onde foi superintendente estadual do Iphan e promoveu o registro do Patrimônio Histórico no Pará. “Também deixou várias obras de Arquitetura Moderna que são referência para os arquitetos paraenses”, lembrou a conselheira, ex-aluna e ex-colega de trabalho de Jorge.

 

Saiba mais sobre Jorge Derenji

 

O conselheiro Walter Caldana, representante das Instituições de Ensino Superior, lembrou que os três profissionais homenageados na Reunião Plenária foram professores de Arquitetura e Urbanismo. E, como tal, participaram da formação de vários conselheiros. “Todos eles lutaram para que tivéssemos o nosso conselho próprio. Defenderam a profissão, a ética e a arquitetura pública. O CAU é fruto da atuação desses mestres”, afirmou Caldana.

 

No dia seguinte, na 36ª Reunião Plenária Ampliada, com a participação dos presidentes dos CAU/UF, o presidente do CAU/PA, José Akel Fares Filho, também homenageou Jorge Derenji. “Era um colega de  primeira hora, ajudou a fundar o curso de Arquitetura e Urbanismo na UFPA em 1963”, disse. “É um momento de tristeza para todos nós”.  

 

Veja abaixo a íntegra da reunião:

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo