ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conselho Superior do IAB debate Concursos Públicos e Assistência Técnica

O Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU-IAB), constituído pelos ex-presidentes do IAB e mais 40 membros eleitos, reuniu-se de 17 a 20 de janeiro em Brasília para seu 153º Encontro. Na pauta, debates sobre Concursos Públicos de Arquitetura, Novo Marco Legal de Regularização Fundiária e a experiência da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF). A Codhab-DF está realizando desde 2015 um projeto revolucionário na periferia de Brasília, com a instalação de dez postos de assistência técnica em comunidades, 50 mutirões de renovação urbana, 12 concursos públicos de Arquitetura e mais de 30.000 escrituras entregues (saiba mais). O trabalho é liderado pelo arquiteto e urbanista Gilson Paranhos, ex-presidente do IAB e atual diretor da Codhab-DF. Houve ainda o lançamento do livro “Arquitetura em Retrospectiva”, publicação que resgata a história das 10 Bienais de Arquitetura de São Paulo, realizadas entre 1973 e 2013, da arquiteta e urbanista Elisabete França.

 

O encontro do COSU foi realizado no auditório do CREA/DF

 

O presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, participou do encontro no dia 18 de janeiro. Luciano reafirmou sua intenção de promover um diálogo constante do CAU/BR com as entidades nacionais de Arquitetura e Urbanismo e reafimrou seu compromisso com a realização do Congresso Mundial de Arquitetos UIA.2020.Rio, que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro, com organização do IAB. Espera-se reunir mais de 10.000 arquitetos de todo o mundo na ocasião. Saiba mais aqui. O presidente do CAU/BR falou ao lado de Nivaldo Andrade, presidente do IAB Nacional, e Célio Costa, presidente do IAB-DF.

 

Nivaldo Andrade (IAB/DN), Luciano Guimarães e Célio Melis ( IAB/DF)

 

No dia 18, Luciano Guimarães retornou ao COSU, desta vez acompanhado pela engenheira Fátima Có, presidente do CREA-DF, que cedeu seu auditório para o encontro. Na década de 90, ela presidiu pela primeira vez o CREA-DF, mesma época em que Luciano presidiu o CREA-CE. “Minha visão é de que arquitetos e engenheiros devem estar unidos, pois atuamos na mesma área e temos os mesmos princípios e cuidados que a sociedade espera de nosso trabalho”, disse ela aos participantes do encontro. Citou como exemplo uma ação de fiscalização que o CAU/DF e o CREA-DF realizaram em conjunto impedindo a continuidade de obras irregulares em escolas da cidade.  Luciano Guimarães igualmente enfatizou a necessidade desse trabalho integrado em benefício de nossas cidades. “Já trabalhamos nessa forma em campo, não serão dois Conselhos que nos distanciarão”. 

 

O presidente do IAB/DN, a engenheira Fátima Có (presidente do CREA/DF) e o presidente do CAU/BR

 

O Encontro acontece em homenagem aos arquitetos e urbanistas Christina Jucá e Raul Nobre Jr, falecidos em 2017. Christina foi professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB), onde marcou gerações de arquitetos que passaram pela escola. Saiba mais aqui. Raul foi vice-presidente do CAU/BA entre 2011 e 2017, vice-presidente do IAB/BA e membro da Comissão de Exercício Profissional da UIA, representando o Brasil.

 

O 153º Encontro do Conselho Superior do IAB conta ainda com uma programação cultural, que inclui uma visita à exposição “100 Anos de Athos Bulcão”, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Na sexta, os arquitetos e urbanistas vão visitar dois postos de assistência técnica da Codhab-DF, onde conhecerão as equipes que realizam projetos gratuitos para a população com renda inferior a três salários mínimos.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CONCURSOS DE AU

Conselho Nacional de Justiça anuncia concurso público com vaga para profissional de Arquitetura

CONCURSOS DE AU

Novacap anuncia Concurso Público com vagas para arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

Pular para o conteúdo