ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Consulta Pública: Opine sobre contratação de Consultoria de Geotecnologia para o CAU

 

O CAU/BR e os CAU/UF, por meio do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), pretendem contratar consultoria técnica especializada em geotecnologias para realizar análise da viabilidade técnica, econômica, financeira, jurídica e contratual para identificar alternativas e modelos de sistemas de geotecnologias que atendam às necessidades dos arquitetos e urbanistas. Para isso, o CAU/BR abre Consulta Pública sobre o Termo de Referência da contratação, aberta a sugestões até o dia 27 de outubro.

 

Clique aqui para participar da Consulta Pública Nº 27

 

O objetivo da contratação é reforçar o Sistema de Inteligência Geográfica do CAU, o IGEO, que fornece suporte estratégico e operacional ao CAU/BR e aos 27 CAU/UF, principalmente nas ações de fiscalização por todo o país. Por meio do IGEO, os fiscais conseguem cruzar dados de denúncias, RRT registrados no CAU, alvarás da Prefeitura e outras informações, criando rotas mais eficientes para as ações de combate ao exercício ilegal da profissão.

 

 

Com a contratação, o CAU terá um o estudo detalhado de alternativas de modelos e sistemas de geotecnologias, possibilidades de mercado, alternativas de modelos de dados e serviços, bem como construção de Minuta de Termo de Referência para contratação de sistema webGIS. WebGIS (Web Geographical Information System) é um Sistema de Informação Geográfico online. Os exemplos mais triviais de uma estrutura de WebGIS são o site GoogleMaps e o programa Google Earth.

 

Exemplo de rota de fiscalização gerada pelo IGEO

 

Espera-se, dessa forma, conseguir ideias inovadoras que possam incrementar o uso e aplicação das ferramentas e dados disponíveis.

 

Leia a Minuta do Termo de Referência e participe da consulta.

 

Clique aqui para participar da Consulta Pública Nº 27

11 respostas

  1. Google Earth e Google Maps não são WebGIS. Um sistema de informação geográfica (SIG), também conhecido como GIS (acrónimo/acrônimo inglês de geographic information system), é um sistema de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.

  2. Acho um absurdo o conselho despender recursos financeiros com esse tipo de estudo, sendo que existe dentro do conselho uma coordenadoria dedicada ao setor de geotecnologia com um coordenador e dois técnicos. Será possível que esses funcionários durante as 8 horas de trabalho no dia não possam alocar ao mínimo 4 horas de seu tempo para fazer um reles estudo de viabilidade do sistema IGEO.

    1. Jorge, pedimos que por favor registre sua sugestão por meio do formulário da Consulta Pública (veja link acima).

  3. Quando foi que decidimos que a fiscalização presencial será determinada por denúncias, RRTs e alvarás municipais?
    Quando foi que decidimos fechar os olhos à informalidade onipresente e indetectável por denúncias, RRTs, alvarás, satélites e que tais?
    Depois da data dessa decisão, poderíamos pensar em contratar a geotecnologia que for.
    Antes não.

    1. Marco, o CAU/BR instituiu recentemente a Comissão Temporária de Fiscalização (CTF) com o objetivo, além de estabelecer diretrizes para o Plano Nacional de Fiscalização, revisar os normativos do CAU que disciplinam o tema, em especial a Resolução nº 22, de 4 de maio de 2012 e o Manual de Fiscalização do CAU. Saiba mais em https://caubr.gov.br/comissaodefiscalizacao/

  4. Já não existem sistemas de monitoramento inteligentes implantados e concretizados como, por exemplo, da CODEPLAN-DF, Exercito Brasileiro etc?
    Haveria a possibilidade de convênio com estes e outros já existentes?

    1. Celina, pedimos que por favor registre sua sugestão por meio do formulário da Consulta Pública (veja link acima).

  5. Esse sistema será disponibilizado para toda a classe????

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo