CAU/BR

Consulta Pública: Opine sobre regras para desagravo público a arquitetos

O CAU/BR está criando uma resolução com as regras para a publicação de desagravos públicos a arquitetos e urbanistas que tenham sido ofendidos em razão de sua atividade profissional. O objetivo é que os profissionais possam recorrer ao Conselho para defender sua reputação profissional e fazer a devida reparação moral.

 

De acordo com a minuta de Resolução, qualquer profissional que se sentir ofendido no exercício de sua função pode pedir ao CAU/BR ou aos CAU/UF uma nota de desagravo. Caberá ao Plenário decidir pela redação e leitura do desagravo ou pelo arquivamento do pedido, se a ofensa for pessoal, se não estiver relacionada com o exercício profissional ou com as prerrogativas gerais do arquiteto e urbanista ou se configurar crítica de caráter doutrinário, político ou religioso.

 

Arquitetos e urbanistas que quiserem contribuir podem enviar sugestões até o dia 09 de setembro por meio deste link.

 

Publicado em 08/08/2016

MAIS SOBRE: CAU/BR

16 respostas

  1. Com tanta coisa para vcs fazerem, acha mesmo que nesta crise isso é importante? E se consideram assim, é importante para quem? Censura? Agora se forem criticar uma obra de arte, a minha por exemplo, eu tenho que recorrer ao cau, não existe meios judiciais para que eu tome minhas providencias? Vcs deviam fiscalizar as denuncias que protocolamos e ficamos com respostas genéricas. Acho um retrocesso essa medida e um desperdicio de trabalho.

  2. Li as manifestações acima dos meus colegas. É o Brasil…!
    Vivemos um estado de precariedade e falência ética total, das instituições, da educação, da cultura, das cidades – sem calçadas, onde o espaço de uso público é apropriado indevidamente pelos confrontantes, onde não há transporte coletivo decente, etc,etc e tal. A burocracia – necessária para a disciplina e organização – foi transformada numa caixa de Pandora … Para onde vamos?
    É triste ver a desordem mental que o acesso de meios trouxe à nossa comunicação.
    Por que o CAU, em resposta às questões colocadas pelos colegas que têm coragem de se manifestar colocando questões – até as mais óbvias – não lhes responde com objetividade e síntese em vez de empurrar para um outro “http://caubr. … … …”?
    Caros colegas, perdoem-me pelo desabafo.

  3. Enquanto vocês ficam discutindo essas questões tão pequenas, que podem ser pertinentes em um caso ou outro, os arquitetos continuam sem serem registrados. Quantos Arquitetos recém formados ou formados a muito tempo trabalhando sem terem registro pois o teto ,TEMOS que mudar é essa bobagem de piso salarial mentiroso, com um piso salarial muito elevado nem os escritórios conseguem contratar um arquiteto nem o arquiteto recém formado consegue trabalhar com carteira assinada. Acho isso uma tremenda idiotice, depois agente fica ouvindo falar que o mais da metade dos arquitetos e urbanistas ganham até oito salários mínimos por mês, isso é obviamente uma distorção pela falta de pessoas que não tem carteira assinada e ou trabalham como “cadista” “desenhista” da vida ! Vamos valorizar a verdade e não fingir que estamos valorizando uma mentira !!

    1. Marcelo, esclarecemos que o profissional só pode atuar na área de Arquitetura e Urbanismo com registro válido pelo CAU. Fora disso, é exercício ilegal da profissão. Sobre o salário mínimo profissional, pedimos que por favor encaminhe sua sugestão pelo e-mail [email protected]

  4. Seria bom também o CAU criar um caminho para defender os arquitetos que têm suas obras conspurcadas por proprietários que fazem puxadinhos e outra excrecências nas nossas obras de arte.É a mesma coisa que pintar um bigode na Monalisa.

    1. Eu conheço a resolução, mas o que eu gostaria de saber é se, na prática, já existiu algum caso em que o arquiteto foi remunerado.

  5. Sugiro que seja incluída medidas de desagravo, ao profissional e às normas(resoluções) desta entidade, que estão, literalmente, sendo desrespeitadas pelos órgãos públicos e empresas públicas, não aceitando acervo técnico do profissional, exigindo acervo da empresa. Neste ano já ocorreu dois casos comigo, Banco do Brasil e Ministério da Integração Nacional.

  6. Atitudes assim é que esperamos de um Conselho que diz ser dos Arquiteto e URbenista, Espero que com isto seja o primeiro paço para entrarmos em uma nóva éra, um Conselho que nos una e nos defenda e não apenas para nos vigiar e punir. Parabéns ao CAU/BR.

  7. Sugiro que seja incluída nesta Resolução medidas de desagravo também ao arquiteto e urbanista ou manifestados através de seus representantes legais, que ofendam Conselheiros eleitos que estão em suas atividades pertinentes em seus Conselhos, por processos judiciais externos ou mesmo em recursos encaminhados ao PLenário.

  8. Mais uma vez PARABÉNS AO CAU/BR
    .
    Esperamos com essa nova medida, que acabem INCLUSIVE, os inúmeros casos de ataque por parte de “profissionais” de outras áreas a nós Arquitetos e Urbanistas, que lutamos incessantemente para que as Leis a as Resoluções do nosso Conselho, sejam cumpridas.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo