CONSULTA PÚBLICA

Consulta Pública: Opine sobre revisão de Norma de Projeto Urbanístico da ABNT

 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) está finalizando a NBR 16636-3, que trata da elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos. A terceira parte da norma, que trata de Projeto Urbanístico, está em consulta pública no site da ABNT até o dia 18 de março. Arquitetos e urbanistas que quiserem contribuir devem entrar no site e registrar suas sugestões. É necessário realizar um cadastro prévio.

 

Veja aqui a minuta da NBR 16636-3 Parte 3: Projeto Urbanístico

 

Clique aqui para acessar a Consulta Pública

 

A Parte 3 da NBR 16636 estabelece as atividades técnicas envolvidas no desenvolvimento do projeto urbanístico, com foco em novas cidades, trechos urbanos ou redesenho de áreas urbanas existentes a serem renovadas. Esta Parte da ABNT NBR 16636 é aplicável a todas as classes (ou categorias) tipológicas funcionais e formais de assentamentos urbanos, referentes aos projetos urbanísticos.

 

A Parte 1 da nova NBR 16636 define o conjunto geral das atividades de projeto de arquitetura, a terminologia e as funções das demais especialidades que compõem a elaboração do projeto final, como fluxograma de processos e demais etapas práticas em documentos, informações, cronogramas e outros itens críticos do trabalho de projetar.

 

Já a Parte 2 aborda as fases e etapas do projeto, dando informações sobre técnicas obrigatórias no projeto arquitetônico, considerando desde as dimensões até informações sobre o canteiro de obras e instruções sobre o uso e manutenção da futura edificação, orientações sobre levantamentos necessários, interação com a vizinhança do empreendimento e também com as concessionárias de serviço da região, além de fluxogramas de evolução do projeto e tabelas que auxiliam com os itens de um projeto na construção.

 

A Parte 3 (Projeto Urbanístico) da norma segue em debate na Comissão de Estudos de Elaboração de Projetos, Representação Gráficas e Atividades Técnicas de Arquitetura (CE-002 :138.42), para que a criação da norma atualize o setor da área de projetos que passa por um constante crescimento no Brasil. A reativação dessa comissão de estudo foi realizada em 2014, a pedido do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

 

Foto: Projeto vencedor do concurso da Operação Urbana Consorciada Água Branca. Projeto: Estúdio 41

3 respostas

  1. Acho que tão importante quanto termos uma NBR definindo parâmetros do que seja um projeto Urbanístico, será também definir quais profissionais estão habilitados a exerce-lo, pois tenho me deparado com trabalhos realizados por engenheiros civis que sequer frequentaram a disciplina de planejamento urbano, e acham que urbanismo é desenhar ruas.

  2. Sou especialista em Planejamento Urbano e Regional conferido pela Nações Unidas desde 1985. Trabalhei no CNDU em Normatização para definições de áreas urbanas e regiões metropolitanas com grupos internacionais. Gostaria de retomar as atividades com a ajuda da CAU/DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CONSULTA PÚBLICA

Participe da consulta pública sobre anteprojeto que disciplina registro de egressos em razão de ordem judicial

CONSULTA PÚBLICA

Consulta Pública: Calculadora de Preço Mínimo Sugerido de Projetos e Serviços de A&U

CONSULTA PÚBLICA

Participe da pesquisa sobre a prática da “reserva técnica”!

ASSESSORIA PARLAMENTAR

Manifestação do CAU Brasil sobre o licenciamento urbanístico integrado

Pular para o conteúdo