ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Contratar serviços de Arquitetura exige cuidados do cliente e do arquiteto

 

 

Pesquisa encomendada pelo CAU/BR ao Instituto Datafolha aponta que 78% dos brasileiros que já contrataram o serviço de um arquiteto ficaram satisfeitos com o resultado e que contariam novamente com a ajuda de um profissional numa próxima oportunidade (leia aqui). Para quem ainda não contratou, mas pensa em fazê-lo, ou até para quem já contratou mas não se ateve a alguns cuidados ao fechar o negócio, é importante seguir algumas recomendações para evitar eventuais problemas.

 

“Qual o objeto da contratação, como será realizado o serviço e qual e valor cobrado, como também qual será o prazo para a entrega da obra são itens que não podem faltar na proposta que o arquiteto deve apresentar ao cliente. Inclusive o número de visitas de acompanhamento da obra que ele se propõe a fazer”, orienta Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP, que congrega 49.000 profissionais registrados em todo o Estado, um terço do número de arquitetos registrados em todo o Brasil.

 

Fechado o acordo, é importante que se firme um contrato com todas as especificações e aspectos jurídicos. “Protege tanto o cliente como o profissional”, diz Belleza. Nesse sentido, outra exigência que pode ser feita de ambas as partes é a emissão do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Este documento, emitido pelo profissional junto ao CAU, é que define quais são suas responsabilidades, e que pode isentá-lo de alguma culpa por problemas surgidos por qualquer interferência no seu projeto, se realizada depois da conclusão do seu trabalho. Saiba mais sobre o RRT. 

 

ORIENTAÇÕES AOS PROFISSIONAIS

Para que o arquiteto possa elaborar um projeto que atenda o que realmente o cliente deseja é importante que o profissional seja bem orientado a respeito. “No contrato vale mencionar quais são os espaços que serão trabalhados, o tamanho de cada um, o que se pretende para eles”, completa o presidente do CAU/SP. É a partir daí que o profissional começará a trabalhar no anteprojeto para depois, finalmente, apresentar o projeto final, inclusive o de execução, que trará ainda informações complementares como especificação do material que será utilizado, qual a quantidade de cada um, como serão as portas, janelas e pisos, por exemplo.

 

Por fim, o presidente do CAU/SP lembra que o trabalho assinado por um arquiteto, além de proporcionar mais conforto, também valoriza o imóvel. “E contratar um arquiteto custa de 5% a 10% do valor total gasto na obra, bem abaixo do que muitas pessoas imaginam. Outra vantagem é também a economia que a presença de um arquiteto oferece com a redução de despesas extras e desperdício de material, que pode chegar a uma taxa de 30% a menos”, conclui Belleza.

 

Para encontrar um profissional perto de você, consulte a plataforma Ache um Arquiteto, com mais de 150.000 profissionais cadastrados em todo o Brasil. Clique aqui

 

Foto: Casa Maracanã, em São Paulo (SP). Projeto de Terra e Tuma Arquitetos Associados. Foto: Pedro Kok. 

 

3 respostas

  1. Mesmo depois de 30 anos de formado 5% continua sendo um sonho para os Arquitetos…

  2. sugiro a publicação de uma cartilha, de fácil apreensão, para padronizar o escopo mínimo a ser entregue ao consumidor, pelos profissionais

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo