ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Coronavírus: Confira orientações do CAU/BR e dos CAU/UF para arquitetos e urbanistas

 

Pandemia do coronavírus têm causado diversas mudanças no trabalho de arquitetos e urbanistas. É preciso, antes de tudo, se prevenir e garantir a saúde de sua família e de sua comunidade. Para apoiar a tomada de decisão entre os profissionais e as empresas do setor, o CAU/BR e os CAU/UF têm criado diversos conteúdos sobre como enfrentar os novos desafios impostos pela pandemia.

 

O CAU/BR tem promovido a prevenção e a informação sobre o coronavírus em seu site e redes sociais, com audiência em todo o país. Compartilhamos, por meio de vídeos e posts, informações extraídas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição de pesquisa e desenvolvimento vinculada ao Ministério da Saúde. Também foram publicadas dicas de arquitetas e urbanistas sobre cuidados de prevenção em unidades de saúde, em casa e assentamentos precários, a partir de um debate promovido pelo IAB-RJ.

 

No site foi publicado também o Manual de Orientações da Arquitetura Hospitalar para o Controle do Contágio da Covid-19, lançado pelo Grupo de Estudos em Arquitetura e Engenharia Hospitalar (GEA-hosp), a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e a Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH). E ainda: cursos online gratuitos sobre temas ligados a Arquitetura e Urbanismo. 

 

Veja orientações da Fiocruz

Veja dicas de arquitetas e urbanistas no IAB-RJ

Veja cursos gratuitos para arquitetos e urbanistas

Manual de Prevenção em Residências

 

 

Já o CAU/DF divulgou uma série publicações com informações essenciais para arquitetos e urbanistas e demais profissionais que, por diversas razões, continuam presentes nos canteiros de obras de construção e reformas, nos escritórios e em pequenos negócios. Neste momento delicado, é preciso redobrar as medidas de segurança e proteção pessoal e coletiva. O CAU/DF também está publicando uma série de vídeos curtos nos Stories de seu perfil no Instagram (@caudfoficial) com arquitetos e urbanistas do Distrito Federal sobre como os profissionais tem enfrentado o COVID-19. 

 

Confira Protocolos de Trabalho CAU/DF

Envie seu vídeo para o CAU/DF

 

 

O CAU/PE está realizando várias lives no Instagram (@oficialcaupe) várias conversas voltadas à arquitetura e urbanismo, como contribuição aos profissionais nessa fase de isolamento social. Um dos bate-papos foi com o conselheiro do CAU/BR Roberto Salomão (PE), sobre a importância de otimizar o tempo em casa para seu aperfeiçoamento profissional, acessando sites de lives de várias instituições de ensino que vêm disponibilizando conteúdo gratuitos nesse período. Também foi convidado o conselheiro do CAU/BR Matozalém Santana (TO), que vai falar aos arquitetos e urbanistas sobre contratos de prestação de serviços e como evitar as “armadilhas” mais comuns. 

 

Confira lives do CAU/PE

 

O CAU/PR  está publicando depoimentos e dicas de arquitetos e urbanistas. Está no ar um vídeo da arquiteta e urbanista Morgana Voltoline, integrante da Comissão de BIM do CAU/PR, com algumas dicas para montar um escritório em casa com destaque para a escolha do ambiente adequado, iluminação, ergonomia e organização do espaço. Veja aqui como enviar seu vídeo

 

 

O CAU/GO recomenda que todos os escritórios de Arquitetura e Urbanismo do Estado adotem o home office e liberem seus colaboradores para realizarem suas atividades em suas próprias casas. Para o controle local da epidemia, ficar em casa é fundamental. O recado vale também para os profissionais autônomos. Para ajudar, CAU/GO reuniu aqui algumas dicas e fontes de informação para contribuir com esse objetivo.

 

Orientações do CAU/GO para trabalho remoto

 

CAU/SC criou um hotsite especial para reunir todas as informações sobre o coronavírus divulgadas pelo CAU/SC, com cartilhas, documentos, orientações e dicas de como apoiar sua comunidade neste momento de crise. Entre eles, o Guia do Trabalho Remoto, com algumas dicas pra ajudar na organização do trabalho remoto e manter as precauções contra o coronavírus.

 

 

Especial Coronavírus CAU/SC

 

 

Outra fonte de informação é o site do CAU/RS, que está publicando várias reportagens sobre cuidados que podem ser tomados por órgãos públicos, arquitetos e cidadãos em geral para prevenir o avanço do coronavírus entre a população. Trata-se de um serviço público, acessível a toda a população. CAU/RS disponibiliza ainda PDF com o conteúdo completo para arquitetos e urbanistas que queiram entender melhor o auxílio emergencial destinado a trabalhadores informais, desempregados, Microempreendedores Individuais (MEIs) e contribuintes individuais do INSS, que cumpram requisito de renda média. O benefício mensal de R$ 600 será pago por até três meses.

 

Guia do Auxílio Emergencial

Acesse o site do CAU/RS

 

 

O CAU/BA compilou em formato de e-book os principais pontos da Medida N° 927/2020, com mudanças nas leis trabalhistas, para o enfrentamento do quadro instituído por conta do novo coronavírus. Objetivo é esclarecer aos arquitetos e urbanistas sobre o impacto nas relações de trabalho.

 

Guia do CAU/BA sobre MP 927

 

 

O CAU/PA preparou um material especial para arquitetos e urbanistas que querem saber como manter o seu negócio nesse período. Documento em PDF informa as principais medidas econômicas brasileiras para pessoas físicas e jurídicas no enfrentamento da crise do COVID-19.

 

Guia do CAU/PA para Gestão Financeira

 

O CAU/SE tem publicado uma série de boletins informativos sobre o avanço do coronavírus em Sergipe e as questões de Arquitetura e Urbanismo ligadas ao tema. A Série Coronavírus Informe já tem cinco edições com informações sobre prevenção, conscientização, cuidados em áreas de ocupação e a situação dos moradores de rua.

 

 

Série Coronavírus Informa CAU/SE

 

A AsBEA-BR apresenta o Guia AsBEA para o Trabalho Remoto dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo. Motivado pelas novas necessidades de organização dos escritórios impostas pela crise COVID-19, o Guia tem o objetivo de indicar caminhos e boas práticas, tanto para os líderes quanto para os colaboradores dos escritórios. Como descrito, não existe um único caminho para a transição para o trabalho remoto, mas a organização e cooperação entre todos é fundamental para que o distanciamento não afete o desempenho dos escritórios.

 

Guia AsBEA para o Trabalho Remoto dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo

 

Estamos solidários às instituições de saúde pública e aos profissionais da área compartilhando com arquitetos e urbanistas informações fundamentais sobre os métodos de prevenção indicados internacionalmente.

8 respostas

  1. Bom dia !

    Poderiam enviar orientações para a reabertura dos escritórios de arquitetura ? Quais as principais medidas que devem ser tomadas no ambiente de trabalho e com as ferramentas?
    Já seria viável uma volta ao trabalho no escritório?

  2. Há iniciativas do CAU para compensação finceira aos escritorios / autonomos pelas paralisações devido a pandemia?

  3. Desculpe o comentário que vou fazer, sou Arquiteta e Urbanista, casada, mãe de 2 filhas, na qual estou sendo professora assim como muitas outras mães arquitetas. Esta situação pegou a todos de surpresa, isso é sabido por todos. Mais gostaria de saber do Conselho o que esta fazendo por nós arquitetos? Este video lindo é para iniciantes de arquitetura? Acho que a CAU deveria sim buscar formas mais produtivas pelo que recebe anualmente de Anuidade, vcs poderiam oferecer cursos gratuítos on line, poderiam dar aula reforçando informações técnica para AVCB, enfim deveriam ser mais produtivos para a categoria , vcs não acham?
    Eu particularmente odiei a separação CREA para CAU, acho muito estrelismo para pouquíssima ação, até mesmo comunitária que foi o que todos nós prometemos fazer quando nos formamos, ajudar em ações sociais.
    Pais esta ai, a realidade de muitos esta ai estampada, ninguém ou poucos indo trabalhar…pensem na realidade da maioria.
    arq. Sheyla Reuter

    1. Sheyla, em atenção a solicitação feita pelo CAU/BR, o Banco do Brasil anunciou um pacote de medidas com condições especiais para apoiar arquitetos e urbanistas e as empresas do setor nesse momento de impacto econômico em virtude da COVID-19.

      O pacote inclui, entre outros produtos, prazos especiais para empréstimos e condições especiais para solução de dívidas.

      Saiba mais em https://caubr.gov.br/banco-do-brasil-lanca-pacote-de-creditos-especial-para-arquitetos-e-urbanistas/

  4. O CAU por um acaso não vai abrir uma linha de crédito emergencial para Arquitetos e Urbanistas autônomos não quebrarem nesse período?

    1. Em atenção a solicitação feita pelo CAU/BR, o Banco do Brasil anunciou um pacote de medidas com condições especiais para apoiar arquitetos e urbanistas e as empresas do setor nesse momento de impacto econômico em virtude da COVID-19.

      O pacote inclui, entre outros produtos, prazos especiais para empréstimos e condições especiais para solução de dívidas.

      Saiba mais em https://caubr.gov.br/banco-do-brasil-lanca-pacote-de-creditos-especial-para-arquitetos-e-urbanistas/

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo