CATEGORIA

Debate envolvendo arquitetura e cinema na sede do CAU/PE

img_9964

 
 
Convidado pelo Círculo Psicanalítico de Pernambuco (CPP) para contribuir com a discussão sobre as relações das pessoas com a cidade, o CAU/PE recebeu, no dia 6 de outubro, a terceira rodada da mostra “Curta o Círculo”. Após a exibição de curtas-metragem que falavam sobre questões humanas relacionadas com o espaço físico, houve um debate com a conselheira Claudia Torres e a psicanalista e cineasta Isabella Cribari. O encontro fomentou reflexões sobre como as mudanças da cidade devem contemplar as necessidades da população.

 

O primeiro curta, “De Profundis”, explicitou o alto índice de suicídio e depressão na cidade de Itacuruba, no Sertão pernambucano. O índice é decorrente da mudança de local do município após a construção da barragem de Itaparica, em 1988, que inundou parte da região. Já em “Dos restos e das solidões” mostra uma cidade-fantasma no interior do Ceará e a relação do local com uma mulher que ali viveu e ainda se sente apegada afetivamente ao espaço físico.

 

Após a exibição, o debate se concentrou em analisar a relação das pessoas com o espaço urbano e como mudanças físicas podem ter consequências sociais. O caso de Itacuruba foi o mais citado, visto que Isabella produziu o filme e conheceu de perto o contexto. “A questão não é só o lugar, mas a afetividade em relação ao local, porque essa ligação é mais importante do que se pensa”, comentou ela. “As mudanças na cidade devem contemplar e respeitar as necessidades e sentimentos da vida humana”, pontuou Cláudia Torres.

 

O presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, também participou do debate e levantou a questão da atenção ao interesse popular no processo de mudanças estruturais na cidade. “Hoje, as pessoas estão pedindo patrimônio, estão atuando pela cidade e se tornando vanguarda dessa mudança de paradigma”, enfatizou.

 

FONTE: CAU/PE

 

Publicado em 17/10/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo