CAU/BR

Debates até 6 novembro discutem o Patrimônio brasileiro

Em comemoração ao seu primeiro ano de atividades, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro promove de 2 a 6 de novembro, uma série de Rodas de Conversas virtuais, sempre às 19 horas no seu canal do YouTube ou do Facebook: Forumpatrimoniobr

 

 

A Roda de Conversa realizada dia 2, discutiu a trajetória e desafios do Fórum com os arquitetos e urbanistas Nivaldo Andrade, coordenador do Fórum; Inês Lersch, coordenadora adjunta; Leonardo Castriota, presidente do Icomos-BR e Marcos Olender, diretor do Icomos-BR e mediador do evento. Esta etapa contou com a participação especial do músico Nei Lisboa.

 

Até o dia 6, sexta-feira, os debates abordarão os temas Lei ICMS – Patrimônio Cultural, Propostas dos Fóruns Regionais, Habitar (n)o centro: programas habitacionais para os centros históricos e Comunidades Tradicionais e Patrimônio Cultural nos Caminhos do Bem Viver.

 

A semana comemorativa do primeiro ano do Fórum, segundo Marcos Olender , dá continuidade a uma série de mobilizações iniciadas em outubro de 2019, quando o Fórum foi criado para denunciar e se contrapor aos ataques promovidos pelo governo federal ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “Na época, os superintendentes estaduais  foram substituídos por agentes públicos sem formação na  área de patrimônio e a presidente indicada, ao nosso ver, sem nenhuma qualificação adequada”, afirmou. Em resposta, o Fórum promoveu várias atividades contra tais nomeações.

 

 

O Fórum agrega atualmente 19 entidades de diversas áreas em defesa do patrimônio nacional, da proteção e integridade do IPHAN. Para o coordenador do Fórum, Nivaldo Andrade, além de reagir às ações do governo federal, a entidade tem a responsabilidade, também, de propugnar com políticas públicas de preservação do patrimônio. “O Fórum passou a ter uma capilaridade em todo o território nacional apresentando propostas para os gestores públicos”, destacou.

 

Durante as Rodas de Conversas serão apresentadas várias propostas como a Carta aos Candidatos nas Eleições Municipais.

 

 

 

 

Uma resposta

  1. Como vice presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural ,Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes, cidade fundada em 1.560, que tem uma trajetória bem longa na nossa cidade, tenho acompanhado os trabalhos, infelizmente temos regredido muito, mas a esperança resiste ao longo de toda a nossa vida! obrigado
    Arq. e Urb. Selmo Roberto Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

Pular para o conteúdo