EVENTOS

Defesa do planejamento urbano é tema do primeiro dia da Assembleia UN-Habitat

O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, deu início à primeira Assembleia Global do Programa  das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), no dia 27 de maio, na cidade de Nairóbi. A necessidade de ação coletiva internacional para enfrentar os desafios de uma rápida urbanização marcou o discurso do presidente Kenyatta.

 

Entre os convidados da cerimônia de abertura, estavam ministros e representantes de Estados-membros, governadores, prefeitos, representantes da sociedade civil e de organizações não governamentais, acadêmicos e empresários. A intenção do evento é fortalecer as estratégias com governos nacionais, locais, e entidades não governamentais de todo o mundo para acelerar a implementação da Nova Agenda Urbana (NAU).

 

Uhuru Kenyatta, presidente do Quênia, na cerimônia de abertura da Assembleia UN-Habitat. Foto: ONU Habitat.

 

Para Kenyatta, o tema da Assembleia “Inovação para uma melhor qualidade de vida nas cidades e comunidades” é uma maneira de superar os obstáculos da urbanização.

 

“Não deixar ninguém e nenhum lugar de lado” é o lema adotado pela diretora executiva da ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), Maimunah Mohd Sharif, durante a cerimônia de abertura. “Como vamos superar os desafios e maximizar as oportunidades? O tema da assembleia diz. Se não inovarmos e se continuarmos a fazer negócios como antes, teremos poucas chances de progresso”, afirmou a diretora.

 

Em dos painéis da Assembleia, o City Stage, foi discutido a relação do gênero feminino com a Nova Agenda Urbana. A NUA prevê cidades que alcancem a igualdade de gênero e capacitem as mulheres, garantindo a plena e efetiva participação feminina e a igualdade de direitos em todos os campos. Foto: ONU-Habitat

 

Durante o encontro, delegados de Estados-membros das Nações Unidas elegeram Martha Delgado, sub-secretária de assuntos multilaterais e direitos humanos do Ministério de Relações Exteriores do México, como presidente da Assembleia do ONU-HABITAT e do comitê executivo.

 

“Se administrarmos corretamente, o urbanismo tem o potencial de proporcionar oportunidades para uma vida melhor”, ressaltou a nova presidente da Assembleia, que disse que “o meio urbano é uma prioridade agora”.

 

Martha Delgado, sub-secretária de assuntos multilaterais e direitos humanos do Ministério de Relações Exteriores do México, recebendo o título de Presidente da Assembleia por Maimunah Mohd Sharif, diretora executiva da ONU-Habitat. Foto: ONU-Habitat

 

O governo brasileiro foi representado na abertura do evento pela arquiteta e urbanista Mirna Quindere, Coordenador-Geral de Regularização Fundiária Urbana, que substituiu, na oportunidade, o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto. A sua participação teve como destaque os avanços da Nova Agenda Urbana no Brasil.

 

Em vídeo exibido no fórum, o secretário-geral da ONU, António Guterres, ressaltou que “cidades bem planejadas e gerenciadas podem nos levar a um crescimento inclusivo e a um desenvolvimento sustentável com baixas emissões”. “Essa reunião ocorre em meio a um importante cenário: cerca de 60% da infraestrutura urbana necessária até 2030 ainda precisa ser construída, isso cria enormes oportunidades”, declarou.

 

Na terça-feira, 28 de maio, os representantes de Estados-membros participam das atividades do Fórum de Governos Locais e Regionais, organizado pela Organização Mundial Cidades e Governos Unidos (CGLU). Também está prevista uma reunião com o chefe da unidade de capacitação e formação da UN-Habitat, Claudio Acioly.

 

Confira aqui a cobertura em tempo real da Assembleia Global da UN-Habitat, que está sendo realizada por meio do Twitter oficial do Programa.

 

Com informações de Agência CNM de Notícias, Portal UOL e ONU.

 

Veja também:

 

Assembleia do UN-Habitat debate implementação da Nova Agenda Urbana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo