DIA DO ARQUITETO

Deputada solicita sessão solene ao Dia do Arquiteto e ao Aniversário do CAU Brasil

Nesta quinta-feira, dia 23 de junho, a deputada federal Erika Kokay (PT/DF) solicitou por meio de requerimento a realização de Sessão Solene em comemoração ao Dia do Arquiteto e Urbanista e do 11º aniversário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU Brasil). O evento está previsto para acontecer no dia 15 de dezembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

Regidos pela Lei nº 12.378, de 2010, encontram-se registrados atualmente no CAU Brasil 214.676 profissionais com aptidão para o planejamento e concepção de nossos espaços privados, assegurando o conforto e segurança das edificações, bem como de nossos espaços públicos, de uso coletivo. Além disso, encontram-se em atividade 35.481 empresas de Arquitetura e Urbanismo, refletindo uma atuação a nível nacional.

 

De acordo com o documento encaminhado pela deputada, a justa e meritória homenagem aos (às) arquitetos (as) e urbanistas refere-se ainda a uma das mais antigas profissões da humanidade, um ofício que se mescla à própria ideia de civilização e da aparição das cidades.

 

Contemplando a relevância da profissão em todo o país, foi sancionada em 17 de janeiro de 2018 a Lei nº 13.627 que reconheceu como data nacional o dia 15 de dezembro. Cabe destacar que é um dia significativo para a categoria, pois marca o dia de nascimento do arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer e a fundação do CAU Brasil.

 

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

 

PROJETO DE LEI

 

No final de abril, em ato histórico para arquitetos e urbanistas e outras categorias, a Câmara dos Deputados lançou o Projeto de Lei Complementar 55/2022, que propõe a criação da figura jurídica do Microempreendedor Profissional (MEP). A proposição, de autoria da deputada Érica Kokay e construída coletivamente pelas entidades representativas da Arquitetura e Urbanismo do Brasil, prevê regime tributário próprio para os profissionais liberais. O projeto já tramita na Casa Legislativa e deve ser debatido em audiência pública. Se aprovado, significará a formalização de significativa parcela dos cerca de 215 mil arquitetos e urbanistas em atividade no país.  LEIA MAIS.

 

 

Veja notícias relacionadas. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

DIA DO ARQUITETO

Dia do Arquiteto e Urbanista 2023: CAU Brasil homenageia arquitetos(as) e urbanistas de destaque

DIA DO ARQUITETO

Solenidade de posse do Plenário do CAU Brasil para gestão 2024/2026 é realizada em Brasília

Pular para o conteúdo