CAU/BR

Dia do Arquiteto e Urbanista: Confira campanhas nacionais promovidas pelo CAU/BR

O Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado no dia 15 de dezembro, é um marco importantíssimo para a profissão. Destaca não apenas a importância da Arquitetura e do Urbanismo para a sociedade, mas remete à data de nascimento do maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, e à data de fundação do CAU/BR e dos CAU/UF, em 2011. O CAU/BR tem usado a data – inserida no calendário oficial brasileiro pela Lei 13.627/2018 – para promover campanhas nacionais de valorização profissional.

 

O objetivo tem sido mostrar à população brasileira a importância dos arquitetos e urbanistas na construção de cidades melhores, com edificações eficientes, economia em obras, planejamento urbano, valorização dos imóveis, segurança e também felicidade e qualidade de vida em casa, no trabalho e nas ruas. As campanhas, realizadas em parceria com os CAU/UF de todo o Brasil, ocupam espaços nas TV, rádio, jornais, internet, meios de transporte e mobiliários urbanos diversos, promovendo uma verdadeira blitz de informação para a sociedade que utiliza serviços de Arquitetura e Urbanismo.

 

Em dezembro último, o CAU/BR lançou a sua campanha mais recente, mostrando como a Arquitetura e Urbanismo fazem diferença e tornam a vida mais feliz. Com exemplos de habitações, edifícios, parques e bairros projetados por arquitetos e urbanistas de destaque em todas as regiões brasileiras, essa campanha foi vista na TV por mais de 100 milhões de pessoas em todo o país, e por mais 15 milhões de pessoas nas redes sociais. Houve ainda diversos anúncios em ônibus e outdoors espalhados em diversas capitais brasileiras. Confira abaixo as campanhas já realizadas pelo CAU/BR em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista.

 

 

Campanha do Dia do Arquiteto e Urbanista 2013 – “Criação do CAU”
Promoção apresentou o CAU à sociedade brasileira, contando a história dos arquitetos e urbanistas que lutaram pela criação de um conselho próprio e as principais realizações da categoria, como o Código de Ética, a Tabela de Honorários, as Atribuições Privativas de Arquitetos e Urbanistas e o Censo dos Arquitetos e Urbanistas.

 

 

 

Campanha do Dia do Arquiteto e Urbanista 2014 – “Arquitetos e Urbanistas, Construindo a Cidade Que Você Vive”
A campanha procurou buscar que “o trabalho de Arquitetos e Urbanistas está em cada cantinho da cidade. Seja nos prédios sustentáveis e acessíveis, nas ruas, avenidas e ciclovias que facilitam a mobilidade urbana, nos parques que você passeia com sua família ou no auditório que você assiste um show. Além disso, eles atuam na recuperação de prédios históricos e áreas degradadas. Como você vê, esses profissionais planejam e constroem mais que edifícios e ruas, constroem a cidade que você vive”.

 

 

 

Campanha do Dia do Arquiteto e Urbanista 2015 – “Arquitetura Transformando Vidas”
“A casa do tamanho do seu sonho, um projeto bem elaborado, uma obra realizada corretamente, com prazos cumpridos e sem desperdício de materiais. Esses são os desejos e as necessidades de quem quer construir ou reformar e que parecem impossíveis. Mas não são. Com a ajuda de um profissional especializado tudo isso é possível. O custo dos serviços de um arquiteto fica em torno de 10% dos gastos totais da obra, mas o conforto e a segurança não têm preço.  Com Dona Dalva foi assim. Uma importante mudança começou em sua vida quando ela viu sua casa, construída por leigos, na Zona Leste de São Paulo, quase ruir. Mesmo sem saber ao certo o que era um projeto arquitetônico, ela apostou todas as suas economias. Hoje ela vive feliz e sempre consulta os arquitetos que, com poucos recursos, construíram sua nova realidade: morar bem e com patrimônio valorizado”.

 

 

 

Dia do Arquiteto e Urbanista 2016 – O Planejamento Urbano Melhora Nosso Lugar no Mundo. Concorda, Prefeito?
A campanha defendia cidades melhores e a valorização da Arquitetura e Urbanismo. “Em consonância com a Nova Agenda Urbana das Nações Unidas, propomos à sociedade em geral, em especial aos prefeitos e vereadores eleitos, dez medidas pela qualidade das cidades. Apenas com o esforço coletivo e boas ideias vamos produzir cidades justas, seguras, saudáveis, acessíveis, economicamente dinâmicas, resilientes e sustentáveis. O objetivo é conscientizar os gestores públicos recém-eleitos, que tomam posse em 1º de janeiro, sobre a importância da Arquitetura e do Urbanismo”.

 

 

 

Dia do Arquiteto e Urbanista 2017 – Cinco Razões para Contratar um Arquiteto
“Como muitas outras coisas que são importantes na vida, para construir ou reformar um imóvel, você precisa fazer do jeito certo. E para fazer do jeito certo, você vai precisar contratar um arquiteto e urbanista. Ele é o profissional adequado para a realização de um bom projeto. Em razão de seu conhecimento técnico, o arquiteto é capaz de entender os desejos de seus clientes e traduzi-los da melhor maneira possível, tornando-os reais, independente do tamanho e do valor. Para entender melhor a real importância desse profissional, listamos aqui cinco razões para que você contrate um arquiteto, seja para construir uma casa ou escritório, ou para reformas, das mais complexas às mais simples. Planejamento, Segurança, Economia, Conforto e Valorização são as cinco razões.

 

 

 

Dia do Arquiteto e Urbanista 2018 – Arquitetura e Urbanismo Fazem Diferença. E torna A Vida Mais Feliz
O conceito da campanha busca relacionar Arquitetura e Urbanismo com felicidade, autoestima, bem-estar e saúde. “Arquitetos e urbanistas são profissionais capazes de interpretar a identidade de cada pessoa e de cada grupo e criar, de acordo com seus desejos e necessidades, o espaço que lhes cabe neste mundo. Cidades, casas, edifícios, lojas, parques e as mais diversas soluções de Arquitetura e Urbanismo que transformam vidas. Soluções que fazem bem para todos”, dizem os anúncios.

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Pular para o conteúdo