UIA

Dia Mundial da Arquitetura – Declaração da UIA

Na esteira da pandemia, os arquitetos permanecem firmes em seu compromisso com as metas estabelecidas na Agenda 2030 das Nações Unidas e na construção de sociedades mais resilientes, sustentáveis e saudáveis.

 


A arquitetura para o bem-estar vai além do acesso a hospitais e unidades de saúde. Estende-se à melhoria da qualidade dos espaços arquitetônicos em que vivemos e trabalhamos. De inovações técnicas que podem melhorar o conforto térmico, circulação e ventilação a fatores mais sutis que contribuem para nosso bem-estar psicológico e social, como espaços públicos, caminhabilidade, uso do solo e luz natural, percebemos que a qualidade do nosso ambiente construído tem profundas implicações para nossa qualidade de vida, na vida das pessoas ao nosso redor e em nosso ambiente natural.

 

Ao longo do 2022 UIA Year of Design for Health, a União Internacional de Arquitetos (UIA) uniu profissionais e formuladores de políticas em torno de discussões, debates e estudos de caso sobre questões de arquitetura para o bem-estar.

 

O Dia Mundial da Arquitetura deste ano marca o compromisso da UIA e de seus países membros em compartilhar as melhores práticas e políticas que ajudem as pessoas em todos os lugares a desfrutar de melhores resultados de saúde, alcançando harmonia entre seus ambientes construídos, naturais e sociais. Os arquitetos estão comprometidos com um bom design, porque sabemos que isso torna nossas comunidades mais fortes, seguras e saudáveis. Continuamos comprometidos em contribuir para o bem-estar de todos os seres humanos.

 

A UIA convoca arquitetos, engenheiros, planejadores e desenvolvedores a se unirem aos setores privado, social e público para encontrar um equilíbrio holístico e harmonioso entre os ambientes construído e natural.

 

Estou confiante de que juntos podemos enfrentar o desafio.

 

José Luis Cortés
Presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA)

 

O Dia Mundial da Arquitetura

Criado pela UIA em 1985, o Dia Mundial da Arquitetura é comemorado anualmente na primeira segunda-feira de outubro em paralelo com o Dia Mundial do Habitat da ONU. O tema do Dia Mundial da Arquitetura 2022 é Arquitetura para o bem-estar. O tema está alinhado com a designação de 2022 como o Ano do Design para a Saúde da UIA e com o compromisso para usar o design baseado em evidências para promover a saúde na cidades.

 

Junte-se a nós na segunda-feira, 3 de outubro de 2022, às 14h (horário de Paris) para um webinar com arquitetos e especialistas de todo o mundo discutindo o tema deste ano. Haverá tradução inglês-francês. Inscrições: Inscrição no Webinar – Zoom

 

A declaração em inglês está disponível em https://bit.ly/3e4OovS

 

MAIS SOBRE: UIA UIA 2023

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

UIA

Presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) envia mensagem para participantes da COP28

UIA

UIA divulga nota de solidariedade aos países afetados por desastres naturais

UIA

Dia Mundial da Arquitetura: Arquitetura para Comunidades Resilientes

Pular para o conteúdo