CAU/BR

Dia Mundial do Urbanismo: Data é comemorada em 8 de novembro

 

Neste domingo, 8 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo. Trata-se de uma oportunidade para refletir sobre caminhos possíveis para os graves problemas urbanos, integrando poder público, profissionais e sociedade. A data, comemorada há 65 anos em mais de 30 países, é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de promover a consciência, a sustentabilidade, a promoção e a integração entre a comunidade e o urbanismo. Neste ano, com as Eleições Municipais para prefeitos e vereadores, a data ganha um destaque especial. O Brasil comemora oficialmente o Dia do Urbanismo desde 1987.⠀

 

Com o objetivo de estimular o debate sobre a organização espacial e social das cidades do país, o CAU/BR e demais entidades representantes do setor lançaram a “Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidades pós-pandemia”. Para transformar nossas cidades em territórios mais saudáveis, inclusivos, seguros e resilientes, a Carta aponta cinco pontos fundamentais que devem ser focados pelos futuros (as) prefeitos (as) e vereadores (as) com diálogo e vontade política.

 

O documento é complementado por um anexo com 51 proposições de ações relacionadas com Arquitetura e Saúde, Cidades Sustentáveis, Governança e Financiamento, Paisagem e Patrimônio e Mobilidade e Inclusão. Além de ser amplamente divulgada junto à população, pretende-se que o manifesto seja discutido com os partidos, suas lideranças e os (as) candidatos (as) a vereadores (as) das 5570 cidades do país. Em diversos estados, os CAU/UF usam o documento como base para sabatinas com os candidatos a prefeito.

 

Saiba mais sobre a Carta aos Candidatos

 

O CAU/BR também lançou em outubro a campanha “Arquitetura e Urbanismo – mais do que nunca, um compromisso com a vida”. A campanha mostra que a dramática crise sanitária das cidades brasileiras, como de resto de todo o mundo, em especial nos bairros mais carentes, em razão da pandemia da covid-19, ressaltou ainda mais a importância do trabalho dos arquitetos e urbanistas na construção de moradias dignas e cidades saudáveis. Recapitulando imagens das últimas campanhas do Dia do Arquiteto e Urbanista, o vídeo da campanha “Compromisso com a vida”, mostra que há muito que o CAU trabalha para que a Arquitetura e Urbanismo sejam um direito de todos. 

 

“Defendemos que todos os cidadãos convivam em espaços comerciais, residenciais ou áreas públicas projetadas ou construídas com assistência técnica de profissionais legalmente habilitados. Agora, num momento de pandemia, isso se torna ainda mais evidente”, diz o texto. Confira abaixo o vídeo:

 

 

ORIGENS DA DATA
O Dia Mundial do Urbanismo foi criado em 1934 pelo professor Carlos Maria Della Paolera, da Universidade de Buenos Aires, o primeiro sul-americano a se formar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris. Em 1949, Carlos Maria Della Paolera fundou a Organización Internacional Del dia Mundial del Urbanismo, que decretou o Dia Mundial do Urbanismo na Argentina, com o intuito de aumentar o interesse profissional e público no planejamento, tanto local como internacionalmente.⠀

 

Reprodução do manifesto original do símbolo do urbanismo. Image via Della Paolera, C. M. (1934).

 

A criação do Dia do Urbanismo ocorreu um ano após a Carta de Atenas, resultado do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, realizado em 1933 e coordenado pelo arquiteto e urbanista Le Corbusier. Até os dias atuais, o documento é considerado referência fundamental para a teoria do urbanismo. No mesmo ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) inseriu a data em seu calendário oficial.

 

O símbolo que representa o Dia do Urbanismo foi desenhado pelo criador da data, Carlos Maria Della Paolera. O emblema simboliza uma trilogia de elementos naturais essenciais à vida humana: o sol (representado em amarelo), a vegetação (representada em verde) e o ar (em azul).

 

Desde o início, a data propõe um debate lúcido sobre a promoção e criação de soluções de urbanismo, que podem contribuir para uma saudável integração dos elementos de uma comunidade. Entre os temas debatidos estão o sistema de transportes, locais para habitação, soluções de lazer e planejamento de áreas verdes.

MAIS SOBRE: CAU/BR EVENTOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo