CAU/BR

Dia Nacional do Patrimônio Histórico: uma data para comemorar e alertar

Vista da cidade de Diamantina (MG). Foto: Arquivo IPHAN

 

Nesta quarta-feira, dia 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data é uma homenagem ao historiador e jornalista mineiro, Rodrigo Melo de Andrade, nascido nesta data em 1898 e o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1937, que presidiu até 1967.

 

O Instituto é responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos brasileiros e, ainda, conta com um acervo monumental com mais de 1 milhão de objetos catalogados. O IPHAN como forma de honrar sua memória premia ações de proteção, divulgação e preservação do patrimônio cultural brasileiro anualmente com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Leia mais.

 

Praça da Sé, Salvador (BA). Foto: Arquivo IPHAN

 

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é uma data importante e serve como alerta para uma implementação de uma política nacional para a preservação cultural no país. Entre os dias 13 e 16 de julho, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) promoveu, em Ouro Preto, o 1º Seminário Nacional de Patrimônio – Caminhos para a Valorização da Arquitetura e Urbanismo. O evento reuniu arquitetos e arquitetas, representantes de organizações da área e pesquisadores no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOF) com o objetivo de debater a valorização do patrimônio material e imaterial brasileiros.

 

Como resultado dos debates realizados nos encontros o CAU Brasil publicou o documento Recomendações de Ouro Preto. A Carta apresenta um posicionamento oficial da autarquia, das entidades representativas dos profissionais de arquitetura e urbanismo e outros atores integrados aos debates. Nela estão listados pontos considerados urgentes para a implementação de uma política nacional para a preservação cultural no país.

 

O CAU Brasil manifesta preocupação com a situação do patrimônio histórico e cultural brasileiro, atualmente em grave risco. Segundo a Carta, o protagonismo dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo na preservação do patrimônio construído é histórico e marcante tanto no discurso quanto na prática profissional. O restauro é um projeto singular e os arquitetos são os protagonistas da coordenação de sua realização, capaz de formulação histórica, artística e crítica para apresentar as soluções técnicas que ele requer, atuando ao lado de profissionais de outras áreas de conhecimentos e indo além da edificação, construindo cidade.

 

CLIQUE AQUI. ACESSE O DOCUMENTO.

 

 

Igreja Nossa Senhora da Boa Morte diante do Largo da Matriz, Cidade de Goiás (GO). Foto: Arquivo IPHAN.

 

 

Comemorações dos CAU/UFs

 

Para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico diversos eventos estão sendo organizados nos estados.

 

 

CAU/RN – O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte promove nesta quarta-feira, dia 17, o I Dia do Patrimônio Potiguar.

 

O evento terá vasta programação de palestras na Igreja do Rosário durante a tarde e finaliza na Pinacoteca Potiguar com coquetel no Salão Nobre, mesa de debates e atração cultural.

 

Inscrições AQUI.

 

 

CAU/DF – Dez edificações receberão o selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília 2022 a partir desta terça-feira, dia 16 de agosto, pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF). A iniciativa reconhece o valor histórico das edificações não monumentais de Brasília e de seus autores, bem como divulga as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno. Saiba mais.

 

 

 

CAU/SP – O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) participa da Jornada do Patrimônio 2022. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura por meio do Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural, a Jornada do Patrimônio 2022 realiza, desde 2015, uma programação repleta de eventos sobre Arquitetura e Urbanismo.

 

Nesta edição, que acontece nos dias 20 e 21 de agosto, a maioria dos eventos serão realizados na região central da capital. O CAU/SP participará de três eventos, dois deles voltados a uma experiência interativa entre o público e o ambiente visitado, fazendo parte da programação de Roteiros e Memórias, e o terceiro o Conselho abre suas portas para uma visita guiada em seu prédio. 

 

Confira mais informações, links para inscrições e a programação completa.

 

Além da Jornada do Patrimônio 2022, o Conselho promove no dia 23 de agosto o II Encontro sobre Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo do CAU/SP. O evento que vai reunir especialistas do setor público e da sociedade civil busca uma ampla reflexão sobre o patrimônio cultural paulista, a importância dos arquivos e acervos para a memória da Arquitetura e do Urbanismo e a atuação de arquitetos e urbanistas em conselhos e órgãos públicos voltados à preservação do patrimônio cultural.

 

Com transmissão online, o evento vai ser realizado em dois lugares: a Biblioteca Municipal Mário de Andrade e a sede do CAU/SP. Saiba mais.

 

 

CAU/PR – O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) realizará duas atividades para comemorar o Dia do Patrimônio Histórico. A primeira delas, a visita ao Cemitério, já está com as vagas esgotas e será realizada no dia 16 de agosto. A segunda será uma visita ao Palacete Leão Júnior e acontecerá no dia 17 com palestra do conselheiro federal, Jeferson Navolar, responsável pelo restauro do imóvel. Saiba mais.

 

 

As visitas aos locais históricos de Curitiba foram tema de reportagem do Jornal “Meio Dia Paraná”. Assista a reportagem.

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo