RECENTES

Docomomo Macau lança publicação sobre Arquitetura Moderna de Macau

A organização internacional de defesa do patrimônio arquitetônico moderno, Docomomo, realizará cinco eventos sobre Arquitetura Moderna de Macau, todos centrados no livro “Macau Modern Architecture – Walking Guide” (Arquitetura Moderna de Macau – Guia para Caminhadas), uma publicação com os exemplos mais significativos da arquitetura moderna construída ao longo do século XX, que será lançada nesta quinta-feira, dia 15 de setembro.

 

O evento inaugural será uma mesa redonda sobre a ligação entre o patrimônio moderno e a identidade. Estarão presentes a professora da Universidade de Macau, Agnes Lam, a arquiteta e presidente da Associação de Arquitetos de Macau, Christine Choi e o historiador de Macau, Chan Shui Wing. Este primeiro encontro acontecerá no dia 15 de setembro, às 19h, na livraria Pin-to Books (Rua de Coelho do Amaral, nº 47).

 

A segunda conversa está marcada para 06 de outubro, às 19h, e irá debater a relevância do património moderno no quadro das atuais políticas da cidade. O objetivo é alargar a discussão sobre a importância da salvaguarda do patrimônio para a identidade das comunidades. O evento será realizado na Livraria Portuguesa (Rua de São Domingos, n°16-F).

 

Os outros três eventos acontecerão entre dezembro de 2022 e abril de 2023 e serão anunciados posteriormente.

 

 

O livro

 

“Macau Modern Architecture – Walking Guide” (Arquitetura Moderna de Macau – Guia para Caminhadas) faz uma seleção de vários tipos de edifícios ao longo do século XX, ilustrando a riqueza do património moderno de Macau, que constitui uma parte importante do legado da história recente da cidade.

 

Os 40 edifícios selecionados, construídos entre os anos 30 até os anos 70, durante a administração portuguesa e projetados por arquitetos chineses, macaenses e portugueses, estão agrupados em oito setores, oito passeios, correspondendo a diferentes áreas de desenvolvimento urbano durante o período do modernismo. Caminhar pela cidade, com o guia na mão, vai seguramente proporcionar a descoberta escondidas da história da arquitetura de Macau que a maioria das pessoas desconhece.

 

MAIS SOBRE: RECENTES

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

RECENTES

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

RECENTES

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

RECENTES

Cadastrados no CAU terão descontos na inscrição da sexta edição do Seminário Internacional A ERA BIM, evento que acontecerá em São Paulo

Pular para o conteúdo