CATEGORIA

Eleições: Carta aos Candidatos propõe pacto pela qualidade de vida

Em “Carta Aberta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores” nas eleições de outubro, o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) propõe à Sociedade e aos políticos um pacto pela qualidade de vida da cidade.

 

O documento é resultado de debates ocorrido no I e no II Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental promovidos, respectivamente em abril e agosto, em Brasília, pela Comissão de Política Urbana e Ambiental, com apoio da Comissão de Relações Internacionais e do Fórum de Presidentes do CAU.  Igualmente foram recebidas, entre os dois eventos, contribuições dos CAU/UF. Por fim, a Carta foi aprovada na 18ª. Plenária Ampliada realizada em 19/08.
São três os grandes fundamentos do pacto:

 

  1. A governança metropolitana;

 

  1. Plano de desenvolvimento urbano integrado e integrador da cidade e seu desdobramento para as escalas do bairro, da quadra, da rua e do lote; e

 

  1. Monitoramento constante das metas desses planos, a ser efetuada pelos gestores das cidades, com total transparência para a população.

 

O pacto, diz a Carta, proporcionara à Sociedade parâmetros para orientar sua reivindicação por cidades mais dignas e justas, na perspectiva de uma gestão democrática baseada no planejamento e organização, com a garantia da continuidade de planos, projetos e ações sem a demarcação do calendário eleitoral.

 

Por sua vez, os políticos contam no documento com as bases para a formulação ou aperfeiçoamento de seus programas de governo integrados à visão de um planejamento de longo prazo que expresse o compromisso com uma agenda urbana transformadora do destino das cidades e dos cidadãos brasileiros.

 

Veja a íntegra:

 

carta_prefeitos

 

Clique aqui para ter acesso ao PDF do documento.

 

Publicado em 23/08/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

7 respostas

  1. Parabéns pela iniciativa!A política tem que retomar a agenda da cidade para o futuro.

  2. Sou arquiteto e urbanista.Inclusive, tive a oportunidade de participar do II Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental em Brasília.
    Sou candidato a Prefeito na cidade de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza.
    Desejo afirmar toda a concordância à Carta Aberta do CAU.

  3. Parabéns ao CAU, esta carta aberta aos candidatos a Prefeitos e Vereadores tem que ser estendida a todas as cidades.

  4. Parabéns ao CAU pela Carta Aberta, sou arquiteta e candidata a vereadora .na cidade de SUZANO e sei o quanto ė importante um plano de governo compromissado com o futuro de nossa cidade.

  5. Sou arquiteto e urbanista e deixo meus parabéns a todos os idealizadores dessa Carta Aberta.Espero que os representantes estejam atentos aos itens abordados para por em prática.

  6. Fico muito feliz pela inciativa do CAU. A cidade é de todos e devemos lutar pelo espaços, politicas mais justas e social……PARABÉNS CAU.

  7. Parabéns a essa iniciativa do CAU, tão importante para democratizar nossas cidades e combater a especulação imobiliária que arranca os direitos de quem necessita de moradia, trabalho e cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo