CAU/BR

Eleições do CAU: Comissão Eleitoral presta esclarecimentos ao Plenário do CAU/BR

 

Durante a 103ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/BR, a coordenadora da Comissão Eleitoral Nacional do CAU/BR, Vera Carneiro, prestou informações aos conselheiros federais sobre o andamento das Eleições do CAU 2020. O processo foi iniciado em julho com a publicação do Edital de Convocação Eleitoral, que anuncia as principais regras e datas, inclusive a votação – obrigatória a todos os arquitetos e urbanistas com registro ativo – no dia 15 de outubro. “Por enquanto, mesmo com a pandemia, tudo está ocorrendo conforme previsto no regulamento, estamos seguindo o calendário eleitoral à risca”, afirmou Vera.

 

Confira aqui o Edital de Convocação Eleitoral

 

No dia 30 de julho, a Comissão Eleitoral Nacional enviou aos presidentes dos CAU/UF um ofício informando sobre o início do processo eleitoral. No ofício, foram esclarecidas questões quanto à lista de arquitetos e urbanistas ativos (saiba mais aqui) e vedação de autorização de publicidade institucional paga pelos CAU/UF no período de campanha. “Em nome dos membros da Comissão Eleitoral Nacional reitero a obrigação e responsabilidade desta Comissão em promover e conduzir o processo eleitoral do CAU em âmbito nacional de forma condizente com a lisura e imparcialidade inerente aos processos eleitorais”, diz o texto.

 

Veja aqui o ofício da Comissão Eleitoral Nacional

 

A coordenadora da Comissão Eleitoral lembrou que o processo é conduzido principalmente pelas Comissões Eleitorais Estaduais, a quem devem ser dirigidas as dúvidas sobre as Eleições do CAU. A Comissão Eleitoral Nacional é acionada apenas em caso de recurso às decisões estaduais ou em questões relativas à eleição de conselheiro do CAU/BR representante das instituições de ensino superior. Ela alertou ainda aos conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF que forem candidatos para que fiquem atentos às vedações que o regulamento eleitoral estabelece, principalmente no que se refere à participação em eventos institucionais do CAU durante o período de campanha.

 

Na apresentação, Vera destacou ainda que na próxima reunião da Comissão Eleitoral Nacional, no dia 6 de agosto, será discutida a forma como acontecerá o sorteio dos números das chapas inscritas, previsto para os dias entre 25 e 28 de agosto. “Vamos verificar como podemos fazer o sorteio, apuração dos resultados da eleição, e a posse dos eleitos sem a necessidade de encontros presenciais”, disse.

 

Saiba mais sobre Eleições do CAU 2020

 

Votação nas Eleições do CAU será realizada no dia 15 de outubro de 2020, das 0h até 23h59 (horário oficial de Brasília), exclusivamente pela internet, por meio de usuário e senha do SICCAU. O voto é obrigatório para todos os arquitetos e urbanistas listados no Colégio Eleitoral Qualificado, que será divulgado em 1º de outubro.

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo