CAU/BR

Eleições do CAU: consulte tutorial sobre como votar dia 15/10 ou recuperar a senha

No dia 15 de outubro de 2020 um total de 200.151 arquitetos e urbanistas brasileiros elegerão os conselheiros federais do CAU/BR, os conselheiros estaduais e distritais dos CAU dos Estados e do Distrito Federal e o representante das Instituições de Ensino Superior (IES) no Plenário do CAU/BR, para o triênio 2021/2023. O pleito ocorrerá a partir de 0h até 23h59 do dia 15, considerando o horário oficial de Brasília.  

 

Esta é a quarta eleição da história do Conselho e segue as normas da Resolução 179/2019 (Regulamento Eleitoral).  Podem votar todos os arquitetos e urbanistas com registro ativo e que constem com cadastro atualizado no SICCAU. O voto é obrigatório para os arquitetos e urbanistas com idade até 69 anos e facultativo para os com idade igual ou superior a 70 anos.

 

A votação será feita exclusivamente via Internet. O eleitor poderá votar por meio de computador ou celular conectado à rede mundial. O endereço do ambiente de votação online é votaarquiteto.com.br. Outra alternativa será acessar o ambiente através de link direto na homepage do site do CAU/BR (www.caubr.gov.br). Para entrar no site de votação será necessário usar o mesmo usuário (CPF do profissional) e a senha utilizados no SICCAU. O site de votação é um sistema independente das plataformas do CAU e foi devidamente auditado.

 

Clique aqui para acessar a íntegra de tutorial “Como Votar nas Eleições 2020” e “Como recuperar a senha” 

 

Como opção, você pode também consultar a apresentação pelas telas reproduzidas abaixo. 

 

PASSO-A-PASSO PARA VOTAR

Clique para ver a imagem ampliada
Clique para ver a imagem ampliada

 

Clique para ver a imagem ampliada
Clique para ver a imagem ampliada

 

Clique para ver a imagem ampliada

 

Clique para ver a imagem ampliada

 

 

PASSO-A-PASSO PARA RECUPERAR A SENHA

 

Para votar, o arquiteto e urbanista deverá utilizar o usuário e a senha que usa normalmente no SICCAU.  O profissional que esqueceu a senha poderá gerar uma nova seguindo o passo-a-passo abaixo para receber um link específico a ser enviado para o e-mail cadastrado. Atenção: se o profissional esqueceu a senha e não tem acesso ao e-mail cadastrado, não conseguirá efetivar o seu voto, pois não será possível alterar o e-mail cadastrado. 

 

Clique para ver a imagem ampliada

 

Clique para ver a imagem ampliada

 

Clique para ver a imagem ampliada
Clique para ver a imagem ampliada
Clique para ver a imagem ampliada
Clique para ver a imagem ampliada
Clique para ver a imagem ampliada
Clique para ver a imagem ampliada

 

 

Em 2019 e 2020 o CAU realizou, por meio de suas plataformas digitais, seguidas campanhas de recadastramento dos profissionais visando as Eleições 2020. 

 

A Central de Atendimento do CAU estará de plantão para apoiar os arquitetos e urbanistas do Brasil no dia 15 de outubro das 9h às 23h59, respondendo a dúvidas gerais sobre o CAU, sobre as Eleições e também ao sistema de votação. Arquitetos e urbanistas podem acionar o serviço pelo telefone ou pela internet.

 

Confira nossos contatos:

Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

 

 

Para saber mais sobre o CAU e as Eleições do CAU 2020 consulte:

01 – Site eleitoral

02 – Chapas que concorrem ao CAU/BR e aos CAU/UF

03 – Colégio Eleitoral

04 – Conselheiros estaduais por UF

05 – Regulamento Eleitoral

06 – Vídeo tutorial sobre as eleições

07 – Calendário Eleitoral

08 – O Papel do CAU

 

 

40 respostas

  1. Estou há quase uma hora e meia tentando votar. Foram no mínimo cinco tentativas de atualizar a senha, que simplesmete não chegou no meu e-mail cadastrado. Primeiramente, tentei, diversas vezes, uma nova senha através da página da votação, seguindo o tutorial apresentado, sem sucesso. Achei inclusive que era problema com meu e-mail. Por fim, fui na página do SICCAU, entrei com os dados pessoais, solicitei atualização da senha e, em segundos, me enviaram uma nova para o e-mail cadastrado. Testei acesso no SICCAU, naveguei pela página e utilizei normalmente. Voltei à página de votação, tentei mais uma vez e a senha não foi validada. Resumindo, não consegui votar e ainda pagarei multa. É isso mesmo?? É assim que funciona??

  2. Boa noite! Não consigo entrar no sistema de eleição! Coloco o CPF (somente números) e a mesma senha que utilizo no SICCAU mas aparece “CPF ou senha inválidos”. Estou tentando a tempos e já troquei de navegar, apaguei cache, tentei pelo celular, cliquei no esqueci senha pelo sistema de votação e, apesar dele apontar que me enviou um e-mail de recuperação de senha, isto não ocorre. Não está no lixo, nem no SPAM nem na caixa de entrada. Liguei para o 0800 mas de nada resolveu. E, no Whatzapp está fora de horário de atendimento

  3. Não consigo acessar a votação.
    Diz que meu CPF ou senha é inválido e também não quando clico em “esqueci a senha” e coloco meu CPF diz: “CPF fornecido não consta em nossa base de dados. Entre em contato com o atendimento para verificar o motivo.”
    Quando entro em contato com o atendimento, também não resolve nada.

  4. Não consigo votar. Consigo entrar com meu CPF e senha no SICCAU, mas não consigo votar.
    Tentei à tarde por diversas vezes e agora a noite também.
    Desisto!
    Não é possível que ainda pagarei multa…não é verdade?

    1. Maria, Na tela de envio de e-mail na plataforma de votação, para recuperação de senha, o sistema não aceita quando o CPF é preenchido com pontos e traços. Ele apresenta uma mensagem de que o CPF não consta no banco de dados. O profissional deve, nesse caso, preencher somente com os números. A orientação da Central de Atendimento para quem teve o problema é que solicite novamente seguindo essa instrução. Atenção: isso vale apenas para a tela de envio de e-mail para recuperação de senha. Na tela de votação, tanto faz a forma como preencher.

      A orientação da Central de Atendimento para quem teve dificuldades em receber o e-mail de troca de senha, é que verifique na caixa do lixo eletrõnico (ou spam) ou solicite novamente seguindo a instrução

      Caso não funcione, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 23h59 de Brasília (horário especial das Eleições do CAU 2020). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  5. Não consigo entrar!!! Já troquei de senha quatro vezes, quando entro para votar a resposta é cpf ou senha inválidos!!!!!

    1. Ines, na tela de envio de e-mail na plataforma de votação, para recuperação de senha, o sistema não aceita quando o CPF é preenchido com pontos e traços. Ele apresenta uma mensagem de que o CPF não consta no banco de dados. O profissional deve, nesse caso, preencher somente com os números. A orientação da Central de Atendimento para quem teve o problema é que solicite novamente seguindo essa instrução. Atenção: isso vale apenas para a tela de envio de e-mail para recuperação de senha. Na tela de votação, tanto faz a forma como preencher.

      A orientação da Central de Atendimento para quem teve dificuldades em receber o e-mail de troca de senha, é que verifique na caixa do lixo eletrõnico (ou spam) ou solicite novamente seguindo a instrução

      Caso não funcione, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 23h59 de Brasília (horário especial das Eleições do CAU 2020). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  6. Tentei somente com números como havia tentado e conforme orientação e mesmo assim da senha ou CPF inválido.

    1. Cassio, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 23h59 de Brasília (horário especial das Eleições do CAU 2020). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  7. Estou com o mesmo problema de muitos aqui. Minha senha dá como incorreta ou CPF. Não consigo telefones não atendem nem chat.

    1. Jonir, na tela de envio de e-mail na plataforma de votação, para recuperação de senha, o sistema não aceita quando o CPF é preenchido com pontos e traços. Ele apresenta uma mensagem de que o CPF não consta no banco de dados. O profissional deve, nesse caso, preencher somente com os números. A orientação da Central de Atendimento para quem teve o problema é que solicite novamente seguindo essa instrução. Atenção: isso vale apenas para a tela de envio de e-mail para recuperação de senha. Na tela de votação, tanto faz a forma como preencher.

      A orientação da Central de Atendimento para quem teve dificuldades em receber o e-mail de troca de senha, é que verifique na caixa do lixo eletrõnico (ou spam) ou solicite novamente seguindo a instrução

  8. Boa tarde.

    Não recebi o e-mail para poder fazer minha obrigação passível de multa. Entro no Site e além de ser lento (como sempre) não tem link para a votação.

    Como devo proceder? tenho o direito, mas vou receber o boleto de multa?

    aguardo para não perder o prazo, já que estou perdendo tempo que deveria esta trabalhando, inclusive para pagar o CAU e a Anuidade.

  9. Eu realizei a interrupção do CAU. Eu sou obrigada a votar mesmo assim? Pq assim como mtos, nao estou conseguindo. Aparece a msg que meu CPF oi senha estão incorretos.

  10. Estou tendo problema para logar, fala que a senha esta errada e quando vou colocar em “esqueci a senha” nem o CPF encontra. Poderiam facilitar a vida ao inves de enrolar. Estou perdendo um tempão com isso.

    1. Guilherme, na tela de envio de e-mail na plataforma de votação, para recuperação de senha, o sistema não aceita quando o CPF é preenchido com pontos e traços. Ele apresenta uma mensagem de que o CPF não consta no banco de dados. O profissional deve, nesse caso, preencher somente com os números. A orientação da Central de Atendimento para quem teve o problema é que solicite novamente seguindo essa instrução. ⠀

      Atenção: isso vale apenas para a tela de envio de e-mail para recuperação de senha. Na tela de votação, tanto faz a forma como preencher.⠀

      A orientação da Central de Atendimento para quem teve dificuldades em receber o e-mail de troca de senha é que solicite novamente seguindo essa instrução⠀

  11. não consigo entrar com meu usuário e senha mesmos utilizados no siccau, da cpf ou senha inválidos.
    central de atendimento também não da certo e chat também não.

    1. Cassio, na tela de envio de e-mail na plataforma de votação, para recuperação de senha, o sistema não aceita quando o CPF é preenchido com pontos e traços. Ele apresenta uma mensagem de que o CPF não consta no banco de dados. O profissional deve, nesse caso, preencher somente com os números. A orientação da Central de Atendimento para quem teve o problema é que solicite novamente seguindo essa instrução. Atenção: isso vale apenas para a tela de envio de e-mail para recuperação de senha. Na tela de votação, tanto faz a forma como preencher.

      A orientação da Central de Atendimento para quem teve dificuldades em receber o e-mail de troca de senha é que solicite novamente seguindo essa instrução

  12. Não consigo votar. Afirma que CPF ou senha é inválido. Solicitei senha, não chegou. Entrei no atendimento (chat) só perdi tempo, nenhuma orientação. Entrei no SICCAU com a minha senha, alterei, mas continua dizendo que CPF ou senha é inválido. Nessa obrigação democrática já perdi metade da minha manhã. Agradeço imensamente meu direito democrático obrigatório com ônus de multa.

    1. Joceline, na tela de envio de e-mail na plataforma de votação, para recuperação de senha, o sistema não aceita quando o CPF é preenchido com pontos e traços. Ele apresenta uma mensagem de que o CPF não consta no banco de dados. O profissional deve, nesse caso, preencher somente com os números. A orientação da Central de Atendimento para quem teve o problema é que solicite novamente seguindo essa instrução. Atenção: isso vale apenas para a tela de envio de e-mail para recuperação de senha. Na tela de votação, tanto faz a forma como preencher.

      A orientação da Central de Atendimento para quem teve dificuldades em receber o e-mail de troca de senha é que solicite novamente seguindo essa instrução

  13. Bom dia , excelente sistema de votação. parabéns pela plataforma.
    Votação tranquila, rápida e eficaz.
    Muito bom
    Márcia Florinaópolis SC

    1. por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 23h59 de Brasília (horário especial das Eleições do CAU 2020). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  14. Por último,o que estou tentando explicar, é que os comentários que eu mandava sumiam e aparecia um contra- comentário dizendo que eu já tinha falado aquilo, e não publicavam. Ou eram publicados e em seguida desapareciam. Por isso eu fui fazendo novos comentários para reclamar. De repente publicaram todos os meus comentários.

  15. Obrigado! Pensei que estava perdendo os e-mails que enviava.

  16. Porque meus e-mails são censurados ou de alguma forma anulada? Porque vocês publicam os comentários de alguns arquitetos e de outros não?

  17. As porcentagens que eu deixei nos comentários anteriores não quer dizer que eu seja um educacionista.

  18. Nesta pandemia né? Foi um ótimo método de votação. Vamos ver se dá certo para os 200.000.151 arquitetos
    do Brasil. Vejam bem, quando eu me formei éramos 10.000 em 1980. Quando eu ingressei na faculdade em 1972 o país tinha apenas 2% da população que tinha curso superior. Hoje temos países no mercosul que tem a porcentagem de 30% e até 40%. Essa porcentagem pode chegar a 70% e 80% em países desenvolvidos. Quanto será hoje no Brasil. Eu não tenho esse dado.

  19. Hoje, mais cedo comentei que achava um equívoco, no quadro de orientação número de 3 sobre votação da chapa, foi colocado como referência Chapa 1. POrque não chapa 0 ou chapa x.??? O que pode ser visto de uma forma equivocada, induzindo a uma informação indevida. solicito alteração.

  20. Quando estiver em imprimir, terei a opção “SALVAR”, para posterior impressão?

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo